Detonado Completo Final Fantasy Tactics Playstation 1

Detonado Completo Final Fantasy Tactics Playstation 1

Imagem: Marcus Vieira / Overload Games

Final Fantasy Tactics é um jogo eletrônico RPG tático desenvolvido e publicado pela SquareSoft para o PlayStation 1.

Foi o primeiro título da subsérie Final Fantasy Tactics, sendo lançado no Japão em junho de 1997 e nos Estados Unidos em janeiro de 1998.

Aqui você terá todas as informações necessárias para você para avançar em todas as facetas do game. Partiu para 100 horas de diversão.

Batalhas

Vou tentar mostrar, basicamente, como é a estratégia de uma batalha. No entanto, todas as batalhas têm suas estratégias diferentes, então vou apenas destacar o básico que é feito em cada uma delas.

A chave principal de uma batalha é compreender o inimigo, seus ataques e habilidades. Para começar a entender um pouco mais sobre cada inimigo, você deve primeiro treinar.

Antes de tudo, consulte o tutorial, pois além de ser muito útil, ele fornecerá dicas necessárias em batalhas que exigirão mais dos personagens. Após compreender um pouco mais sobre cada personagem, tente entender seus inimigos e seus principais ataques.

Se você observar o mapa, sempre haverá marcadores indicando cada localização. Os marcadores marrons são aqueles que ainda não tiveram nenhuma batalha, ou seja, onde nenhum evento ocorreu.

Os marcadores azuis são, na maioria das vezes, castelos ou cidades que, após uma batalha, dão lugar a lojas, tavernas e locais para treinar novos soldados. Os marcadores verdes são os campos de batalha, que podem ser o lugar ideal para treinar e adquirir novas habilidades.

Tente sempre passar pelos marcadores verdes e, quando se sentir apto para entrar em uma nova batalha, dirija-se à loja mais próxima, compre poções e armas, e vá para a batalha.

Treinamento

O treinamento nada mais é do que batalhas com um único objetivo: eliminar. Você não precisa salvar ninguém nem chegar a um local específico, apenas eliminar seus inimigos - que na maioria das vezes são monstros - e ganhar JP, subir de nível e adquirir habilidades.

Cada adversário tem suas particularidades. Alguns são mais fortes em ataques físicos e fracos em magia, outros só atacam bem à longa distância, etc. Com um treinamento amplo, você saberá exatamente qual inimigo deve ser atacado primeiro e quais personagens devem atacá-lo.

Por exemplo, o Chocobo tem a habilidade de cura, que recupera a energia de até cinco personagens de uma só vez - se estiverem alinhados nos lugares certos. Um Chocobo como adversário deve ser sempre atacado primeiro, para que ele não consiga recuperar a energia de seus inimigos.

Outro fator em uma batalha é o HP. Se você possui um personagem com baixo HP, tente deixá-lo o mais longe possível dos inimigos, pois ele será um alvo fácil. Um Wizard, um Priest e um Chemist são sempre os primeiros alvos em uma batalha.

Tente mantê-los o mais longe possível dos inimigos, pois a magia não precisa ser de corpo a corpo, eles podem atacar de longe, o que é necessário em uma batalha. É importante sempre ter um ARCHER ou algum personagem com ataque à distância.

Mas cuidado, sempre que for usar um ataque que demande mais tempo de ação, verifique se seu inimigo não agirá antes de você, para que você não perca um ataque à toa.

Como segunda habilidade, tente equipar em alguns personagens o Skill Item. É a melhor forma de não perder personagens em batalhas.

A Morte

Sempre que perdemos um personagem em batalha, ainda temos três chances de poder recuperá-lo. Para isso, logo após sua morte, coloque um personagem com o Skill item para que ele use Phoenix Down no personagem morto.

Isso fará com que o personagem ressuscite, porém com uma pequena quantidade de HP, então deixe que o próximo personagem de ataque tente dar uma poção para ele, assim sua HP subirá. Mas cuidado, sempre verifique se o personagem que irá recuperá-lo estará bem ao lado do morto, senão nada adiantará, a não ser que seja um Chemist.

Você tem três tentativas para tentar recuperar o personagem morto. Se não conseguir, ele se transformará em um cristal, que pode ser usado para recuperar totalmente o HP e MP, e não haverá mais chances de recuperar o personagem, a não ser que você tenha salvo anteriormente e carregue o jogo novamente, começando a batalha do início.

O Segredo de uma Batalha

O segredo de uma batalha é ser rápido e nunca separar suas unidades. Deixe que elas trabalhem sempre juntas e que ataquem o mesmo inimigo de uma só vez, para que ele não escape.

Reúna todas as suas melhores unidades e coloque-as para treinar. Compre sempre poções e phoenix down, treine bastante para ganhar muito dinheiro, e sempre que surgir um novo Job, experimente-o, e se não gostar, volte ao anterior. E JAMAIS SE ESQUEÇA DE SALVAR O JOGO!

Após cada batalha terminada, vá em Formação e veja se adquiriu JP suficiente para adquirir uma habilidade, mas antes de adquiri-la, pressione SELECT e veja suas características, para ver se vale a pena ou não. Tente se tornar mestre de um Job, ou melhor, de vários Jobs.

Um Knight pode ter habilidades de Chemist, um Wizard pode usar a White Mage, um Archer pode ter a força de um Monk, etc. Tente descobrir primeiro qual é o melhor método de batalha.

Indice

1 - Instruções Básicas

1.1 - O Mapa

1.2 - O Menu de Opções

1.2.1 - Mover

1.2.2 - Formação

1.2.3 - Brave Story

1.2.4 - Tutorial

1.2.5 - Dados

1.2.6 - Opções

1.3 - Tipos de Personagens

1.4 - O Menu das Cidades

1.4.1 - Bar

1.4.2 - Loja

1.4.3 - Escritório de Soldados

1.4.4 - Loja de Peles

1.5 - A Batalha

2 - Profissões

2.1 - Profissões Comuns

2.2 - Profissões Especiais

3 - Detonado

3.1 - Introdução

3.2 - Prólogo

3.3 - Capítulo 1 - Os Escassos

3.4 - Capítulo 2 - O Manipulador e o Subserviente

3.5 - Capítulo 3 - O Valente

3.6 - Capítulo 4 - Alguém para Amar

1 - Instruções Básicas

1.1 - O Mapa

É onde você se movimenta de um local para outro no mundo de Final Fantasy Tactics. Cada local é representado por um ponto de diferentes cores, que determinam o seguinte:

  • Vermelho - Locais que você ainda não visitou.
  • Azul - Cidades ou castelos, onde você pode comprar itens e armas, recrutar soldados, entre outras coisas. Existem alguns pontos azuis menores onde nada ocorre se você pisar.
  • Verde - Locais onde você pode entrar em uma batalha ou não ao pisar neles, chamadas de batalhas aleatórias, com o objetivo de derrotar todos os inimigos e são perfeitas para evoluir seus personagens.

Observação: Nas batalhas aleatórias, o nível dos inimigos depende do nível de seus personagens. Isso não ocorre nas batalhas que fazem parte da história.

1.2 - O Menu de Opções

Você pode acessá-lo apertando o triângulo no mapa, exibindo uma série de opções listadas a seguir:

1.2.1 - Mover Ao utilizar esse comando, aparece uma lista de locais onde você pode ir. Escolha um desses locais e o personagem irá para lá pelo caminho mais curto. Você também pode fazer isso colocando o cursor (maozinha) sobre o ponto desejado e clicando nele.

1.2.2 - Formação Aqui você cuida dos seus personagens. Esse comando abre outra lista de opções:

  • Status: Mostra os status do seu personagem, como ataque, defesa, poder mágico, etc.
  • Item: Permite equipar seus personagens manualmente ou automaticamente com a melhor opção disponível.
  • Habilidade: Equipa, remove ou aprende novas habilidades para seus personagens, usando JP ganho nas batalhas.
  • Mudar Profissão: Altera a profissão de um personagem.
  • Ordem da Unidade: Organiza os personagens de acordo com vários critérios.
  • Remover Unidade: Expulsa permanentemente um personagem do seu grupo.

1.2.3 - Brave Story É um tipo de diário onde você pode ver o histórico da sua jornada, rever cenas, verificar estatísticas de batalhas, entre outras coisas.

1.2.4 - Tutorial Explica como jogar, mas pode ser ignorado se você já está usando este guia.

1.2.5 - Dados Salva ou carrega o jogo.

1.2.6 - Opção Altera algumas configurações do jogo.

1.3 - Tipos de Personagem

  • Genéricos: Personagens comuns que não têm participação ativa na história e servem apenas para lutar, podendo ser comprados nos "Soldier Office".
  • Especiais: Personagens com participação ativa na história do jogo e possuem Jobs Especiais.
  • Monstros: Inimigos enfrentados em batalhas aleatórias, alguns dos quais podem se juntar ao seu grupo.
  • Convidados: Personagens especiais que agem por conta própria em batalhas.

1.4 - O Menu das Cidades

Ao chegar em uma cidade (ponto azul) e pressionar círculo sobre ela, aparecem algumas opções:

1.4.1 - Bar: Oferece informações sobre rumores e propostas de trabalho. 1.4.2 - Loja: Onde você compra itens, armas e equipamentos. 1.4.3 - Escritório de Soldados: Onde você recruta soldados genéricos. 1.4.4 - Loja de Peles: Troca peles de monstros por itens, disponível no capítulo 3.

1.5 - A Batalha

O campo de batalha em Final Fantasy Tactics pode ser comparado a um jogo de xadrez. Ao começar a batalha, quando você for realizar uma ação com algum personagem, as opções são:

  • Mover: Move o personagem para um local no campo de batalha.
  • Agir: Realiza uma ação, como atacar, usar habilidades ou itens.
  • Esperar: Encerra o turno do personagem sem realizar ações.
  • Status: Mostra os status do personagem.
  • Batalha Automática: Coloca os personagens para agirem automaticamente.

2 - Jobs

2.1 - Profissões Comuns

São as profissões em Final Fantasy Tactics. Cada uma possui características próprias e habilidades exclusivas. Algumas são realmente úteis, enquanto outras nem tanto. Abaixo segue uma tabela com todos os jobs e suas principais características.

Squire

  • Nenhum
  • Basic Skill
  • Counter Tackle
  • Equip Axe, Monster Skill, Defend e Gained JP Up
  • Move + 1
  • Boa no começo, com várias habilidades muito úteis, como Acumulate, Counter Tackle e Gained JP Up, mais com o surgimento de outras profissões, torna-se obsoleta.

Chemist

  • Nenhum
  • Item
  • Auto Potion
  • Throw Item, Maintenance e Equip Change
  • Move-Find Item
  • Esta é sem dúvida uma das profissões mais úteis, como curandeiros os Chemists são tão bons quanto os Priests ou até melhores, e a partir do momento em que eles passam a usar Guns, sua utilidade aumenta ainda mais.

Knight

  • Squire Lv. 2
  • Battle Skill
  • Weapon Guard
  • Equip Armor, Equip Shield e Equip Sword
  • Nenhum
  • Os cavaleiros tem um bom ataque, mas é só isso,infelizmente eles não tem nenhuma habilidade que preste,servindo apenas para conseguir outras profissões.

Wizard

  • Requisitos: Chemist Lv. 2
  • Comando de Habilidade: Black Magic
  • Habilidade de Reação: Counter Magic
  • Habilidade de Suporte: Magic Attack Up
  • Habilidade de Movimento: Nenhum
  • Avaliação: Wizards são ótimos; suas magias causam um grande estrago nos inimigos, e as outras habilidades também são muito úteis.

