Em Breath of Fire IV, embarcamos em uma aventura épica que transcende as barreiras do tempo e do destino. A história gira em torno de Ryu e Nina, duas almas entrelaçadas por um propósito maior, embora pertençam a eras distintas.
O mundo em que se encontram é dividido por um mar de areia, separando dois continentes distintos. Primeiro de tudo coloque o seu nome no seu personagem, mas vamos chama-lo de Ryu ao longo do detonado para facilitar:
Capítulo 1: O Despertar de um Dragão
Nossa jornada se inicia com Nina e Cray navegando pelos desertos em um navio voador, cruzando o árido deserto. De repente, um ataque feroz de um dragão os coloca em perigo, despedaçando seu meio de transporte. Nina, obrigada a buscar ajuda na cidade próxima, se depara com um comerciante azarado preso em uma cratera profunda, montado em um avestruz.
É nesse momento que seus caminhos cruzam com Ryu, um jovem em situação peculiar. Após uma breve apresentação, os dois unem forças para seguir em frente.
Seguindo seu caminho, Nina e Ryu se deparam com uma colina montanhosa, onde Nina sofre uma queda acidental e Ryu a salva em um salto heroico. Juntos, entram em uma caverna para descansar e recuperar as forças.
Em um contraste temporal, a cena muda para Fou-Lu, um jovem menino-dragão semelhante a Ryu. É importante evitar pegar qualquer item neste momento, pois isso pode prejudicar Ryu no futuro. Seguindo o caminho, Fou-Lu se depara com dois guardas, que ele afugenta com a ajuda de seu dragão. Mais adiante, encontra o velho Yom, que o desafia para uma batalha.
Batalha contra Yom:
Dica: Transforme-se em dragão e ataque com força para garantir a vitória.
Após a vitória, Yom ordena que seus guardas capturem Fou-Lu. Em meio a uma fuga desesperada pela mata em chamas, Fou-Lu encontra uma ponte que o leva de volta ao controle de Ryu e Nina. Reunidos, eles partem para a cidade próxima, Sarai, buscando respostas e um novo rumo em sua jornada.
Chegaga em Sarai
A cidade de Sarai os recebe com seus encantos e mistérios. É neste local que a história ganha novos contornos, introduzindo personagens intrigantes e revelando segredos que moldarão o destino de Ryu, Nina e Fou-Lu. Prepare-se para explorar os cantos escondidos de Sarai, desvendar seus enigmas e enfrentar desafios que testarão sua força e determinação. A aventura em Breath of Fire IV apenas começou. Prepare-se para uma jornada épica repleta de ação, drama e descobertas emocionantes.
Sarai
Logo na entrada, Nina se separa de Ryu. Dirija-se ao restaurante e converse com o velho que está atrás do balcão. Ele revelará um segredo importante se você o alimentar.
Mini Jogo - Alimentando o Velho
Dê comida e bebida até que o indicador vermelho (no centro) alcance o máximo antes dos outros dois, aqui não tem segredo apenas não dê sempre a mesma coisa e vai dar certo. Quando conseguir, ele revelará um segredo sobre o deserto.
Saia do restaurante e encontre Nina, converse com ela duas vezes.
Em seguida, dirijam-se juntos ao homem ao lado da hospedaria. Ele pedirá para que você adivinhe a quantia em dinheiro que ele está pensando. Se você tiver menos de 200, não tente. Aposte entre 100 e 200 e você acertará. O homem lhe dará um item importante.
Saia da cidade e siga pelo caminho ao norte. Entre nas áreas de interrogação até encontrar um oásis e um homem. Pegue o item com ele e volte para a cidade de SARAI.
Fale com o dono do bar e ele lhe mostrará uma passagem secreta.
Lá dentro, encontrará um homem que dirá que a peça necessária para consertar o navio está em um local ao sul. Saia da cidade e siga pelo novo caminho no mapa.
Você chegará a um vale desértico com um grande navio encalhado. Use o timão para mover o leme e liberar a passagem.
Siga pela passagem até encontrar o casco do navio. Ative o interruptor para descer o elevador e suba por ele.
Você encontrará um velho que lhe dará uma pá para cavar. Use o cachorro dele (escolhendo a segunda opção para facilitar a tarefa).
Neste mini-jogo, é necessário cavar quatro vezes e encontrar a peça para o navio de Cray. O cachorro dará três dicas latindo. Preste atenção para não errar.
Depois de pegar a peça, volte para Sarai e descanse na hospedaria. Compre alguns itens e vá ao restaurante para encontrar Rasso. Ele enviará Emecafu para enfrentar Nina.
EMECAFU - Nível recomendado da Nina 5 no mínimo (Assim como itens de cura)
Utilize a magia de vento da Nina (sever) umas 4 vezes e você não terá dificuldades em vencê-lo. No meu caso estava no nível 7 e usei 3 ataques Sever e derrubei a criança.
Após a vitória, Ryu "enfrentará" Risso, mas perderá a espada (roteiro do jogo).
Os dois fogem rapidamente. No mapa, siga pelo novo caminho que apareceu ao norte. Pare no próximo ponto e assista a uma cena onde os soldados estão em busca de você.
