Enquanto os PCs têm várias opções de lojas para comprar jogos, os consoles são mais restritos. Apenas a empresa que fabrica o console pode vender jogos para ele. Mas Phil Spencer, o líder do Xbox, tem planos de mudar isso.
No Game Developers Conference 2024, Phil Spencer expressou sua insatisfação com as limitações atuais dos consoles. Ele manifestou o desejo de abrir esses ecossistemas, permitindo que outras lojas, como a Epic Games e a Steam, também estejam disponíveis nos consoles Xbox. Essa mudança poderia significar uma maior variedade de jogos e opções de compra para os jogadores de Xbox no futuro.
"[Considere] nossa história como empresa Windows. Ninguém piscaria duas vezes se eu dissesse: ‘Ei, quando você está usando um PC, você decide o tipo de experiência que terá [escolhendo onde comprar jogos]. Há valor real nisso."
Phil Spencer vê essa mudança como algo positivo não apenas para os jogadores, mas também para os fabricantes de consoles. Num mercado cada vez mais competitivo e com os custos tecnológicos em ascensão, ele argumenta que as restrições atuais têm mais chances de afastar os jogadores da plataforma do que retê-los.
"Então eu penso, quais são as barreiras? Quais são as coisas que criam atrito no mundo de hoje para criadores e jogadores? E como podemos fazer parte da abertura desse modelo?"
Para Phil, a falta de opções na hora de comprar os jogos prejudica a experiência do jogador. Ele utiliza o exemplo da estratégia adotada pela Microsoft no PC, onde disponibilizam seus jogos tanto em sua própria loja quanto na Steam, dando aos jogadores a liberdade de escolha. Essa abordagem, segundo ele, proporciona uma experiência mais satisfatória e alinhada com as preferências individuais dos jogadores.
Acompanhe a Overload Games no Facebook, Instagram, TikTok, Twitter e inscreva-se no nosso canal do Youtube para ficar sempre por dentro das últimas novidades e mergulhar fundo no universo dos games. Não perca também nossas ofertas exclusivas, entrando nos nossos canais de ofertas no Whatsapp, Telegram e Instagram!