Priest

  • Chemist Lv. 2
  • White Magic
  • Regenerator
  • Magic Defend Up
  • Nenhum
  • Os Priest são bons como curandeiros, pois podem curar mais de um personagem ao mesmo tempo, mas se você quiser uma cura imediata é melhor contar mesmo com os Chemists.

Archer

  • Squire Lv. 2
  • Charge
  • Speed Save
  • Arrow Guard, Equip Crossbow e Concentrate
  • Jump + 1
  • Os arqueiros tem um ataque semelhante ao dos Knignts, mas eles podem atacar a longas distancias o que os torna bem mais úteis, mas a partir do momento em que os Chemists passam a usar Guns, os Archers se tornam dispensáveis.

Monk

  • Knight Lv. 2
  • Punch Art
  • HP Restore, Counter e Hamedo
  • Martial Arts
  • Move-HP Up
  • Uma das melhores profissões do jogo, os Monks tem um ataque impressionante apesar de não usarem armas e a maioria de suas habilidades são muito úteis, você deverá usá-los durante todo o jogo.

Oracle

  • Priest Lv. 2
  • Yin-Yang Magic
  • Absorb Used MP
  • Defense Up
  • Any Weather e Move-MP Up
  • Oracles podem ser úteis em algumas ocasiões e tem algumas habilidades úteis, mas você não deverá usá-los muito.

Thief

  • Archer Lv. 2
  • Steal
  • Caution, Gilgame Heart e Catch
  • Secret Hunt
  • Move + 2 e Jump + 2
  • Os ladrões tem um ataque fraco pelo fato de usarem adagas,mas eles possuem algumas habilidades úteis, como Steal Heart, Secret Hunt e Move/Jump + 2, aprenda essas e esqueça o resto.

Time Mage

  • Wizard Lv. 2

  • Time Magic
  • Critical Quick e MP Switch
  • Short Charge
  • Teleport e Float
  • Time Mages são muito bons, suas magias são bastante úteis contra alguns inimigos e a Support Ability Short Charge também é muito útil para outras profissões.

Geomancer

  • Monk Lv. 3
  • Elemental
  • Counter Flood
  • Attack Up
  • Any Ground e Move on Lava
  • Os Geomancers não têm nada de extraordinário, mas também não são ruins, seu comand ability Elemental é baseado no terreno onde ele pisa e tem um bom alcance além de causar diversos status negativos, outra habilidade útil é o attack up.

Mediator

  • Oracle Lv. 2
  • Talk Skill
  • Finger Guard
  • Equip Gun, Train e Monster Talk
  • Nenhum
  • Essa é na minha opinião a mais inútil das chamadas profissões comuns, mediadores não tem absolutamente nada que preste além de ter um ataque e defesa horríveis,use-os apenas para conseguir outras profissões.

Lancer

  • Thief Lv. 3
  • Jump
  • Dragon Spirit
  • Equip Spear
  • Ignore Height
  • Esta é na minha opinião, a melhor das chamadas profissões comuns, os Lancers tem um ataque monstruoso e seu comando Jump o deixa invulnerável por alguns turnos, equipe nele a suport ability Two Hands dos Samurais e pronto, você terá uma máquina de matar quase perfeita.

Summoner

  • Time Mage Lv. 2
  • Summon Magic
  • MP Restore
  • Half of MP
  • Nenhum
  • Esta é a segunda melhor profissão do jogo na minha opinião, as Summons podem ser realmente devastadoras e a habilidade Half MP é utilíssima, o único problema é a demora em executar as magias, mas isso pode ser resolvido com Short Charge dos Time Mages.

Dancer (só para mulheres)

  • Geomancer Lv. 4 e Lancer Lv. 4
  • Dance
  • Atk Save e Brave Up
  • Nenhum
  • Jump + 3 e Fly
  • Com excessão da habilidade Jump + 3, as dançarinas são simplesmente inúteis, seus comand abilities raramente acertam o inimigo e elas são muito frágeis.

Bard (só para homens)

  • Mediator Lv. 4 e Summoner Lv. 4
  • Sing
  • Mag Atk Save e Faith Up
  • Nenhum
  • Move + 3 e Fly
  • Bards são bem mais úteis que as Dancers, seu comand ability tem mais chances de acertar, além de terem Move + 3.

Samurai

  • Knight Lv. 3, Monk Lv. 4 e Lancer Lv. 2
  • Draw Out
  • Metabone Slash e Blade Grasp
  • Equip Knife e Two Hands
  • Walk on Water
  • Os Samurais tem um ótimo ataque, mas tirando Two Hands, todas as suas outras habilidades são inúteis, aprenda essa e use-a em um Lancer.

Ninja

  • Archer Lv. 3, Thief Lv. 2 e Geomancer Lv. 2
  • Throw
  • Sunken State e Abandon
  • Two Swords
  • Move in Water
  • Os ninjas estão em quarto lugar na lista das melhores profissões, o fato de usarem duas armas (dois ataques normais seguidos) faz deles extremamente mortais, e seu comando Throw é bem útil também, como em Final Fantasy Tactics, dinheiro não é problema, não venda suas armas,guarde-as para jogá-las com os Ninjas.

Calculator

  • Priest Lv. 4, Wizard Lv. 4, Oracle Lv. 3 e Time Mage Lv. 3
  • Math Skill
  • Distribute e Damage Split
  • Gained Exp Up
  • Move-Get Exp e Move-Get JP
  • O Calculator é bom, mas os iniciantes podem se complicar um pouco para usá-lo, principalmente quem é ruim de matemática, mas depois que você pegar o jeito ele poderá se tornar uma poderosa arma, suas outras habilidades são muito úteis, seu único defeito é ter a pior defesa dentre as profissões.

Mime

  • Squire Lv. 8, Chemist Lv. 8, Geomancer Lv. 4, Lancer Lv. 4,
  • Mediator Lv. 4 e Summoner Lv. 4
  • Mimic
  • Nenhum
  • Nenhum
  • Nenhum
  • Lembra quando eu disse que o mediador era a profissão mais inútil, perdoem-me, pois eu me enganei, esta sim é a profissão mais inútil do jogo, o mímico apenas imita a última ação praticada por um aliado, isso até poderia ser útil, em qualquer outro jogo da série Final Fantasy, mas em Tactics isso é totalmente fora de propósito, além disso ele não tem nenhuma reaction, support ou move ability, não entendo porque demora tanto pra conseguir.

2.2 - Jobs Especiais

São as profissões pertencentes aos personagens que tem uma participação ativa na história do jogo, a única coisa diferente nelas são os Command Abilites, já os Reaction, Support e Move são os mesmos dos Squires para todos, abaixo segue mais uma tabela relacionando estas profissões:

JOB / PERSONAGEM: Squire / Ramza, Delita (capítulo 1) e Algus COMMAND ABILITY: Guts

AVALIAÇÃO: As mesmas habilidades dos Squires com alguns Command Abilites extras, bom no começo, mas com o surgimento de novas profissões,torna-se dispensável.

Holy Knight / Agrias e Delita (capítulo 2 e 4)

  • Holy Sword
  • Muito boa, seus ataques podem ser realmente devastadores com uma boa espada.

Dark Knight / Gafgarion

  • Dark Sword
  • A princípio parece ser um bom Job, mas você não o usará por muito tempo, então nem ligue muito pra ele.

Engineer / Mustadio Sniper

As habilidades de Mustadio são realmente úteis em algumas batalhas e o fato de ele usar Guns permite um ataque a longa distancia, infinitamente melhor que os Archers.

Heaven Knight / Rafa

  • Truth
  • Os ataques de Rafa até causam um dano razoável, infelizmente, os alvos e o número de ataques são aleatórios, o que diminui muito o uso dela, se faltar espaço para colocar alguém mais importante, não hesite em dispensá-la.

Hell Knight / Malak

  • Untruth
  • Tudo o que foi dito sobre Rafa, vale para o seu irmão

Divine Knight / Meliadoul

  • Mighty Sword
  • Os Ataques de Meliadou, são bem úteis, pois além de causar um bom dano ela SEMPRE quebra o equipamento do inimigo, infelizmente ela torna-se dispensável com a chegada de Orlandu.

Holy Swordsman / Orlandu

  • All Swordskill
  • Simplesmente o mais poderoso personagem do jogo, além de reunir os ataques de um Holy / Dark / Divine Knight, Orlandu ainda vem com a toda poderosa espada Excalibur, que com qualquer ataque irá exterminar qualquer inimigo comum, a partir do momento em que você o consegue o jogo fica absurdamente fácil, então tente não usá-lo muito senão nem vai ter graça.

Temple Knight / Beowulf

  • Magic Sword
  • Beowulf pode ser definido como um Oracle de armadura e espada, suas habilidades são bem úteis, mas ele não tem nada de extraordinário.

Dragoner / Reis

  • Dragon
  • Pode não parecer, mas Reis é bem poderosa, seus ataques causam um alto dano, apesar de terem um curto alcance, ela é uma boa opção caso queira dispensar Orlandu.

Soldier / Cloud

  • Limit
  • Sim, é ele mesmo, o herói de Final Fantasy 7 dá as caras no Tactics, mas francamente, aquí Cloud não é grande coisa, você só o consegue no capítulo 4 e quando consegue ele está no nível 1 e você pode não ter saco para evoluir todos os Limits que também não são grande coisa, bem, você é quem sabe.

Worker 8

  • Work
  • Esse robô é extremamente poderoso, seus ataques tiram uma energia absurda, o melhor deles, Dispose, ainda tem um super alcance, só que o Worker 8 não tem outra habilidade além da Command e não pode mudar de profissão, assim como os monstros.

3 - Detonado

3.1 - Prelúdio

Num passado remoto, ocorreu uma guerra conhecida como "A Guerra do Leão", que fragmentou o reino de Ivalice em dois. Este conflito culminou com o surgimento de um Jovem Herói chamado Delita, que ascendeu ao trono.

Essa é a versão oficial da história. No entanto, a verdade, por muito tempo ocultada pela igreja, é que havia outro herói: o filho caçula da família Beoulve. Considerado um blasfemo e um anarquista pela igreja, ele é o verdadeiro herói, e sua saga será revelada adiante.

3.2 - Prelúdio

Mosteiro de Orbonne Enquanto a princesa Ovelia reza fervorosamente, sua guarda-costas, a cavaleira Agrias, insiste na urgência da partida. Alguns mercenários chegam, incluindo um cavaleiro envolto em armadura negra, chamado Gafgarion, e um jovem chamado Ramza.

Após uma longa conversa, um dos cavaleiros alerta sobre a presença do inimigo. Todos se dirigem para fora, deixando apenas a princesa e o padre para trás. Os oponentes são soldados do Príncipe Goltana, determinados a capturar a princesa. Cavaleiros e mercenários unem forças em uma batalha contra eles.

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Local: Mosteiro de Orbonne

Condições para a vitória: Derrotar todos os inimigos

Nesta batalha, você basicamente observará, já que controla apenas Ramza. Faça o que desejar e deixe o trabalho pesado para Gafgarion, Agrias e os demais.

Após a batalha, um grito ecoa da princesa. Agrias corre em seu auxílio e testemunha sua captura por um cavaleiro vestindo armadura dourada. Ramza reconhece o homem, alguém que ele acreditava ter morrido cerca de um ano antes: Delita.

3.3 - Capítulo 1 - Os Escassos

Auditório da Academia Militar Ramza, Delita e outros cadetes debatem sobre um grupo rebelde conhecido como "Corpo da Morte", que se opõe aos nobres e é composto por plebeus.