Após o evento, volte ao mapa e siga para a próxima cidade, CAMARA.
Câmara
Logo na entrada siga para o final da cidade e fale com o velho sentado. Ele contará sobre a escuridão da antiga Camara.
Neste instante um grupo de trabalhadores chegará na cidade.
Vá para o restaurante do lado de onde os funcionários saíram e fale com o cozinheiro até que não tenha mais nada a dizer.
Siga então para a hospedaria e compre itens novos e durma para recuperar a força.
Fale com todos os trabalhadores e volte para falar com o cozinheiro que agora estará do lado de fora do restaurante. Fale com todo mundo mesmo, no meu caso tive que fazer duas tres vezes então tenham paciência.
Neste instante chegará um robô , seu nome é Mestre e ele une ao seu grupo. Siga pelo portão por onde ele entrou. e da uma apreensão danada nessa parte kkkk. Parece que alguém vai te atacar a qualquer momento. No fim vocês conversam com o cozinheiro e o Boss entra para o grupo ^^
Trevas
O mestre vai se juntar ao grupo e depois siga em frente na ponter aqui siga até o momento em que o grupo se separa. Mestre ficará sozinho e Ryu e Nina juntos.
Para mudar os personagens use select. Primeiro com Ryu, volte pelo caminho e pise sobre o engradado para que o outro suba e libere a passagem para o Mestre.
Mude então para ele e siga pelo caminho até que possa subir neste engradado.
Passe para o outro lado e fique de frente com a alavanca.
Mude para o Mestre e dê a volta até a outra alavanca. Acione-a e a passagem será liberada. Novamente o grupo se une. Siga pelo caminho até que tenha que enfrentar o Peixe-Crânio.
Peixe Crânio - Nível recomendado do Mestre 5 e Nina e Ryu de 8 à 10 (Cuidado com o Poison. Ataque usando as magias)
Após vencer este chefe, siga em frente e sairá no mapa. Siga para a rota em direção ao navio de Cray. Chegando lá, encontrará Cray. A noite cai e um sonho tem início.
Sonhando Acordado
No sonho, siga pelas escadas até a sala com uma cortina vermelha.
Entre pela cortina e verá uma cena. Após a cena passe por trás da grande cortina até a outra sala e você acordará.Acordando todos descobrem que tiveram o mesmo sonho (que estranho).
Saia para o mapa e siga para o oeste e encontrará um vale. Aqui fale com o mestre lobo ao lado do avestruz para adquirir mais uma habilidade. Saia para o mapa novamente e siga para a represa.
Represa
Para chegar ao outro lado da represa é necessário fechar os portões e passar por ele. A forma de se conseguir isto é a seguinte: siga pelo túnel abaixo da esquerda e vá até a parte barrenta da represa. Siga pelas tábuas até a cabana coberta. Fale com o homem e ele lhe dirá que a chave está com sua mulher.
Volte pouco atrás e pegue a chave com a mulher que está com uma boia (nada a ver) Depois vai ter uma cena engraçada com essa boia e certamente vocês vão rir.
Volte para o túnel e abra a porta com grades para alcançar a alavanca. Acione a máquina e fechará o portão 1. Passe por cima deste portão para chegar ao outro lado.
Desça as escadas e encontre a máquina que fecha o portão 2. Porém este não fechará e você entrará em um mini jogo.
Fechando o Portão
Para fechar o segundo portão você tem que movimentar o direcional em sentido horário rapidamente até que a engrenagem alcance o limite (pare de mecher). A garota vai mostrar uma exclamação quando isto acontecer. Rapidamente então acione o botão círculo para que Cray acione o interruptor e o portão 2 se abra.
Volte atrás e passe pelo portão 2 e desças as escadas até o barreiro. Abaixe a tábua para prosseguir até o homem que está embaixo da barraca. Fale com ele e ganhará a manivela para movimentar o elevador.
Siga para o elevador a direita do barreiro e use a alavanca. Agora um evento tem início. A barragem não suporta a força das águas e destrói a represa. No mapa siga para a próxima etapa.
O Dragão que gosta de música
Aqui encontrará um dragão e um músico. Pague 10 zenny para que ele toque uma música para o dragão. Porém o espertalhão canta a música por etapas. Pague mais 10 zenny até que ele cante toda a música. Serão necessários 40 zenny para que consiga. No final saia para o mapa e siga pelo caminho até a aldeia de Kiria.
Aldeia de Kiria
Esta aldeia tem diversas armadilhas. Seu objetivo aqui é entrar na casa do ancião. Porém se entrar pela porta da frente cairá em uma armadilha (uma espécie de gaiola). Para chegar a casa dele é necessário cair entre os buracos da cidade e andar pelo túnel abaixo até encontrar a escada que sobe para o interior da casa do ancião. Antes disso, porém, verifique a casa do cachorro para enfrentar um chefe difícil, mas essencial para ganhar itens importantes.
Quando finalmente entrar na casa do ancião descobrirá que ele não está. Fale com o papagaio para saber o destino do ancião. Porém o bicho é teimoso e é necessário fazer uma série de perguntas para convencer o danado. A seqüência é : 1,2,2,3,4,1 . Após saber que o ancião está na floresta próxima, saia da cidade (se desejar poder voltar a cidade anterior para comprar itens e armas). No mapa siga para a floresta Manche.