Eles têm cometido roubos, sequestros e assassinatos. O comandante deles chega e informa que os cadetes têm a missão de auxiliar as tropas reais na erradicação dos rebeldes. Ele também menciona que um bando de ladrões está tentando adentrar na cidade e que devem ser detidos imediatamente. O jogo então pergunta se você deseja salvar, a decisão é sua…

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Local: Cidade Mágica de Gariland

Condições para a vitória: Derrotar todos os inimigos

Neste confronto, suas opções serão limitadas aos Squires e Chemists, porém não há com o que se preocupar, pois será uma batalha relativamente simples. Certifique-se de ter pelo menos um Chemist para fornecer cura sempre que necessário. Delita participará desta batalha como "Convidado", o que significa que você não poderá controlá-lo, e esta condição se manterá ao longo de todo o capítulo.

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Após a batalha, você terá liberdade para movimentar-se no mapa (para mais detalhes sobre o mapa, consulte as "Instruções Básicas"). Tente dirigir-se ao Castelo de Igros, onde você testemunhará uma cena emocionante: o pai de Ramza está à beira da morte.

Quando Ramza chega, seu pai se despede, pedindo-lhe que seja um soldado leal e cuide de sua irmã Alma, antes de falecer. De volta ao mapa, abasteça-se de poções e phoenix downs em Gariland. Se possível, adquira novos equipamentos e, se já for viável, promova pelo menos um dos seus Squires a Knight. Salve seu progresso e dirija-se às Planícies de Mandalia.

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Planícies de Mandalia

Um grupo de bandidos está agredindo um homem. Quando Ramza chega, você terá duas opções. Independentemente da escolha, ambas levam ao mesmo desfecho, com Ramza decidindo ajudar o desconhecido.

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Local: Planícies de Mandalia

Condições para a vitória: Salvar Algus

No início, pode ser desafiador cumprir o objetivo, já que Algus está no meio dos inimigos, e se eles o atacarem primeiro, será um Game Over imediato. Ore para que seu grupo tenha a iniciativa no combate.

Se Algus puder agir antes de ser atacado, oriente-o a se distanciar dos inimigos, tornando a batalha mais fácil. Tenha um Knight para infligir danos significativos e um Chemist para fornecer suporte de cura.

Após a batalha, Algus diz que o Marquês Elmdor foi sequestrado pelos bandidos e pede a ajuda de Ranza para salvá-lo, Delita diz que eles devem ir primeiro ao castelo relatar o que aconteceu e Algus concorda.

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Castelo de Igros

Ramza relata o ocorrido a seu irmão Dycedarg, que informa que seu outro irmão, Zalbag, está lidando com a situação e que os bandidos provavelmente pedirão um resgate. Algus solicita 100 soldados para o resgate do Marquês, mas tem seu pedido negado.

Nos jardins do castelo, Ramza encontra Zalbag, sua irmã Alma e Teta, a irmã de Delita. Zalbag informa que os bandidos exigiram um resgate pelo Marquês e que o espião enviado para lá ainda não retornou; a última comunicação indicava que ele estava em Dorter Trade City. Ramza e os outros decidem ir para lá após as despedidas.

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Local: Floresta de Sweegy

Condições para a vitória: Derrotar todos os inimigos

Prepare-se para enfrentar diversos monstros, especialmente os Bombs. Tome cuidado para derrotá-los antes que utilizem sua habilidade de auto-destruição, que pode causar danos consideráveis. Os duendes azuis são vulneráveis ao gelo, portanto, se você já tiver um Wizard com magia de Gelo, é uma vantagem. Certifique-se de ter pelo menos um Chemist e uma boa quantidade de Potions.

Antes de avançar para Dorter, é recomendável desenvolver seus personagens até que tenham as profissões Monk com a habilidade "Chakra" e Priest com as habilidades Cure, Protect e Shell. Além disso, habilite a capacidade de "Throw Item" dos Chemists.

Adquira uma quantidade generosa de Phoenix Downs e Potions, e se possível, alguns equipamentos novos. Quando estiver pronto, salve seu progresso e dirija-se para Dorter.

Local: Cidade Comercial de Dorter

Condições para a vitória: Derrotar todos os inimigos

Se você seguiu as instruções anteriores e possui um Monk e um Priest com as habilidades recomendadas, esta batalha não deve representar grandes desafios. No entanto, se não o fez, é aconselhável ter muitos Phoenix Downs à disposição. Primeiramente, elimine os Wizards rapidamente, pois podem causar danos significativos ao grupo. Em seguida, concentre-se nos arqueiros, deixando os Knights por último.

Após a batalha, o grupo decide interrogar o cavaleiro. Algus é extremamente brutal em suas abordagens, e o cavaleiro acaba confessando que Gustav, o capitão da "Corpo da Morte", sequestrou o Marquês e o levou para um local chamado Rat Cellar, no Deserto de Zeklaus. Todos concordam em seguir para lá. Se desejar, aproveite para fazer algumas melhorias em seu grupo e comprar itens necessários. Em seguida, dirija-se ao novo local que foi revelado no mapa.

Local: Rat Cellar no Deserto de Zeklaus

Condições para a vitória: Derrotar todos os inimigos

Os adversários neste local consistem em Knights, Archers e Monks. É aconselhável ter uma Thief mulher com a habilidade Steal Heart para simplificar as coisas. Um Chemist ou Priest também é essencial, além, é claro, de um Monk. Utilize seus melhores ataques e a vitória logo será alcançada.

Após a batalha, a cena se desloca para o porão, onde Wiegraf mata Gustav por desobedecer suas ordens. Ramza e os demais chegam, e Wiegraf propõe que eles podem levar o Marquês se permitirem que ele parta. Ramza e Delita concordam, apesar dos protestos de Algus. Decidem então retornar ao Castelo de Igros.

Castelo de Igros

Ao chegarem, Dycedarg repreende Ramza por ter ido ao deserto sem sua autorização. No entanto, o príncipe Larg intervém, elogiando Ramza pelo resgate bem-sucedido do Marquês Elmdor e pedindo a Dycedarg que seja menos severo com seu irmão. Dycedarg então designa outra missão para Ramza. Se desejar, aproveite para fazer algumas melhorias em seu grupo e, em seguida, siga para o novo local que foi revelado.

Local: Fortaleza dos Ladrões

Condições para a vitória: Derrotar Miluda

Se você conseguir derrotar Miluda antes dos outros, a batalha terminará. No entanto, isso não será tão fácil, pois os outros inimigos irão atrapalhá-lo bastante, especialmente as Priests. Elimine-as primeiro para evitar que curem os demais inimigos, e então concentre-se em Miluda.

É recomendável ter um Chemist no grupo, além de Knights ou Archers, e pelo menos um Monk. Wizards também são bem-vindos. Esta será a última batalha em que Algus estará em seu grupo. Ao término da batalha, remova todos os equipamentos dele.

Após a batalha, Algus diz a Ramza que ele deveria matar Miluda, argumentando que os perdedores não merecem compaixão e chega até a se referir a ela como um animal (que cara mais arrogante!). Delita discorda e acredita que deveriam deixá-la ir. Ramza concorda com Delita, para desânimo de Algus, que questiona o que há de errado com eles. Miluda foge, mas deixa claro que não deixará de ser inimiga por isso.

Enquanto isso, no Castelo de Igros, os bandidos atacam e tentam sequestrar Alma. Dycedarg é ferido durante o ataque, mas Zalbag consegue salvar Alma. Infelizmente, Teta é levada pelos bandidos. Quando Ramza chega ao castelo, fica sabendo de tudo. Dycedarg promete procurar por Teta incansavelmente.

Fora do castelo, Delita está desesperado. Ramza tenta acalmá-lo, mas não consegue. Nesse momento, Algus chega e insinua que se fosse Dycedarg, jamais mandaria soldados para resgatar uma pessoa comum. Essa observação enfurece Delita, que o agride. A situação piora quando Algus ofende e humilha ainda mais Delita, levando-o a sair do castelo. Ramza expulsa Algus e declara que nunca mais quer vê-lo. Algus parte, e o jogador volta ao mapa.

Ramza e Delita têm uma conversa franca de amigos depois disso. Após o diálogo, é recomendável evoluir um pouco seus personagens, visitar as lojas para adquirir novos equipamentos que surgiram e, em seguida, dirigir-se para a nova área do mapa. Lá, você encontrará Miluda novamente. Delita pergunta onde está Teta, e Miluda responde que agiu daquela maneira porque os nobres tomaram o que era delas e as forçaram a retaliar.

Local: Planalto de Lenalia

Condições para a vitória: Derrotar Miluda

Desta vez, Miluda trouxe Knights, Wizards e Time Mages consigo. Os Time Mages provavelmente usarão Slow constantemente, então é recomendável ter um Oracle com a habilidade Dispel para lidar com isso. No mais, esta batalha deve ser ainda mais fácil do que a anterior. Ataque da mesma forma e a vitória será sua.

Após a vitória, Miluda falece, deixando Delita e Ramza abalados com a situação. Enquanto isso, no moinho, Wiegraf repreende Galagros por ter sequestrado Teta. Galagros justifica que foi a única maneira de escapar. Após uma intensa discussão, um soldado chega e avisa sobre a chegada de Ramza, além de informar que eles mataram Miluda. Wiegraf decide enfrentá-los e ordena que Galagros vá para o Forte Zeakden e deixe Teta para trás.

Antes de prosseguir, é aconselhável que você lute um pouco mais nas Planícies de Mandalia, até que seus Squires adquiram as habilidades "Gained JP Up" e "Counter Tackle", e que seus Chemists obtenham "Auto Potion". Quando estiver preparado, dirija-se para a Floresta de Sweegy.

Local: Floresta de Sweegy

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Condições para a vitória: Derrotar todos os inimigos

Prepare-se para enfrentar diversos monstros, especialmente os Bombs. Tome cuidado para derrotá-los antes que utilizem sua habilidade de autodestruição, que pode causar danos consideráveis. Os duendes azuis são vulneráveis ao gelo, portanto, se você já tiver um Wizard com magia de Gelo, é uma vantagem. Certifique-se de ter pelo menos um Chemist e uma boa quantidade de Potions.

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Antes de avançar para Dorter, é recomendável desenvolver seus personagens até que tenham as profissões Monk com a habilidade "Chakra" e Priest com as habilidades Cure, Protect e Shell. Além disso, habilite a capacidade de "Throw Item" dos Chemists. Adquira uma quantidade generosa de Phoenix Downs e Potions, e, se possível, alguns equipamentos novos. Quando estiver pronto, salve seu progresso e dirija-se para Dorter.

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Local: Cidade Comercial de Dorter

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Condições para a vitória: Derrotar todos os inimigos

Se você seguiu as instruções anteriores e possui um Monk e um Priest com as habilidades recomendadas, esta batalha não deve representar grandes desafios. No entanto, se não o fez, é aconselhável ter muitos Phoenix Downs à disposição. Primeiramente, elimine os Wizards rapidamente, pois podem causar danos significativos ao grupo. Em seguida, concentre-se nos arqueiros, deixando os Knights por último.

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Após a batalha, o grupo decide interrogar o cavaleiro. Algus é extremamente brutal em suas abordagens, e o cavaleiro acaba confessando que Gustav, o capitão da "Corpo da Morte", sequestrou o Marquês e o levou para um local chamado Rat Cellar, no Deserto de Zeklaus.

Todos concordam em seguir para lá. Se desejar, aproveite para fazer algumas melhorias em seu grupo e comprar itens necessários. Em seguida, dirija-se ao novo local que foi revelado no mapa.

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Local: Rat Cellar no Deserto de Zeklaus

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Condições para a vitória: Derrotar todos os inimigos

Os adversários neste local consistem em Knights, Archers e Monks. É aconselhável ter uma Thief mulher com a habilidade Steal Heart para simplificar as coisas. Um Chemist ou Priest também é essencial, além, é claro, de um Monk. Utilize seus melhores ataques e a vitória logo será alcançada.

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Após a batalha, a cena se desloca para o porão, onde Wiegraf mata Gustav por desobedecer a suas ordens. Ramza e os demais chegam, e Wiegraf propõe que eles podem levar o Marquês se permitirem que ele parta. Ramza e Delita concordam, apesar dos protestos de Algus. Decidem então retornar ao Castelo de Igros.

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Castelo de Igros

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Ao chegarem, Dycedarg repreende Ramza por ter ido ao deserto sem sua autorização. No entanto, o príncipe Larg intervém, elogiando Ramza pelo resgate bem-sucedido do Marquês Elmdor e pedindo a Dycedarg que seja menos severo com seu irmão. Dycedarg então designa outra missão para Ramza. Se desejar, aproveite para fazer algumas melhorias em seu grupo e, em seguida, siga para o novo local que foi revelado.

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Local: Fortaleza dos Ladrões

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Condições para a vitória: Derrotar Miluda

Se você conseguir derrotar Miluda antes dos outros, a batalha terminará. No entanto, isso não será tão fácil, pois os outros inimigos irão atrapalhá-lo bastante, especialmente as Priests. Elimine-as primeiro para evitar que curem os demais inimigos, e então concentre-se em Miluda.

É recomendável ter um Chemist no grupo, além de Knights ou Archers, e pelo menos um Monk. Wizards também são bem-vindos. Esta será a última batalha em que Algus estará em seu grupo. Ao término da batalha, remova todos os equipamentos dele.

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Após a batalha, Algus diz a Ramza que ele deveria matar Miluda, argumentando que os perdedores não merecem compaixão e chega até a se referir a ela como um animal (que cara mais arrogante!). Delita discorda e acredita que deveriam deixá-la ir. Ramza concorda com Delita, para desânimo de Algus, que questiona o que há de errado com eles. Miluda foge, mas deixa claro que não deixará de ser inimiga por isso.

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Enquanto isso, no Castelo de Igros, os bandidos atacam e tentam sequestrar Alma. Dycedarg é ferido durante o ataque, mas Zalbag consegue salvar Alma. Infelizmente, Teta é levada pelos bandidos. Quando Ramza chega ao castelo, fica sabendo de tudo. Dycedarg promete procurar por Teta incansavelmente.

Fora do castelo, Delita está desesperado. Ramza tenta acalmá-lo, mas não consegue. Nesse momento, Algus chega e insinua que se fosse Dycedarg, jamais mandaria soldados para resgatar uma pessoa comum. Essa observação enfurece Delita, que o agride.

A situação piora quando Algus ofende e humilha ainda mais Delita, levando-o a sair do castelo. Ramza expulsa Algus e declara que nunca mais quer vê-lo. Algus parte, e o jogador volta ao mapa.

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Ramza e Delita têm uma conversa franca de amigos depois disso. Após o diálogo, é recomendável evoluir um pouco seus personagens, visitar as lojas para adquirir novos equipamentos que surgiram e, em seguida, dirigir-se para a nova área do mapa. Lá, você encontrará Miluda novamente. Delita pergunta onde está Teta, e Miluda responde que agiu daquela maneira porque os nobres tomaram o que era delas e as forçaram a retaliar.

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Local: Planalto de Lenalia

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Condições para a vitória: Derrotar Miluda

Desta vez, Miluda trouxe Knights, Wizards e Time Mages consigo. Os Time Mages provavelmente usarão Slow constantemente, então é recomendável ter um Oracle com a habilidade Dispel para lidar com isso. No mais, esta batalha deve ser ainda mais fácil do que a anterior. Ataque da mesma forma e a vitória será sua.

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Após a vitória, Miluda falece, deixando Delita e Ramza abalados com a situação. Enquanto isso, no moinho, Wiegraf repreende Galagros por ter sequestrado Teta. Galagros justifica que foi a única maneira de escapar. Após uma intensa discussão, um soldado chega e avisa sobre a chegada de Ramza, além de informar que eles mataram Miluda. Wiegraf decide enfrentá-los e ordena que Galagros vá para o Forte Zeakden e deixe Teta para trás.

Local: Celeiro do Moinho de Vento

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Condições para a vitória: Derrotar Wiegraf

É importante ter em mente uma coisa: Elimine Wiegraf rapidamente, pois ele pode utilizar a Espada Sagrada, o que é extremamente perigoso. Não se preocupe com os outros oponentes, pois ao derrotá-lo, a batalha termina. Recomenda-se ter monges e cavaleiros para facilitar a missão.

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Depois da batalha, Wiegraf foge, Ramza e Delita vão procurar Teta no moinho, mas ela não está lá, eles decidem ir até o Fort Zeakden resgatá-la, antes de seguir para a batalha seguinte, tenha certeza que seus personagens estão em um bom nível, com as habilidades necessárias e com os melhores equipamentos possíveis, quando estiver pronto siga para Fort Zeakden.

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Fort Zeakden

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Você se deparará com uma cena em que Zalbag e Algus cercam Galagros, que mantém Teta como refém. Galagros adverte que o Forte está repleto de pólvora e que qualquer movimento em falso resultará na explosão de tudo. Ramza e Delita chegam ao local. Zalbag simplesmente ordena, e Algus acerta uma flecha certeira em Teta, seguida imediatamente por outra em Galagros, que ainda consegue adentrar o Forte.

Ramza fica perplexo, enquanto Delita se desespera com a morte da irmã. Zalbag foge e instrui Algus a cuidar do restante. Algus afirma que o único objetivo dos nobres era eliminar os rebeldes, e que uma "pessoa comum" como Teta não poderia obstruir o caminho. Delita, consumido pela raiva, promete matar Algus de qualquer maneira, dando início à última batalha do Capítulo 1.

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Local: Fort Zeakden

Condições para a vitória: Derrotar Algus

Além de Algus você terá de enfrentar Wizards e Knights, todos bem poderosos, tenha no grupo Ramza como Monk e uma Mulher também Monk e com a command ability Steal Heart, tenha também um Priest com o Command Abity Item e também com Throw Item, e como quarto personagem, um Summoner se possível, ou um Wizard bem evoluído, tenha todos com Auto Potion.

Acabe primeiro com os Wizards e depois os Knights, espere que eles virem cristal ou baús para pegar bons itens ou habilidades, aí então acabe com Algus que não deve dar nenhum trabalho.

Após a vitória, Delita contempla o corpo de sua irmã quando uma explosão ocorre. Ramza grita para que Delita saia dali, mas ele permanece imóvel. Uma segunda explosão, ainda mais intensa, consome Delita entre as chamas. Desgostoso pela atitude de seu irmão, Ramza abandona o exército real e se torna um mercenário, juntando-se ao grupo de Gafgarion.

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De volta ao Mosteiro de Orbonne

Após Ramza relatar toda a história, Agrias decide ir em busca de Delita para salvar a Princesa. Gafgarion se recusa a ajudar, mas Ramza decide acompanhá-la, determinado a descobrir o que aconteceu com Delita. Diante disso, Gafgarion opta por se juntar ao grupo também.

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Capítulo 2 - O Manipulador e o Subserviente

Local: Dorter Trade City

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Condições para a vitória: Derrotar todos os inimigos

Um homem misterioso conversa com um bandido, contratando-o para eliminar um certo grupo que se aproxima. Ele oferece pagar 700 Gil por cada membro eliminado. Após uma extensa conversa, o homem parte, e logo em seguida o grupo de Ramza chega. Ao avistar Gafgarion, o bandido entra em pânico, comentando que 700 Gil foi um preço muito baixo.

As únicas que podem representar algum problema são as arqueiras. Priorize eliminá-las primeiro e depois cuide do restante do grupo inimigo. Certifique-se de ter um Químico ou Sacerdote para fornecer cura, e você não deve enfrentar dificuldades.

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Após a vitória, antes de prosseguir pelo novo caminho, é recomendável comprar novos equipamentos e aprimorar seus personagens. Invista em Lancers e Summoners. Quando estiver pronto, siga para Araguay Woods. Lá, o grupo encontrará um chocobo cercado por duendes. Ramza sugere que o chocobo pode ser útil em uma batalha, apesar da discordância de Gafgarion. Você terá duas opções; escolha a segunda para salvar o chocobo.

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Local: Araguay Woods

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Condições para a vitória: Salvar o Chocobo

Como provavelmente sabe, os duendes são vulneráveis ao gelo. Portanto, é aconselhável ter pelo menos dois Magos com Ice 2 ou 3. Evocadores com Shiva para facilitar o combate. Lancers também são bastante úteis aqui, e é fundamental ter um personagem capaz de realizar curas. Não permita que o Chocobo seja derrotado, pois isso resultará em Game Over.

Após a vitória, o Chocobo se junta ao seu grupo. Você pode até substituí-lo por um Sacerdote ou Químico, já que suas habilidades de cura não consomem MP. Antes de prosseguir para o próximo local, é aconselhável desequipar todos os itens de Gafgarion e aprimorar seus personagens, se desejar.

Dirija-se então para Zirekile Falls, onde encontrará Delita e a Princesa Ovelia, cercados por cavaleiros do Príncipe Goltana. Delita afirma que não está sequestrando, mas sim protegendo a princesa. Gafgarion trai o grupo e se junta ao lado dos inimigos. Ramza decide ajudar Agrias a resgatar a princesa.

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Local: Zirekile Falls

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Condições para a vitória: Salvar a Princesa Ovelia

O grupo é composto apenas por Cavaleiros, além de Gafgarion. Se você removeu os equipamentos dele, um único golpe de um Lancer deve ser suficiente para derrotá-lo, e ele fugirá. Em seguida, concentre-se no restante dos inimigos. Tenha pelo menos dois Lancers e um Químico para curar a princesa, se necessário.

No entanto, talvez não seja necessário, já que logo ela conjura a magia Mbarrier, tornando-se praticamente invulnerável. Evite usar Monks nesta batalha, pois suas habilidades não são eficazes contra esses Cavaleiros. Um Evocador também pode ser de grande ajuda. Delita também estará presente para ajudar como convidado, então cure-o se necessário.

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Após a vitória, Delita revela que Teta o salvou da explosão. Por enquanto, ele decide deixar a princesa com Ramza e parte. Após a batalha, siga para o próximo local.

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Local: Zaland Fort City

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Condições para a vitória: Salvar Mustadio

Esta será uma batalha verdadeiramente desafiadora, pois o grupo inimigo é composto por Cavaleiros, Arqueiros e Magos. Certifique-se de ter pelo menos dois personagens capazes de curar, sendo um deles Agrias. Além disso, tenha Ramza e outro personagem equipado como Lancer com habilidades de Punch Art.

Você não deve ter problemas para salvar Mustadio, pois ele geralmente fica afastado dos inimigos. Priorize eliminar os Magos primeiro, depois concentre-se nos Arqueiros e deixe os Cavaleiros por último.

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Após a batalha, Ramza e Agrias conversam com Mustadio. Ele revela que seu pai está sendo mantido prisioneiro na cidade de Goug e pede a ajuda de Ramza para libertá-lo. Mustadio menciona que em Goug há escavações de artefatos de uma antiga civilização que possuía tecnologia avançada, mas que foi perdida devido a várias guerras.