Floresta Manche
Entre na floresta e fale com o rapaz que impede a passagem. Ele libera. Siga para a direita e estará na região da floresta. Aqui, se desejar, pode usar os troncos de árvores para colocar maçãs e assim fazer com que um animal coma elas e deixe um rastro até sua toca. Siga o rastro e conseguirá itens. Depois disto, siga para o outro lado do vale, passando por debaixo da ponte quebrada. Lá encontrará o Ancião e mais um chefe. Este se parece mais com um elefante gigante. Após a vitória volte para a Aldeia de Kiria e depois dos eventos a passagem para a mina estará liberada. Siga para lá.
Cidade Sinistra
Ao chegar na caverna, siga o curso do rio e continue avançando pela caverna até encontrar a saída. Uma vez do lado de fora, pegue o baú com 500 zennys e siga para o norte. Encontrará uma escada; suba por ela e você chegará à Cidade Sinistra.
Após uma cena curta, vá até o orfanato e fale com todos lá. Quando sair, verá uma sucessão de eventos, onde terá que participar de um mini jogo para capturar Chino, que foge pelas ruas da cidade.
Pegando Chino
Para capturar Chino, esconda-se em uma esquina, certificando-se de que nenhum dos membros do seu grupo esteja visível. Quando ele se aproximar correndo, capture-o.
Depois de capturar Chino, retorne ao orfanato. Após um evento, as crianças fugirão e sua próxima missão será encontrá-las.
Localização das Crianças
- Escadas perto do hotel.
- Portão Central.
- Porta próxima ao Orfanato.
- Perto de uma construção com um guarda na frente.
- No primeiro nível das escadas.
- No Grande Salão do orfanato.
Depois de encontrar todas as 6 crianças, volte ao orfanato. A irmã dirá que você precisa encontrar Chino novamente. As crianças informarão que ele está no calabouço. Dirija-se ao local onde há um homem bloqueando o caminho. Peça à mulher com o vaso de água para distraí-lo. Enquanto ele estiver distraído, desça as escadas.
No calabouço, siga o caminho até encontrar Chino escondido em uma das celas. Para capturá-lo, suba ao andar superior e caia pelo buraco diretamente sobre a cela dele.
Ao voltar ao orfanato, fale com todos e depois dirija-se à casa onde um homem barbudo está bloqueando sua passagem. Ele o desafiará para uma batalha.
Batalha Contra KAHN
Kahn possui algumas habilidades perigosas, mas a batalha não deve ser muito difícil. Vença-o para prosseguir.
Após a batalha, você conhecerá Marlock, que lhe contará sobre um ladrão que anda roubando coisas pela cidade. Depois de uma longa cena, você se encontrará do lado de fora da casa. Volte para dentro e verá Clay pressionando Marlock contra a parede. Quando o evento terminar, saia da cidade e siga para uma nova região ao norte.
No caminho, pare na área com uma interrogação no mapa, que levará a um pequeno Oásis. Lá você encontrará o ladrão, que fugirá. Saia para o mapa e continue em direção ao norte.
Pegando o Ladrão
Use os barris para bloquear o caminho do ladrão. Quando ele começar a andar sem rumo, aproxime-se e aperte o botão círculo para capturá-lo.
Após capturá-lo, o ladrão negará suas ações, mas mesmo assim você ganhará uma nova habilidade. Retorne à Cidade Sinistra e fale novamente com Marlock, que informará sobre um comerciante envolvido em negócios suspeitos. Sua próxima meta será encontrá-lo.
Saia para o mapa e siga o novo caminho ao norte. Durante o trajeto, entre na área marcada com uma interrogação, onde encontrará uma placa. Leia a placa e saia novamente para o mapa. Um novo caminho se abrirá, levando você a uma região de pesca. Se quiser, pode parar para pescar. Caso contrário, continue em direção ao norte.
Sanbashi
Agora você estará em Sanbashi, uma região portuária no deserto. Converse com o homem musculoso para conseguir um trabalho. Sua primeira missão será organizar o carregamento dentro do armazém.
Organizando o Material
Use o Mestre para quebrar os barris danificados. Depois, mude para Clay e mova os barris para a ala esquerda e os vasos para a ala direita. Tenha cuidado para não bloquear nenhum barril ou vaso, pois isso o obrigará a recomeçar.
Após completar essa tarefa, fale novamente com o homem musculoso para receber um novo trabalho. Desta vez, sua missão será empilhar o maior número possível de caixas.
Empilhando Caixas
Utilize o guindaste para pegar as caixas da direita e colocá-las nos quadrados azuis à esquerda.
Depois de finalizar este serviço, Marlock e Nina aparecerão. Após a cena, o Navio do Deserto partirá, encerrando sua jornada em Sanbashi.
Capítulo 2 - O Poder Absoluto
1. Fou-Lu
Agora você controlará Fou-Lu, que está finalmente curado. Fale com o velho e saia da casa seguindo o caminho. Do lado de fora, você encontrará Yom, que enviará seu pássaro, Cafu, para atacá-lo.