Ramza decide ajudá-lo, e Mustadio se junta ao grupo. Após a batalha, aprimore alguns dos personagens e siga para o próximo local.

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Local: Barius Hill

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Condições para a vitória: Derrotar todos os inimigos

Os inimigos consistem em Cavaleiros, Arqueiros e Evocadores, sendo estes últimos uma grande ameaça. Portanto, elimine-os primeiro. Certifique-se de ter um Sacerdote com Short Charge para emergências, além de Monks, Lancers e Evocadores. Uma vez que os Evocadores inimigos forem eliminados, o restante da batalha será mais tranquilo.

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Após a vitória, dirija-se ao Castelo de Lionel, onde Agrias pedirá ajuda ao Cardeal Draclau para proteger a princesa. Mustadio também pedirá ajuda para resgatar seu pai. Draclau concorda em ajudá-los e, em seguida, compartilha informações sobre as Zodiac Stones, pedras que possuem grande poder. Ramza nota a expressão pálida de Mustadio ao ouvir sobre as pedras, e ele acaba confessando que possui uma delas.

Os bandidos estavam atrás dela porque a pedra é fundamental para fazer as máquinas encontradas em Goug funcionarem. Eles desejam usar esse poder para criar armas poderosas. Após essa revelação, Ramza decide acompanhar Mustadio até Goug para ajudar a salvar seu pai. Agrias e Ovelia decidem ficar e deixam o grupo. Após sair para o mapa, adquira novos equipamentos em Lionel Castle e prossiga para o próximo local.

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Local: Zigolis Swamp

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Condições para a vitória: Derrotar todos os inimigos

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O maior desafio neste local é o envenenamento ao pisar na parte líquida do pântano. Se possível, equipe seus personagens com acessórios que anulem o efeito de Poison. Caso não tenha esses acessórios, é recomendável ter personagens capazes de atacar à distância, como Arqueiros, Geomancers e Lancers com a habilidade Level Jump 8. Esta será uma batalha demorada, mas você não deverá encontrar grandes problemas para derrotar esses monstros.

Goug Machine City

Após a vitória, dirija-se a Goug, onde Mustadio decide ir sozinho e acaba sendo capturado. De volta ao mapa, ao tentar se mover, uma batalha terá início. Antes disso, você verá Ramza procurando por Mustadio. Os bandidos aparecem com Mustadio sob seu poder, além de seu pai.

O chefe dos bandidos ameaça matar o pai de Mustadio se ele não revelar o paradeiro da Zodiac Stone. Mustadio, então, revela o local secreto onde escondeu a pedra, e Ramza a pega. Ele acaba entregando-a ao chefe dos bandidos, e Mustadio é libertado. O chefe dos bandidos revela que o Cardeal Draclau está envolvido com eles e que ele é o responsável por querer as Zodiac Stones. Ele foge e deixa alguns capangas para enfrentar você.

Local: Goug Machine City

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Condições para a vitória: Derrotar todos os inimigos

Nesta batalha, Mustadio estará desarmado e é melhor que seja derrotado rapidamente. Não o reviva, pois seria uma perda de tempo, e ele não se transformará em baú ou cristal. No grupo, é recomendável ter Monks ou Lancers, Wizards ou Summoners e Priests ou Chemists. Priorize eliminar primeiro os Summoners inimigos, depois os Arqueiros e deixe os Ladrões por último. Você não deve enfrentar muitos problemas nesta batalha.

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Após a batalha, todos conversam na residência de Mustadio. Ele relata ter entregue uma pedra falsa ao líder dos bandidos, mantendo consigo a verdadeira. Ramza, preocupado com a segurança de Agrias e Ovelia devido à aliança de Draclau com os bandidos, decide resgatá-las. Mustadio prontamente se oferece para acompanhá-lo, unindo-se definitivamente ao grupo.

A partir desse momento, você pode controlá-lo nas batalhas. Mustadio sugere que o acesso ao Castelo Lionel provavelmente esteja bloqueado, então é necessário buscar um caminho alternativo. No mapa, é aconselhável adquirir novos itens em Goug antes de seguir pelo único caminho viável em direção a Warjilis.

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Em Warjilis, Ramza encontra Delita e os dois têm uma conversa. Posteriormente, o controle é retomado pelo jogador, que pode seguir para o Vale de Barius, onde Agrias está cercada por soldados de Draclau. É hora da luta começar.

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Local: Vale de Barius

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Condições para a vitória: Resgatar Agrias

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Divida o grupo em duas equipes distintas. No grupo de três integrantes, inclua um Lancer/Monk e um Priest. No grupo de dois, posicione um Lancer com Two Hands e um Wizard/Summoner com habilidades de White Magic. Não inclua Mustadio nesta batalha, pois seu nível atual pode não ser muito útil aqui.

Priorize o ataque aos Wizards inicialmente, seguido pelos Archers, deixando os Knights por último. Mantenha o HP de Agrias sempre elevado, pois sua morte resultará em Game Over. Essa batalha não deverá apresentar grandes desafios.

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Após a vitória, Agrias informa que a Princesa Ovelia foi levada para um local de execuções. Ela se une definitivamente ao grupo, e agora você pode controlá-la. No retorno ao mapa, siga para o Golgorand Execution Site, onde descobrem que a suposta execução é uma armadilha armada por Gafgarion, que se faz passar pelo carrasco.

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Local: Golgorand Execution Site

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Condições para a vitória: Derrotar todos os inimigos

Novamente, o grupo será dividido em dois locais. No grupo com dois personagens, coloque dois Lancers, sendo um deles especializado em Punch Art e com a habilidade Chakra aprendida. Se possível, equipe ambos com Two Hands. No outro grupo, tenha Ramza como Lancer, um Chemist com White Magic equipado com uma Gun e um Wizard ou Summoner com habilidades de Yin-yang Magic e Dispel aprendida.

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O grupo decide partir para o Castelo Lionel, mas antes disso, ignore o ponto vermelho e siga diretamente para outro local, como Zaland Fort City. Faça uma breve parada em todas as cidades pelo caminho para comprar novos equipamentos, especialmente o acessório chamado Defense Ring. Se desejar, faça um pouco de evolução, principalmente com Agrias e Mustadio. Quando estiver pronto, siga para o Castelo Lionel.

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Ao chegar lá, Ramza tentará abrir o portão para os outros, mas Gafgarion e seus capangas aparecem para impedi-los. É hora de enfrentá-los.

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Local: Castelo Lionel

Condições para a vitória: Derrotar todos os inimigos

Nesta batalha, Ramza lutará diretamente contra Gafgarion, que está consideravelmente mais poderoso agora. No entanto, se Ramza estiver equipado com a habilidade Two Hands como Lancer, você deverá ser capaz de derrotá-lo em dois turnos. O resto do grupo inimigo consiste em Knights, Archers e um Summoner, que deve ser seu primeiro alvo.

Certifique-se de ter pelo menos mais um Lancer com a habilidade Two Hands, Agrias com Lightning Stab, Mustadio como Chemist, já equipado com Hi-Potion e Phoenix Down, e um Wizard com habilidades de White Magic. Após eliminar Gafgarion de uma vez por todas, siga com Ramza até a alavanca ao lado do portão para abri-lo. Depois disso, elimine o resto dos inimigos.

Após a batalha, salve o seu jogo e equipe os personagens que você vai usar na próxima batalha com Defense Rings. Ao entrar no castelo, o grupo encontra Draclau, que utiliza o poder da Zodiac Stone para se transformar em um monstro chamado Queklain.

Local: Lionel Castle

Condições para a vitória: Derrotar Queklain

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Ele é apenas um, enquanto o seu grupo provavelmente tem cinco membros. Portanto, essa batalha será fácil, contanto que o seu grupo esteja equipado com Defense Rings, que os protegem contra o ataque Nightmare, que causa os status Sleep e Death. Tendo isso, é só atacar sem piedade que ele não durará muito.

Após a vitória, você verá uma cena na sala do trono do príncipe Goltana. Delita chega e diz que há um traidor entre eles. Ele manda trazer um prisioneiro que delata o traidor em troca de sua vida. Delita imediatamente executa o traidor, apesar de ele negar tudo.

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Capítulo 3 - Os Valentes

Você testemunhará uma conversa entre os nobres no palácio de Goltana. Um deles, Orlandu, expressa a opinião de que a guerra deve acabar, mas é repreendido pelos outros.

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Enquanto isso, Ramza decide ir falar com seu irmão Dycedarg em Lesalia Castle. Siga para o novo local que se abriu, onde você encontrará um homem cercado por bandidos. Ramza decide ajudá-lo.

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Local: Goland Coal City

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Condições para a vitória: Salvar Olan

O grupo inimigo é composto por Chemists e Thieves, não apresentando grande dificuldade. Tenha dois Lancers, um Chemist ou Priest, Mustadio já com a Job Engine em nível máximo e um Summoner. Utilize as habilidades de Mustadio para paralisar os inimigos e tornar a batalha ainda mais fácil. Olan às vezes irá usar sua habilidade Galaxy Stop, que paralisa os inimigos e é extremamente útil. Pena que você só poderá contar com ele nesta batalha.

Após a batalha, Olan agradece e segue seu caminho. Siga para o próximo ponto:

Lesalia Castle

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Ramza vai falar com Dycedarg e pede para ele cessar essa guerra. Diante de uma negativa, Ramza afirma que Zalbag está envolvido no rapto de Ovelia. Dycedarg não acredita e manda Ramza embora, mas antes pede para ele falar com Alma, do lado de fora do castelo. Ramza diz que precisa ir a Orbonne Monastery.

Alma se oferece para levá-lo até lá, mas Ramza recusa, dizendo que é muito perigoso. Nesse momento, chega um padre chamado Zalmo, que diz ter vindo prender Ramza por heresia. Obviamente, Ramza resiste e Zalmo manda seus soldados o executarem.

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Local: Lesalia Castle

Condições para a vitória: Derrotar Zalmo

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O grupo inimigo é composto por Knights e Monks. O maior problema é que, quando você mata um inimigo, Zalmo o ressuscita imediatamente. Portanto, acabe logo com ele e a batalha terminará, com Zalmo fugindo.

Ramza decide aceitar a ajuda de Alma e um novo local se abre no mapa. Siga para Orbonne Monastery, onde você encontrará alguns inimigos que estão atrás de algo. Prepare-se.

Local: Monastério de Orbonne

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Condições para a vitória: Derrotar todos os inimigos.

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O grupo inimigo é formado por Lanciers, Magos do Tempo e Alquimistas, que devem ser os primeiros a serem derrotados para evitar que revivam os outros. Em seguida, elimine os Magos do Tempo. Procure manter distância dos Lanciers, pois são bastante poderosos. Uma ladra mulher é útil para usar "Steal Heart" e colocá-los do seu lado. Além disso, tenha os de sempre: Lanciers, Alquimistas, Sacerdotes e Invocadores.

Após a vitória, Ramza instrui Alma a cuidar de Simon, que está ferido, e segue para o próximo andar, onde encontra o filho de Vormav, Izlude. Ele deseja a Zodiac Stone de Ramza e está determinado a tomá-la à força.

Local: Monastério de Orbonne

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Condições para a vitória: Derrotar Izlude

Izlude é bastante poderoso e utiliza a habilidade Jump, portanto, tenha cuidado. Priorize eliminar logo o Invocador e os Arqueiros, deixando os Cavaleiros por último, ou tente derrotar Izlude rapidamente para encurtar a batalha.

Prosseguindo para o próximo andar, Ramza encontra um velho conhecido, Wiegraf (lembra dele?), que agora está ao lado de Vormav e parte para o ataque.

Local: Monastério de Orbonne

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Condições para a vitória: Derrotar Wiegraf

Desculpem, mas não consigo fornecer uma estratégia detalhada para esta batalha, pois derrotei Wiegraf no primeiro ataque, utilizando Ramza como Lancier e com a habilidade Two Hands, por isso não posso oferecer informações sobre os outros oponentes.

Wiegraf foge e Ramza vai atrás dele. Do lado de fora do monastério, Wiegraf ordena que Izlude fuja, levando Alma consigo. Quando Ramza chega, Wiegraf, quase morrendo, utiliza o poder da Zodiac Stone para se transformar em um monstro chamado Velius.

O monstro afirma que enfrentará Ramza mais tarde e foge. O padre Simon chega e entrega a Ramza um livro, que era o que Izlude estava procurando. Ramza decide resgatar sua irmã, passando por Dorter, onde um homem estranho diz a Ramza para levar o livro para o Castelo de Riovanes se quiser salvar sua irmã. Siga para a nova área aberta.

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Local: Colina Grog

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Condições para a vitória: Derrotar todos os inimigos

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Esta será uma das batalhas mais fáceis do jogo. O grupo será formado por Ladrões, Alquimistas e Escudeiros. Coloque dois Lanciers, sendo um deles Ramza, para eliminá-los rapidamente, e mais três personagens de nível baixo para aprender habilidades gratuitamente. Quando os inimigos se transformarem em cristais, é recomendável ter um Calculador entre eles.

Siga para o próximo ponto, onde encontrará uma garota chamada Rafa discutindo com aquele homem estranho, cujo nome é Malak e é irmão dela. Quando Ramza chega, Malak parte para o ataque e Rafa fica ao seu lado.

Local: Yardow Fort City

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Condições para a vitória: Salvar Rafa

Você não deve ter problemas para cumprir seu objetivo, pois Rafa provavelmente irá se afastar dos inimigos. De qualquer forma, mantenha o HP dela sempre cheio. Tenha seus guerreiros mais fortes. Malak e os ninjas não devem causar muitos problemas, já as Summoners são um pé no saco. Acabe com elas rapidamente. Uma boa pedida aqui é um Time Mage com Meteor e Short Charge, mas mantenha seus aliados afastados do local onde a magia será executada.

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Depois de uma conversa entre Rafa e Ramza, Malak manda um sapo mensageiro dizendo para os dois irem a Riovannes Castle se Ramza quiser ver Alma viva. Rafa se junta ao grupo como Guest. Siga para o próximo ponto.

Local: Yuguo Woods

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Condições para a vitória: Derrotar todos os inimigos

Todos os inimigos aqui são mortos-vivos, então tenha guerreiros equipados com as habilidades White Magic e Item, e use magias de cura e Phoenix Downs para acabar com eles na hora. Não espere até que se transformem em baú ou cristal, pois com eles isso não acontece; ao invés disso, eles irão reviver.

Após a vitória, siga finalmente para Riovannes Castle. Você verá uma cena onde um padre Barinten propõe uma aliança com Vormav e faz uma ameaça se ele recusar. Vormav usa então o poder da Zodiac Stone para matar a todos, inclusive seu próprio filho Izlude. Enquanto isso, no portão do castelo, o grupo de Ramza é recebido por Malak. Vamos lá.

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Local: Riovannes Castle

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Condições para a vitória: Derrotar todos os inimigos

Tenha novamente seus guerreiros mais poderosos: Lancers, Summoners, Calculators. Uma boa pedida é ter Agrias como Knight com Holy Sword e Two Swords. Com o Summoner, use Golem para facilitar um pouco a sua vida. Essa batalha pode ser um pouco demorada, mas não muito difícil. Quando você derrotar Malak, ele novamente irá fugir e Rafa irá atrás dele.

Após a batalha, Ramza entra no castelo. Você encontrará Wiegraf em sua forma humana. Você irá enfrentá-lo apenas com Ramza. Tenha Ramza como Lancer com as habilidades Punch Art, Auto Potion, Two Hands e Move+2 (se possível Move+3).

Use o comando Jump somente quando o CT dele estiver abaixo de 30. Caso prefira, use a habilidade Earth Slash, que tira pouco HP mas sempre acerta. Ao derrotá-lo, ele usa o poder da Zodiac Stone para se transformar em Velius. Agora o bicho pega.

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Local: Riovannes Castle

Condições para a vitória: Derrotar Velius

Considero essa a batalha mais difícil do jogo. Tenha no mínimo três Lancers com Two Hands aqui. Mustadio também pode ser útil com sua habilidade Snipe. Tenha também um Calculator com a habilidade Item. Velius pode usar a Summon Cyclops, que causa um dano absurdo. Quando ele começar a carregá-la, use o comando Jump nele com seus três Lancers, pois além de ficarem protegidos, eles terão tempo para atingi-lo.

Mustadio ataca de longe e tenta paralisar os outros monstros, que também são bem poderosos. O Calculator cura sempre que necessário. Velius pode ainda petrificar um personagem; tenha equipado o acessório Jade Armlet que anula esse efeito. Esta batalha será realmente difícil, então boa sorte.

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Após a batalha, você verá uma cena onde Alma foge da prisão e encontra Izlude quase morto. Ele entrega a ela a Zodiac Stone em seu poder e morre. Logo em seguida, Vormav aparece e se aproxima dela. A Zodiac Stone dele reage e ele então percebe algo e leva Alma embora depois de nocauteá-la. Alma deixa cair a Zodiac Stone que Izlude entregou e Vormav não percebe. Ramza chega e pega a pedra.

Enquanto isso, no teto do castelo, Rafa se confronta com o homem que a criou junto com seu irmão, Barinten. Ela diz que sabe que foi ele quem destruiu a vila onde moravam e que agora vai se vingar, mas Barinten diz que ela não teria coragem de matá-lo.

Quando está prestes a atirar nela, Malak se põe em sua frente e é atingido. Barinten diz para Rafa entregar a Zodiac Stone dela quando Ramza aparece. Aparece também o Marquês Elmdor, que é mais um dos aliados de Vormav. Ele vem acompanhado de duas assassinas que matam Barinten e partem para cima de Rafa querendo sua Zodiac Stone.

Local: Riovannes Castle

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Condições para a vitória: Proteger Rafa

Cumprir esse objetivo pode ser um sério problema, pois Rafa provavelmente vai partir para cima dos inimigos que são extremamente poderosos e podem matá-la com um só golpe. Se isso acontecer, é Game Over. Tenha o mesmo grupo da batalha contra Velius e reze para Ramza atacar antes dos assassinos.

Não tente atacar Elmdor, pois ele tem Hamedo. Parta para cima de uma das assassinas e tente causar um bom dano nela. Isso fará com que eles fujam e você ganhe a batalha. Mais uma vez, boa sorte.

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Após a batalha, Rafa usa o poder da Zodiac Stone para reviver seu irmão. Malak pede desculpas a Ramza e os dois se juntam definitivamente ao seu grupo.

3.6 - Capítulo 4 - Somebody to Love

Ramza decide ir ao Castelo de Zeltenia encontrar-se com Delita. Antes de seguir para a nova área que se abriu, vá para a Cidade das Máquinas de Goug. Lá, você verá uma cena com Ramza, Mustadio e uma máquina estranha que reage à Pedra do Zodíaco.

Após a cena, siga para a Cidade Comercial de Zarghidas, onde uma moça, um tanto quanto familiar (para quem jogou Final Fantasy 7), irá lhe vender flores. Escolha a segunda opção para comprar, pois isso será muito importante mais adiante. Agora, siga para o próximo ponto.

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Local: Passagem de Doguola

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Condições para a vitória: Derrotar todos os inimigos

O grupo é formado por Lancers, Knights, Wizards e Archers. Tenha seus melhores guerreiros, pelo menos dois Lancers, um Summoner e Mustadio como Chemist e Agrias. Elimine o Wizard primeiro. O Summoner deve usar Golem logo de cara para evitar os ataques inimigos. Mustadio deve curar sempre que necessário e usar suas habilidades de Snipe para paralisar os inimigos. Se estiver em um bom nível, não deve ter problemas.

Siga para a próxima cidade e você encontrará Meliadoul. Ela diz que veio se vingar de Ramza por ele ter matado seu irmão Izlude. Ramza nega, mas ela não acredita e parte para o ataque.

Local: Cidade Livre de Bervenia

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Condições para a vitória: Derrotar Meliadoul

Agora o bicho pega, pois os ataques de Meliadoul além de causarem um bom dano, ainda quebram o equipamento de um personagem. Portanto, acabe com ela imediatamente e a batalha acabará. Esqueça os outros.

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Após a vitória, Meliadoul irá fugir. Siga para o próximo ponto.

Local: Rio Finath

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Condições para a vitória: Derrotar todos os inimigos

É uma batalha só contra Chocobos. A quantidade de chocobos amarelos, pretos ou vermelhos é aleatória. Meu conselho é: se aparecer mais de um chocobo vermelho, redefina o jogo e tente novamente, pois eles são muito poderosos. Seu Choco Meteor causa um dano absurdo e sempre acerta.

Portanto, entre na batalha com no máximo um chocobo vermelho. Para combatê-los, as melhores opções são os guerreiros. Tenha dois Lancers com Two Hands e dois Knights com Two Swords. Se tiver um Chocobo Vermelho em um bom nível, também é uma boa pedida. Para a cura, o mais recomendável é o Calculator. Mantenha-o longe dos inimigos e cure sempre que necessário. Boa sorte.

Siga para o Castelo de Zeltenia e, na igreja, Ramza e Delita conversam. Delita revela que pretende matar Goltana e que Larg terá o mesmo destino. Ele diz ainda que a igreja está por trás da guerra e que deseja o poder das Pedras do Zodíaco. Do lado de fora, Zalmo diz que a igreja está cercada e manda Ramza se entregar. Delita se junta a Ramza para acabar com Zalmo.

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Local: Castelo de Zeltenia

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Condições para a vitória: Derrotar Zalmo

Esta batalha não deve apresentar grandes problemas, especialmente com Delita te ajudando. O problema é chegar até onde está Zalmo, o que pode demorar um pouco. Portanto, vá seguindo e acabando com quem aparecer na frente. Zalmo sempre tentará ressuscitar quem morrer, por isso, tente silenciá-lo.

O Lightning Stab de Agrias funciona muito bem. Os Oracles podem ser um problema, então acabe com eles rapidamente. Quando todos virarem cristal ou baús, então acabe com Zalmo de uma vez por todas.

Após a vitória, Ramza e Delita conversam. Uma mulher aparece e diz que os Hokuten atacaram a Guarnição de Bethla. Ramza decide ir para lá e se despede de Delita. Siga para a nova área que se abriu.

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Local: Deserto de Bed

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Condições para a vitória: Derrotar Balk

Antes da batalha começar, Balk envenena todos os membros do seu grupo. Tenha um Monge com Magia Estigma e use-a assim que a batalha começar. Balk não deve oferecer grandes dificuldades, então acabe logo com seus lacaios e espere que eles se transformem em baús ou cristais, então derrote Balk.

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Dirija-se à Fortaleza de Bethla. Ao chegar, você deve escolher se vai atacar pelo Norte ou pelo Sul. Independentemente da escolha, a estratégia para a batalha é a mesma; apenas muda o tipo de inimigo. Eu escolhi ir pelo Sul, então vamos lá.