Luta contra Cafu
Dica: Transforme-se em dragão para derrotá-lo facilmente.
Após a vitória, uma longa cena se desenrola. Fou-Lu tenta fugir, mas acaba sendo atingido.
2. No Deserto: Navio de Marlock
De volta ao deserto, o navio de Marlock chega à estação de transporte. Entre no prédio.
Aqui, você precisará usar os elevadores para subir até o topo da torre.
Atenção: O elevador para o topo está no 4º andar.
No topo, você encontrará o Capitão Rasso novamente. Desta vez, ele enviará o robô Emecafu para lutar contra seu grupo.
Luta contra Emecafu
Use Nina para recarregar o AP do grupo.
Transforme Ryu em dragão para atacar.
Utilize ataques simples com Clay.
Se seu HP cair muito, recarregue. Quando Nina ou Ryu estiverem com AP baixo, troque para o quarto personagem (Mestre).
Após a vitória, um portal se abrirá e o grupo entrará nele. Rasso ficará furioso com mais este fracasso.
3. Nova Torre
Do outro lado do portal, você chegará a uma torre parecida com a anterior. Desça até o primeiro andar e saia. No mapa, siga para a cidade próxima: Astaner.
Astaner
Em Astaner, fale com todos os moradores, compre itens e saia da cidade. Um novo local aparecerá no mapa: Ponte Sobre a Água.
Ponte Sobre a Água
Seu grupo chegará a uma estrutura que se parece com uma ponte. Suba as escadas até a parte superior e fale com o trabalhador para chamar o elevador. Use o elevador para atravessar para o outro lado.
Continue em direção à abertura de madeira e pule. O grupo passará por uma região alagada e entrará em um edifício, o mesmo que já viram antes em um sonho.
Repita o caminho que fez durante o sonho até que um estranho mágico apareça e leve o grupo para outro local.
Hospedaria e Scias
Agora, Clay estará em uma torre e será chamado por um velho. Enquanto isso, Ryu e Nina estão em uma hospedaria. Ao tentar sair do local, você encontrará Scias, um cachorro-soldado, que se juntará ao seu grupo. Saia para o mapa.
No mapa, siga para o norte. Há uma área com uma interrogação, onde pode parar para pescar, se desejar. Caso contrário, continue para o norte.
Abrigo
O grupo chegará a um abrigo no deserto, onde as pessoas estão esperando a liberação da ponte para prosseguir. Fale com todos e depois volte para a Cidade de Rudia.
Cidade de Rudia
Ao chegar, vá diretamente para o castelo. Nina será barrada logo na entrada, mas um velho aparecerá e informará que Clay está com a Tribo atrás da Floresta. Saia da cidade e siga para o novo local que aparecerá no mapa: Floresta Mágica.
Floresta Mágica
Explore a área e colete os itens. Avance para a próxima seção da floresta, onde algo estranho acontece: Nina encolhe. O grupo ainda não entende o que aconteceu, até que Scias começa a atordoá-la, e um pássaro a captura e a leva embora.
Continue avançando até encontrar três fadas invisíveis. Uma delas revelará que Nina foi vítima de uma magia que a encolheu. Continue pelo caminho, pule entre duas árvores e pegue um item.
Desça para a seção mais baixa, onde ouvirá o som de pássaros vindo de uma árvore. Use a habilidade de cabeçada do Mestre na árvore. Nina está presa no ninho do pássaro, e a cabeçada irá acordá-la. No entanto, isso desencadeará uma luta.
Luta contra o Pássaro
Dica: Use as magias de Nina para derrotá-lo facilmente.
Após a batalha, Nina voltará ao tamanho normal durante uma queda e aterrissará sobre Ryu. Agora que o grupo está completo novamente, saia da floresta e siga o novo caminho que surgirá no mapa.
Aldeia de Furen
Ao chegar na Aldeia de Furen, vá até a hospedaria para descansar e comprar itens. Depois, siga para a casa do chefe da aldeia. Você verá Kahn sobre o telhado.
Dentro da casa, fale com todos e siga pela porta ao lado para descer até a sala de armas. Pegue o item e volte à sala do chefe. Suba a escada e converse com a garota.
Quando sair da casa do chefe, Kahn o surpreenderá e pedirá uma revanche.
Luta contra Kahn (2ª vez)
Repita a estratégia anterior: use as magias de Nina e continue atacando. Ele ainda é fraco e cairá rapidamente.
Após a vitória, a garota ficará irritada com Kahn. Suba novamente até a casa do chefe e fale com ela. Ela pedirá desculpas, e logo depois, você verá uma cena em que ela repreende Kahn.
Saia para o mapa e siga para a nova região que será revelada.
Pradaria
Ao chegar na Pradaria, fale com o homem local. Ele dirá que é impossível atravessar a área sem um cavalo. Volte para a Aldeia de Furen e converse com o garoto da estrebaria. Ele lhe dará um animal diferente dos cavalos, pois todos têm medo deles. Retorne à Pradaria e entre na área.
Seu grupo acampará enquanto Ryu tenta aprender a montar o novo animal, que parece uma lula voadora. Após os eventos, entre na pradaria.
Andando na Pradaria
Use o mapa e a bússola para se orientar. O ponto mais escuro indica a direção que está seguindo.