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Local: Fortaleza de Bethla

Condições para a vitória: Derrotar todos os inimigos

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O grupo é formado por Cavaleiros, Arqueiros, um Ladrão e um Ninja. Tenha Lançadores e Cavaleiros com Duas Espadas no grupo, além de um Calculista pronto para a cura, e você não terá muitos problemas.

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Salve seu jogo e prepare-se para a próxima batalha.

Local: Fortaleza de Bethla

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Condições para a vitória: Abrir as comportas da represa

Nessa batalha, você deve reparar que há dois Cavaleiros que não se movem de jeito nenhum; eles estão protegendo as alavancas que abrem as comportas. Portanto, deixe para derrotá-los por último. Acabe com os Arqueiros e Magos, e quando todos caírem, derrote os dois Cavaleiros.

Espere que se transformem em cristal ou baú. Quando isso acontecer, com Ramza, pise onde os Cavaleiros estavam para abrir as comportas e cumprir o objetivo.

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Após a batalha, Ramza vai libertar Orlandu, que havia sido preso por Goltana, e ele se junta ao seu grupo. Agora você tem o personagem mais poderoso do jogo, e a partir daqui as coisas ficarão bem mais fáceis. Em seguida, você verá algumas cenas em que Dycedarg mata Larg e Delita mata Goltana. Siga para a nova área que se abriu.

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Local: Pico de Germinas

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Condições para a vitória: Derrotar todos os inimigos

O grupo inimigo é formado por um Arqueiro, Ladrões e um Ninja. Se tiver Orlandu no grupo, eles não darão nenhum trabalho. Tenha também um personagem para a cura sempre que necessário e outro com a habilidade Move-Find Item. Com ele, vá até a parte mais alta para encontrar um Manto de Desaparecimento, um acessório que deixa um personagem invisível.

Siga para o próximo ponto.

Local: Lago Poeskas

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Condições para a vitória: Derrotar todos os inimigos

Mais uma batalha contra mortos-vivos. O esquema é o mesmo de antes: tenha Sacerdotes, Químicos ou Calculistas e use magias/itens de cura para derrotá-los. Agrias e Orlandu também são muito úteis aqui.

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Local: Castelo de Limbery

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Condições para a vitória: Derrotar todos os inimigos

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Você enfrentará as assassinas de Elmdor e alguns demônios. Na verdade, não é preciso matar todos; basta causar um bom dano em uma das assassinas, e a batalha acaba. Você pode aprender com elas a habilidade Ultima para Ramza. Para isso, você deve ter Ramza como Escudeiro, esperar que uma das assassinas use a magia Ultima nele e ele ainda deve sobreviver.

É bom ter equipado em seu grupo os acessórios Anel Angelical, que protegem contra morte súbita. O grupo mais recomendado é de Cavaleiros ou Lançadores, todos com a habilidade Item. Boa sorte!

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Salve seu jogo e prepare-se para a próxima batalha.

Local: Castelo de Limbery

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Condições para a vitória: Derrotar Elmdor

Você enfrentará Elmdor e suas assassinas. Tenha seus personagens mais fortes e equipados com Anéis Angelicais e 108 Jóias, que protegem contra o status de "Blood Suck". Elmdor tem ótimos equipamentos; você pode tentar roubá-los, mas é muito difícil. Acabe logo com as assassinas, e Elmdor não será problema.

Salve seu jogo e prepare-se para a próxima batalha. Elmdor usa o poder da Pedra Zodiacal para se transformar em um monstro. Meliadou chega e descobre que foi Vormav quem matou seu irmão, Izlude. Vamos lá.

Local: Castelo de Limbery

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Condições para a vitória: Derrotar Zalera

Além de Zalera, há alguns mortos-vivos, mas não perca tempo com eles. Nesta batalha, Meliadou estará ao seu lado como convidada, mas ela não será de muita ajuda. Zalera tem os mesmos ataques de Queklain e alguns próprios. Tenha proteção contra Sleep e Death Sentence. No grupo, tenha Orlandu, Agrias e dois Lançadores com Duas Mãos e parta para cima do monstro. Tenha também um Químico pronto para a cura; Mustadio é uma boa opção para essa função.

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Após a batalha, Meliadoul se junta ao seu grupo. Sua próxima parada é o Castelo de Igros, mas antes de seguir para lá, vamos fazer algumas coisas opcionais. Siga para a Cidade de Goland Coal e no bar ouça o rumor "Fantasma de Coliery". Em seguida, vá para o Castelo de Riovanes, onde você verá uma cena com Ramza no bar, ele ouve uma conversa sobre um dragão em uma mina e resolve investigar.

Um homem chamado Beowulf pede para acompanhá-lo; escolha a opção "Vamos juntos" para aceitá-lo no grupo como Convidado. Volte para a Cidade de Goland Coal, que agora é um ponto vermelho, e você enfrentará uma série de batalhas.

Local: Cidade de Goland Coal

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Condições para a vitória: Derrotar todos os inimigos

O grupo é formado exclusivamente por Químicos. Tenha seus melhores guerreiros, e você não deverá ter nenhum problema.

Salve seu jogo e prepare-se para a próxima batalha.

Local: Cidade de Goland Coal

Condições para a vitória: Derrotar todos os inimigos

Agora a coisa complica, pois o grupo é formado por um Químico, dois Ladrões e DOIS BEHEMOTHS extremamente poderosos. Mantenha-se longe deles e use ataques que os atinjam à distância, como Salto e Magia Elemental. Orlandu também é indispensável aqui; os outros não serão problema.

Salve seu jogo e prepare-se para a próxima batalha.

Local: Cidade de Goland Coal

Condições para a vitória: Derrotar todos os inimigos

Mais uma pedreira; agora são dois Químicos, dois Dragões Azuis (que são bem poderosos) e um Uribo, que é o menor de seus problemas. Acabe com os Dragões Azuis usando magias de fogo ou as invocações Ifrit e Salamandra. Os outros serão bem fáceis.

Salve seu jogo. Você verá um demônio e vários monstros cercando um dragão. Eles querem uma Pedra Zodiacal que está em seu poder. Beowulf parece muito determinado a salvá-lo. Vamos lá então.

Local: Cidade de Goland Coal

Condições para a vitória: Salvar Reis

Reis é o dragão, e se ele morrer, é Game Over. Mas não se preocupe, pois ele tem um alto HP e é bem poderoso. Deve acabar logo de cara com alguns monstros. Tenha Orlandu e Agrias para garantir a vitória, e um Químico para a cura.

Após a vitória, Reis e Beowulf se juntam ao seu grupo. Siga para a Cidade Mecânica de Goug, onde Ramza usará a Pedra Zodiacal que Beowulf lhe deu para despertar o robô Worker 8. Depois de uma cena bem engraçada, o robô se junta ao grupo e é um dos melhores personagens. Agora siga para o Templo de Nelveska, onde você encontrará outro robô igual ao Worker 8, que parte para o ataque.

Local: Templo de Nelveska

Condições para a vitória: Derrotar Worker 7

Esta é uma das batalhas mais difíceis do jogo. Mesmo com Orlandu no grupo, você pode ter sérios problemas. Além de Worker 7, que já é bem poderoso, embora lento, há também três Corvos Roxos e duas Hidras. Tenha Mustadio e Beowulf no grupo e tente deixar as Hidras com a condição "Não Agir".

Como quarta opção, tenha Agrias ou Worker 8. Certifique-se de ter pelo menos dois personagens com o comando "Item". Ramza deve ser um Lancero com Arte do Punho e Caça Secreta para tentar pegar a pele das Hidras, que pode ser trocada por um bom item na Loja de Peles.

Se conseguir paralisar as Hidras, acabe logo com os Corvos e depois tente pegar a pele delas. Quando terminar, derrote Worker 7. Depois que ele cair, ele usará a Força Auxiliar para levantar-se; basta apenas mais um ataque e ele já era.

Após a vitória, o Dragão Reis entra no templo e, usando o poder da Pedra Zodiacal, se transforma em uma bela mulher, a mulher de Beowulf. Agora dá para entender por que ele estava tão interessado em salvar o dragão. Volte para a Cidade Mecânica de Goug, onde você verá uma cena em que o pai de Mustadio encontra uma máquina do tempo e ela acaba trazendo um homem estranho chamado Cloud, que não entende nada e foge.

Nós o veremos de novo mais tarde. Agora, siga para o Castelo de Igros, onde Ramza encontrará seus irmãos, Zalbag e Dycedarg, lutando. Zalbag revela a Ramza que Dycedarg matou Larg, e Dycedarg decide matar os dois. Vamos nessa.

Local: Castelo de Igros

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Condições para a vitória: Derrotar Dycedarg

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Zalbag estará ao seu lado como Convidado. Se ele morrer, não se preocupe, pois o objetivo não é salvá-lo. Dycedarg tem as habilidades de um Cavaleiro Sagrado, então tenha cuidado. Reúna seus melhores guerreiros e acabe logo com Dycedarg

Não se preocupe com os Cavaleiros que o acompanham. Ao ser derrotado, Dycedarg usa o poder da Pedra Zodiacal para se transformar no monstro Adramelk. Ele faz Zalbag desaparecer e parte para o ataque. Ele tem alguns dos ataques de Velius e pode usar Bahamut, mas dificilmente fará isso.

Tenha Beowulf e use Silêncio nele. Tenha também Worker 8, Orlandu e um personagem para a cura. Ataque sem piedade e logo ele cairá.

Após a vitória, um novo local se abre. Mas antes de ir para lá, siga para a Cidade Comercial de Zarghidas, onde você verá Cloud enfrentando uns bandidos para salvar a vendedora de flores. Ramza chega e inicia-se uma batalha.

Local: Cidade Comercial de Zarghidas

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Condições para a vitória: Salvar Cloud

Esse objetivo não será difícil de cumprir, pois Cloud deverá fugir dos inimigos que, aliás, são bem fracos. Um Monge, três Ladrões e dois Escudeiros. Tenha um Químico ou Sacerdote para curar Cloud sempre que necessário, e tenha alguns Lanceros ou Cavaleiros para acabar com os bandidos.

Após a vitória, Cloud se junta ao grupo. Ele está no nível 1 e não poderá usar seus Limites a menos que você pegue sua espada "Materia Blade", localizada no ponto mais alto do Vulcão de Beveria, perto do Castelo de Riovanes. Entre em uma batalha lá e tenha um personagem equipado com o acessório Botas de Germinas e com a habilidade Localizar Item em Movimento, e chegue ao ponto mais alto para pegar a espada.

Agora é só lutar até aprender todos os Limites. Quando estiver pronto, siga para o Santuário Sagrado de Murond.

Local: Santuário Sagrado de Murond

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Condições para a vitória: Derrotar todos os inimigos

O grupo inimigo é formado por Mediadores, Geomancers e um Sacerdote com a habilidade Matemática, que deve ser seu primeiro alvo, pois ele pode ressuscitar os outros com Raise 2. Tenha personagens que possam atacar à distância, como Lanceros, Químicos e Geomancers, mas essa batalha não deve apresentar grandes dificuldades.

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Salve seu progresso e prepare-se para a próxima batalha, onde você enfrentará Vormav e seus lacaios.

Local: Murond Holy Place

Condições para a vitória: Derrotar Vormav

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Esta batalha será bem fácil; basta causar um bom dano em um dos inimigos e eles fugirão. Tenha Orlandu no grupo e a batalha acabará no primeiro ataque.