Vá para o Oriente até encontrar uma pedra (os pássaros aparecerão para guiar você).
Na pedra, siga para o Nordeste até encontrar uma cabana com fumaça saindo da chaminé.
Atenção: Se você encontrar uma floresta em vez da cabana, volte e continue indo em direção ao Oriente para encontrar a cabana.
Chegando à cabana, fale com a garota e durma. Pela manhã, um evento mostrará Clay sendo condenado à morte. Fale com a garota novamente para descobrir a localização do vulcão. Volte para onde está Nina e o restante do grupo. Eles se reunirão a você. Agora, sua missão é encontrar o vulcão.
Procurando o Vulcão
Retorne à Aldeia de Furen e fale com o chefe (o homem no centro da casa). Ele lhe dirá onde está o vulcão.
Volte para a Pradaria e siga para o Oriente até a pedra novamente. De lá, siga para o Sul e você verá o vulcão ao longe.
Vulcão Goo
No Vulcão Goo, avance pelas salas. Os pratos de terra se movimentam conforme você luta. Derrote os inimigos para continuar avançando.
Alcance a saída e encontrará a casa do ferreiro.
Fale com o ferreiro. Ele dirá que pode forjar a Espada Real, mas precisará de alguns itens que estão na Floresta Mágica, onde Nina encolheu. Após conversar com ele, pegue o item na escrivaninha.
Saia pela escada e pegue a passagem que leva ao lado de baixo da casa do ferreiro para alcançar o baú.
Volte e siga pelo outro caminho para sair para o mapa.
Agora, retorne à Floresta Mágica.
Monstros na Floresta
Ao chegar na Floresta Mágica, procure os Faeries no mesmo local de antes. Eles dirão que podem conseguir o artigo necessário para a produção da espada, mas pedirão que você ajude a libertar a floresta dos Demônios dos Sonhos.
Concorde e será levado a outra parte da floresta. Fale com o Faerie novamente e ele explicará que os demônios são invisíveis, mas você pode localizá-los pelos seus roncos.
Localize os balões de sono e aproxime-se para entrar em uma batalha.
Dica: Não use magias contra os demônios, pois isso irá recarregar a energia deles.
Após derrotar o último demônio, um Demônio Gigante aparecerá.
Demônio Gigante
Use os poderes do Mestre para derrotá-lo. Evite usar as magias de Nina ou Ryu.
Depois de vencer, o Faerie lhe dará o item necessário. Volte ao mapa e retorne à casa do ferreiro. Ele forjará a Espada Real.
Cidade de Rudia
Retorne à Cidade de Rudia e siga diretamente para o castelo. Mais uma vez, o grupo será barrado na entrada. Saia do castelo e vá até a hospedaria. O grupo terá a ideia de esperar até a noite para entrar escondido no castelo.
Salvamento Noturno
À noite, retorne ao castelo.
Durante a invasão, você terá que enfrentar guardas.
Dica: Derrote-os no primeiro turno, ou eles chamarão reforços e você será expulso do castelo.
Após as batalhas, você encontrará Clay, que não quer seguir com o grupo. Ao descobrir que sua vida está em risco, ele se unirá novamente.
Saia do castelo e siga para Fulam.
Fale com o chefe da aldeia novamente e depois vá até a cabana da Pradaria para encontrar Tabo.
Após um evento, o grupo descansará. Na manhã seguinte, fale com Tabo novamente para outro evento. Ela lhe dará uma chave e explicará como entrar no templo localizado na extremidade Oriental da Pradaria.
Templo de Tabo
No templo, aproxime-se da mesa e coloque o vaso (item que Tabo lhe deu) sobre ela. Isso abrirá uma passagem.
Siga pelo caminho e, na sala com lasers, use Clay para girar as manivelas e liberar a passagem.
Continue até sair em uma cabana. Fale com o homem que está lá e saia pela porta. No mapa, uma nova passagem aparecerá: o Pântano de Amu.
Pântano de Amu
No pântano, siga até a outra extremidade.
Ao chegar na área com cobras, pise sobre as tábuas soltas para movê-las e cruze para o outro lado.
Você encontrará uma casa no final do pântano. Fale com o homem e com a Faerie chamada Sozumo. Após conversar, saia da casa e volte para o mapa.
Continue pelo caminho até a junção em forma de "T". Siga para o norte.
Quando surgir o ponto de interrogação "!", pare para um evento no acampamento, onde Nina e Clay terão uma discussão.
A fada Sozumo aparecerá e permitirá que o grupo jogue o Jogo das Fadas (um mini jogo que ajuda a liberar habilidades dos Mestres).
Obs.: A fada aparecerá sempre que acampar. Se quiser, pode jogar o mini jogo agora ou voltar ao mapa.
Finalmente, siga para o castelo ao norte, que é a Cidade de Windia.
Windia
Windia é o lar de Nina, que é a princesa deste pequeno reino. Ao chegar, fale com todos e compre itens, se necessário. No moinho, você encontrará Momo (de Breath of Fire 2), que se tornará seu mestre, ensinando a habilidade de recuperar força durante as batalhas.
Após fazer o que for necessário, siga para o elevador e entre no castelo. Explore o local e colete itens. Depois, dirija-se ao quarto na sala principal com o tapete vermelho, onde está o ministro, próximo à sala real. O ministro impedirá o grupo de prosseguir, mas um evento se iniciará com o Rei (pai de Nina).
Ele lhe dirá que uma velha, que vive na floresta ao leste, sabe sobre o segredo do Dragão do Vento. Saia para o mapa e siga para o novo caminho a leste.
Kasuku - A Floresta Verde
Ao entrar na floresta, você encontrará um homem-sapo que poderá lhe indicar a localização de uma área de pesca (caso esteja interessado). Prossiga pela floresta até encontrar a casa da velha. Um evento começará, e ela revelará que o segredo do Dragão do Vento está na Torre do Vento, mas para entrar lá, você precisará da flauta do vento, que está nas catacumbas do castelo de Windia.
Após o evento, saia da casa da velha pelo lado oposto ao que entrou. Um evento no acampamento será acionado, e Scias estará ausente, pois tem negócios importantes a resolver e voltará mais tarde. Agora, retorne para Windia.
As Catacumbas de Windia
De volta a Windia, fale com o Rei para liberar a passagem para as catacumbas. Desça pela escada na torre à esquerda do castelo. Nas catacumbas, siga pelos corredores, tomando cuidado com os cata-ventos; evite passar por eles enquanto estão girando, pois podem puxá-lo para trás. No final, você encontrará a flauta do vento.
Após pegar a flauta, um evento mostrará Scias traindo o grupo. Ele vende informações sobre a Torre do Vento para o ministro de Rudia. De volta ao grupo de Ryu, saia para o mapa e siga para o norte, onde fica a Torre do Vento.
Torre do Vento
Logo ao chegar à torre, um evento será iniciado. Após isso, suba pela torre até o topo. Lá, você encontrará o ministro de Rudia, que enviará seus guardiões para lutar contra seu grupo. A batalha não será difícil. Após vencer, Scias se arrependerá de sua traição e voltará ao grupo.
Ao fim do confronto, pegue o navio voador e voe pelos céus para encontrar o Dragão do Vento, que lhe dirá que deve ir à Aldeia de Cheque e falar com o ancião. Após o evento, o navio cairá em uma região gelada.
Montanha de Neve
Use Clay para movimentar as bolas de neve e criar pequenas pontes. Siga o único caminho disponível no mapa até chegar à Aldeia de Cheque.
Aldeia de Cheque
Os habitantes da aldeia têm aparência de crianças. Encontre a anciã, que é uma velha, e fale com ela. Ela dirá que o poder de fogo entre três guerreiros é a chave para vencer o mal. O grupo descansará. De madrugada, Ryu encontrará a anciã novamente, que revelará que há uma alma viva aprisionada dentro do mestre.
Pela manhã, reencontre o mestre e a anciã. Ela explicará que o grupo deve fazer uma viagem dentro da mente do mestre. Aceite a missão.
A Mente do Mestre
Dentro da mente do mestre, siga até encontrar uma pirâmide com quatro pilares. Aproxime-se e inicie uma batalha. Ataque com tudo, sem piedade. Se estiver no nível 17 ou superior, não terá dificuldades. Após vencer, você conhecerá a alma presa no interior do mestre, uma garota que precisa de um corpo para se libertar.
Saia da mente do mestre, e um evento será iniciado. Uma garota se aproximará do mestre, receberá a alma e, curiosamente, pedirá comida. Após esses eventos, a história passará para Fou-Lu.
A Aldeia dos Filhos
Controlando Fou-Lu, saia da casa e reencontre a bela garota que o salvou. Um grito será ouvido. Ao investigar, você encontrará o elefante que o grupo de Ryu enfrentou anteriormente. Durante a batalha, transforme-se em dragão e use o ataque especial de socos para derrotá-lo em 3 turnos.
Após a vitória, volte para falar com a garota.
A Feiticeira
De volta ao controle de Ryu, fale com o ancião, que enviará o grupo novamente para a mente do mestre. Siga o caminho até o pequeno templo, onde encontrará a Feiticeira Deis. Ela revelará que os dragões só podem ser encontrados no Templo de Arukai. Saia da mente do mestre e siga para o mapa.
Templo de Arukai
No mapa, siga para o sul e entre na área com um ponto de exclamação para assistir a um evento envolvendo o mestre e um robô que ainda está vivo. Após o evento, continue para o sul até chegar ao Templo de Arukai.
No templo, avance até a sala com pilares e acione o interruptor sob a porta central. Dois pilares se levantarão, e você terá um tempo limitado para passar por eles. Do outro lado, a Feiticeira Deis, agora na forma de uma menina, invocará os dragões.
Vulcão Iogue
Fou-Lu acorda. Saia de casa e, durante um terremoto, descubra que o Vulcão de Iogue está entrando em erupção. Fou-Lu decide investigar.
No caminho, destrua uma pedra que bloqueia a passagem e siga até o vulcão, onde encontrará o chefe Iwaokain.
Batalha contra Iwaokain
Transforme-se em dragão e use magia de vento para derrotá-lo com facilidade.
Após a batalha, volte e encontre a garota novamente.