Salve e prepare-se para a próxima batalha. Desta vez, você enfrentará Zalbag, transformado em um morto-vivo. Apesar de ele não querer enfrentar Ramza, ele não pode se controlar.

Local: Murond Holy Place

Condições para a vitória: Derrotar Zalbag

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Nesta batalha, tenha proteção contra Blood Suck e acabe logo com Zalbag. Não ligue para os demônios, pois são perda de tempo. Use magias como Holy, ou as habilidades de Agrias e Orlandu. Zalbag deve cair rapidinho.

Ramza lamenta profundamente a morte de seu irmão. Ele encontra um padre que estava envolvido com Vormav, mas que foi traído e mortalmente ferido por ele. Antes de morrer, o padre revela a Ramza que Vormav levou Alma para um local secreto em Orbonne Monastery. Ramza decide seguir para lá, mas antes de partir, ele faz uma parada em Warjilis Trade City.

No bar, Ramza ouve algumas pessoas falarem sobre um local chamado Deep Dungeon. Após a cena, a Deep Dungeon fica acessível bem ao lado de Warjilis. Esta masmorra possui dez andares repletos de inimigos poderosos e os melhores itens do jogo.

Aqui, é possível obter a melhor Summon, assim como as peles de monstros raros com a habilidade Secret Hunt. Ao entrar nas batalhas, é recomendável ter pelo menos três personagens com a habilidade Move-Find Item para tentar encontrar os itens escondidos.

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Para passar de um andar para outro, é necessário encontrar a saída do andar atual. Quando encontrada, uma mensagem aparece e você pode avançar para o próximo andar. No entanto, é importante deixar pelo menos um inimigo vivo, caso contrário, será necessário lutar novamente neste andar para prosseguir.

Além disso, o campo de batalha é bastante escuro, e conforme você derrota os inimigos e eles se transformam em cristais, o local fica mais iluminado. No entanto, isso não afeta a visibilidade dos itens secretos.

Nos nove primeiros andares, os inimigos são aleatórios, e o objetivo é sempre o mesmo: derrotar todos eles. Portanto, não entrarei em maiores detalhes sobre esses andares. No entanto, no último andar, chamado END, você enfrentará um inimigo chamado Elidibs. Ele utiliza o poder da Zodiac Stone para se transformar em um monstro e deseja as Zodiac Stones que você já possui. Prepare-se para o desafio!

Local: Deep Dungeon

Condições para a vitória: Derrotar Elidibs

Elidibs contará com a ajuda de alguns demônios, que são realmente irritantes, pois usam Bio1, 2 e 3. Recomenda-se ter seus melhores guerreiros: Ramza com Lancer e a habilidade Two Hands, Orlandu e Agrias com Two Swords, se possível. Além disso, um Calculator para cura e um Summoner com todas as habilidades aprendidas são essenciais.

Elimine rapidamente os demônios. Chegará um momento em que Elidibs usará Zodiac, a mais poderosa Summon do jogo. Se desejar aprendê-la, seu Summoner em nível master precisará ser atingido pela Zodiac e sobreviver. Boa sorte, pois isso não será nada fácil.

Devo admitir que não consegui, talvez só seja possível com Game Shark, mas você é quem sabe. Caso alcance essa façanha, utilize as habilidades de Orlandu e Agrias para derrotar Elidibs. Ah, sim, quase me esqueci: nesta batalha, você terá a ajuda de um monstro chamado Byblos. Após a batalha, ele se juntará ao grupo, cabendo a você decidir se o aceitará ou não. Pessoalmente, não gosto muito dele, tanto que nem o incluí na lista de personagens, mas a decisão é sua.

Todas as Saídas e Itens do Deep Dungeon de Final Fantasy Tactics

Para avançar no Deep Dungeon de Final Fantasy Tactics, é crucial entender que as saídas e itens estão localizados em coordenadas específicas do mapa. Cada mapa é representado como um plano cartesiano, onde o ponto (0,0) está no canto inferior esquerdo da tela. Deslocar-se para a direita aumenta o valor de X, enquanto deslocar-se para cima aumenta o valor de Y.

The Crevasse (NOGIAS)

Saídas

  • (1,1), (3,1), (8,3), (9,0), (9,6)

Itens

  • (2,2) Blaze Gun (Pistola)
  • (0,9) Glacier Gun (Pistola)
  • (9,4) Kiyomori (Katana)
  • (0,6) Elixir (Item)

Entender esse sistema de coordenadas é essencial para explorar o Deep Dungeon eficientemente e obter todos os itens disponíveis.

The Stair (TERMINATE)

Saídas

  • (0,0), (0,9), (1,4), (6,1), (8,0)

Itens

  • (6,7) Blood Sword – Espada
  • (2,10) Elixir – Item
  • (4,0) Elixir – Item
  • (0,1) Save the Queen – Espada
  • The Hollow (DELTA)

Saídas

  • (1,1), (3,11), (7,8), (8,2), (8,8)

Itens

  • (1,6) Mace of Zeus – Cetro Mágico
  • (2,15) Elixir – Item
  • (5,3) Elixir – Item
  • (7,9) Yoichi Bow – Arco e Flecha

The Catacombs (VALKYRIES)

Saídas

  • (2,2), (3,4), (4,1), (6,0), (10,7)

Itens

  • (10,4) Fairy Harp – Harpa
  • (10,5) Kaiser Plate – Escudo
  • (8,4) Faith Rod – Cetro Mágico
  • (2,12) Elixir – Item

The Oubliette (MLAPAN)

Saídas

  • (1,2), (3,4), (4,2), (6,0), (6,4)

Itens

  • (11,0) Elixir – Item
  • (11,6) Iga Knife – Faca
  • (8,2) Excalibur – Espada
  • (0,6) Elixir – Item

The Palings (TIGER)

Saídas

  • (0,0), (2,1), (2,5), (7,2), (9,0)

Itens

  • (9,8) Cursed Ring – Acessório
  • (9,9) Secret Clothes – Armadura
  • (10,8) Blast Gun – Pistola
  • (10,9) Elixir – Item

The Crossing (BRIDGE)

Saídas

  • (0,14), (2,8), (2,13), (4,2), (5,6)

Itens

  • (4,4) Elixir – Item
  • (10,4) Sage Staff – Cetro Mágico
  • (12,4) Koga Knife – Espada Ninja
  • (14,4) Elixir – Item

The Switchback (VOYAGE)

Saídas

(0,13), (1,10), (1,13), (8,5), (10,10)

Itens

  • (6,4) Perseus Bow – Arco e Flecha
  • (7,6) Robe of Lords – Robe
  • (8,9) Ragnarok – Espada
  • (10,10) Elixir – Item

The Interstice (HORROR)

Saídas

(1,0), (2,10), (4,2), (6,0), (8,2)

Itens

  • (0,9) Maximillian – Armadura
  • (4,3) Grand Helmet – Capacete
  • (5,3) Venetian Shield – Escudo
  • (10,3) Elixir – Item

Terminus (END)

Saídas

Esta fase não tem saída, afinal, esta é a última fase do Deep Dungeon.

Itens

  • (5,10) Elixir – Item
  • (5,12) Chirijiraden – Espada Samurai
  • (7,10) Chaos Blade – Espada
  • (7,12) Elixir – Item

Local: Orbonne Monastery

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Condições para a vitória: Derrotar todos os inimigos

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Esta batalha é relativamente fácil. O grupo é composto por Knights, Monks e um Archer. Priorize derrotar o arqueiro primeiro e, em seguida, os monges. Deixe os Knights por último.

Após a vitória, salve seu jogo e esteja preparado para o próximo desafio: enfrentar Rofel, um dos lacaios de Vormav.

Local: Orbonne Monastery

Condições para a vitória: Derrotar Rofel

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Além de Rofel, o grupo inclui Wizards, Summoners e um Time Mage. Ignore os outros inimigos e concentre-se em derrotar Rofel rapidamente, pois ele possui habilidades semelhantes às de Meliadoul e pode representar um sério problema. Use personagens que possam atacar à distância para facilitar o trabalho.

Após derrotar Rofel, ele lança um encantamento que transporta Ramza e seus aliados para Murond Death City. Salve seu jogo e prepare-se para enfrentar mais um lacaio de Vormav, Kletian.

Local: Murond Death City

Condições para a vitória: Derrotar Kletian

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Kletian está acompanhado de Ninjas, Samurais e Time Mages. Assim como na batalha anterior, concentre seus esforços em derrotar Kletian primeiro, pois ele é capaz de lançar magias poderosas como Dark Holy. Utilize seus melhores personagens e esteja preparado para curar quando necessário.

Após a batalha, salve seu progresso e prepare-se para enfrentar Balk mais uma vez.

Local: Murond Death City

Condições para a vitória: Derrotar Balk

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Esta é uma das batalhas mais difíceis do jogo. Balk está acompanhado de Behemoths e Dragões poderosos. Ele também possui habilidades semelhantes às de Mustadio e pode paralisar seus personagens. É crucial ter personagens que possam atacar à distância, preferencialmente Lancers. Mustadio será extremamente útil, e para cura, é recomendável ter um Chemist com Math Skill. Priorize derrotar Balk antes que os monstros eliminem seu grupo.

Após vencer Balk, prepare-se para enfrentar Vormav em uma batalha definitiva, onde ele se transforma no monstro Hashmalum.

Local: Graveyard of Airships

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Condições para a vitória: Derrotar Hashmalum

Hashmalum vem sozinho, mas não subestime sua força. Ele tem pouco HP, mas pode usar magias como Meteor e Quake, que causam danos consideráveis. É importante ter proteção contra Stop. Utilize seus melhores guerreiros para derrotá-lo rapidamente. A magia Drain de Beowulf pode ser especialmente eficaz. Agrias e Orlandu serão de grande ajuda. Certifique-se de ter um personagem para cura por precaução.

Após a vitória sobre Hashmalum, você ganha a espada Ragnarok. Equipe-a em Agrias ou Beowulf. Salve seu jogo e esteja preparado para a batalha final contra Altima.

Local: Graveyard of Airships

Condições para a vitória: Derrotar Altima

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Altima está acompanhada de alguns demônios, mas não perca tempo com eles. Concentre-se em derrotar Altima. Nesta batalha, Alma irá te ajudar como Guest. Tenha Beowulf, Orlandu, Agrias e um Priest no grupo para cura. Use ataques como Holy em Altima. Beowulf pode usar Drain, enquanto Agrias e Orlandu podem utilizar Lightning Stab ou Holy Explosion.

Ramza deve ser Lancer e usar ataques normais, sendo especialmente eficaz se estiver equipado com a Holy Lance. Após a derrota de Altima, ela assume outra forma e os demônios desaparecem, mas ela não fica mais poderosa. Utilize o mesmo esquema de ataque e logo ela estará derrotada.

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Após a vitória, uma grande explosão ocorre. A cena seguinte mostra um cemitério onde está sendo realizado o funeral de Alma e Ramza. Todos lamentam o fim dos Beoulve após 300 anos de história. Olan chega para colocar flores no túmulo do amigo e lamenta profundamente sua morte. Então, ele vê Ramza e Alma, vivos, indo embora para sempre em seus Chocobos.

Segue-se uma bela cena em CG contando que um homem chamado Durai escreveu a história de Ramza como ela realmente aconteceu. Após os créditos, há uma cena final com o agora Rei Delita e sua rainha Ovélia. Não direi o que acontece, mas garanto que vocês se surpreenderão. E isso é tudo, valeu e até o próximo detonado.

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Não direi o que acontece, mas garanto que vocês se surpreenderão. E isso é tudo, valeu e até o próximo detonado.


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