Reunião dos Dragões
Ryu conversa com os dragões, que inicialmente não querem ajudá-lo. Enquanto isso, Fou-Lu acorda na Aldeia dos Filhos e encontra o local vazio. De repente, guardas invadem a aldeia à procura de Fou-Lu.
Volte para a casa da garota e fique lá. Um evento será iniciado, e a garota entrará para ajudá-lo a escapar. Use o fogão para encontrar uma saída. Após a fuga, os soldados invadirão a casa e aprisionarão a garota.
A aventura então retorna para Ryu, que finalmente recebe a ajuda dos dragões. Agora, deixe a área.
Invasão
Neste momento, na aldeia de Cheque, o Capitão Rasso invade e destrói tudo ao seu redor. O Mestre pede à anciã que se abrigue em seu compartimento. Saia para enfrentar os inimigos que aparecerem pelo caminho. Após algumas batalhas, você encontrará Rasso, que desferirá um golpe fatal no Mestre. A partir desse ponto, o controle passa para Ryu. Ao retornar à aldeia, você encontrará o Mestre gravemente ferido. Assista aos seus últimos momentos antes de seu fim definitivo.
Na manhã seguinte, saia da aldeia e, no mapa-múndi, siga para o norte, em direção ao ponto de interrogação.
A ira do dragão
Avance pela área até chegar ao outro lado. Nesse momento, uma cena de acampamento será iniciada. Entre na tenda para descansar e salve o jogo. Ao amanhecer, um grito de Nina indicará que algo está errado. Saia e veja que o acampamento está cercado pelos guardas de Ursula. O seu grupo será levado à presença de Rasso. Após uma longa sequência de eventos, ele enviará novamente o seu robô para lutar contra o seu grupo.
Batalha contra o robô Aito
Essa luta não pode ser vencida de forma tradicional. Permita que Ryu seja atacado e, se necessário, ajude o processo para que seu HP chegue a 0. Quando isso acontecer, Ryu se transformará automaticamente no dragão Kaiser e destruirá o robô.
Após a vitória, o dragão Kaiser perderá o controle e desferirá um golpe devastador em Rasso, que aparentemente morre. No entanto, Ryu estará completamente esgotado devido à transformação. Aproveite o momento para descansar e se recuperar dos eventos intensos.
Capítulo 3
A fuga de Fou-Lu
Controlando Fou-lu novamente, você verá a jovem Mami ser capturada pelos soldados. Um aldeão aparecerá e lhe entregará um item, sugerindo que você fuja pela floresta. Siga para a floresta até alcançar o mapa-múndi. No mapa, dirija-se ao sul até encontrar Hokana. Examine a grande pedra que bloqueia a passagem pela montanha. Nesse momento, Papam surgirá e sacrificará sua vida para abrir o caminho. Após esse evento, siga pela passagem liberada.
Dentro dos túneis, procure pelo cristal, que lhe concederá o poder de se transformar em Serprent. Continue avançando para oeste até chegar à Floresta de Soma. Lá, uma nova cena será ativada: uma garota está prestes a ser executada enquanto o canhão da cidade de Astena é ativado. Utilizando um radar, a cidade localiza Fou-lu e dispara, atingindo-o mortalmente. No entanto, ele se recusa a morrer.
Montanha abaixo
De volta à aldeia abandonada, uma longa sequência de eventos ocorrerá, resultando na união de Ursula ao seu grupo, embora ela fique inicialmente sob os cuidados de Scias. Volte para a cidade e converse com a anciã. Após a cena, você encontrará Deis, na forma de uma menina. Ela abandonará o corpo da garota e se unirá ao Mestre, trazendo-o de volta à vida. Agora, o Mestre abriga duas almas. Com o grupo completo, siga para o mapa-múndi e dirija-se ao sul, rumo à montanha.
Entre na caverna e siga pelo caminho até um pequeno rio. Pegue a balsa e desça a montanha, tomando cuidado para não colidir com as paredes. No fim do trajeto, saia pela passagem e estará de volta ao mapa-múndi. Siga em direção à cidade mais próxima, Shedo.
Viagem ao mar desértico
Dirija-se à casa do Frogman, o homem-peixe. Seu grupo pedirá um navio, mas Frogman não aceita emprestá-lo, apenas vendê-lo. Como o grupo não tem dinheiro suficiente, eles desistem. Do lado de fora, outro navio passa, e Ursula e Scias decidem tomar este navio à força. Após o evento, você descobrirá que o navio pertence a Maroku, que, irritado, repreenderá Nina e Clay. Depois de se desculparem, Maroku lhes dará um item essencial para convencer Frogman a ceder o navio.
Volte à casa de Frogman e mostre-lhe o item. Ele concordará em ceder o navio. Aproxime-se do navio e pressione o botão círculo. Um mini-jogo será ativado, onde você deverá controlar o navio até o outro lado do trajeto.
Ao chegar ao outro lado, você estará na ponte do Império. Tenha Ursula no grupo para poder conversar com os guardas da cidade. Depois de falar com todos, volte para o navio, e um novo evento será ativado. Próximo ao seu navio, um homem pedirá ajuda para chegar ao lado ocidental do continente. Aceite ajudá-lo, e mais um mini-jogo com o navio será iniciado. Leve-o para o outro lado e um acampamento será montado. O homem agradecerá e lhe dará um item como recompensa. Após a cena, saia do acampamento e siga para a próxima área, Shuku.
Passagem perigosa
Antes de chegar à cidade de Shuku, seu grupo atravessará a montanha de Giga. Utilize o bonde para passar para o outro lado. Durante o trajeto, verifique um cristal para que Ryu possa adquirir mais um poder de dragão. Ao sair da montanha, vá para o mapa e siga para o norte até chegar ao Ponto de Cheque. Entre na hospedaria e descanse. Depois, converse com o homem barbudo para iniciar um evento. A passagem está bloqueada pelos guardas de Rudia, mas Clay decide falar com eles para tentar liberar o caminho. Contudo, os guardas o reconhecem, e uma batalha começa.
Guardas de Rudia
Utilize a magia da Terra de Clay para derrotá-los facilmente.
Após o confronto, tente outra abordagem: empurre as carroças com Clay, posicionando-as uma atrás da outra. Suba no telhado da hospedaria e pule sobre as carroças para cruzar para o outro lado da passagem. Saia para o mapa e siga para a cidade de Shuku.
Cidade de Shuku
Shuku é uma pequena e tranquila cidade portuária. Aproveite para comprar novas armas. Desça pela escada da loja de armas até o bar e converse com os marinheiros. Eles só permitirão que o grupo viaje no navio se conseguirem a permissão do Deus do Mar. Saia de Shuku e siga para o Santuário, a leste.
Santuário – O Deus do Mar
Nesta área, fale com o marinheiro para liberar a passagem. Siga pelas tábuas de madeira até encontrar duas cavernas. Entre na caverna mais baixa. Siga por ela até encontrar mais duas entradas. Vá para a caverna da direita para pegar um item no baú, depois entre na outra caverna para encontrar a Pedra da Ondulação. Volte e use a pedra na plataforma próxima a um lago dentro da caverna. Isso ativará uma sequência em que o grupo joga a pedra na água. Depois, siga para a caverna superior, onde ocorrerá uma sucessão de eventos com o Deus do Mar. Com a permissão em mãos, volte para Shuku.
Testes para velejar
Ao retornar a Shuku, fale com os marinheiros. Eles permitirão que o grupo embarque no navio, mas, antes de zarpar, você encontrará Kan. Antes que uma luta aconteça, Ursula o derruba com um tiro. No entanto, os marinheiros não aceitam mulheres na tripulação, então será necessário passar por alguns testes.
Teste 1 – Derrubando o marinheiro
Com Nina, pule sobre o marinheiro pressionando o botão X e empurre-o com o botão círculo até derrubá-lo, encerrando o mini-jogo.
Após completar o primeiro teste, fale com o marinheiro para iniciar o segundo. Neste teste, Nina e Ursula terão que passar a noite no alçapão do navio, onde enfrentarão algumas batalhas. No final da noite, a perspectiva muda para Ryu. Dirija-se ao navio e converse com o marinheiro para descobrir mais sobre as garotas. Após o evento, o grupo finalmente zarpa.
Agora, controlando Ryu dentro do navio, procure Clay e examine o armário para pegar um item. Em seguida, vá até a sala onde Ursula está. Dirija-se ao quarto onde Nina e Ursula passaram a noite, momento em que um estrondo será ouvido. Suba até o convés, onde encontrará Kan novamente.
Kan
Use suas magias e habilidades para derrotá-lo facilmente.
Após vencer a luta, Kan será jogado ao mar.
A Caverna do Fogo
Pela manhã, vá para o convés e fale com Jigu para ativar uma cena com Nina. Durante a conversa, ela avista uma ilha. Jigu menciona que o local é habitado por fantasmas, e o grupo decide investigar. Ao chegar na ilha, entre na caverna, onde encontrará um navio encalhado há muitos anos. Esta área é escura, e uma chama aparecerá sobre a cabeça do personagem principal.
Dica: Quando a chama ficar vermelha, é um aviso de perigo — isso significa que há risco de cair para o andar inferior. Se cair, suba novamente usando as escadas e continue até alcançar a porta ao norte.
Ao passar pela porta, você encontrará uma saída que leva a um baú com 1500 Zens. Pegue o tesouro e volte, seguindo pelo caminho da direita. Continue em direção ao norte até encontrar outra caverna. Ao entrar, você enfrentará o mesmo inimigo com que Fou-Lu lutou anteriormente.
Batalha contra São
Transforme-se imediatamente em dragão com Ryu e ataque com suas magias para vencer. Use Nina para recarregar a energia de Ryu sempre que necessário. Após a batalha, uma nova cena se iniciará com o Mestre e Deis. Em seguida, retorne ao barco, que o levará à cidade de Rasgo.
Cidade de Rasgo
Chegando em Rasgo, aproveite para comprar novas armas e conversar com os moradores. Se tiver pontos acumulados de pesca, um pescador na cidade lhe dará uma nova habilidade. Após explorar a cidade e falar com todos, saia para o mapa e escolha a área marcada com "?" (interrogação).
Floresta de PABU PABU
Ao entrar na floresta, avance até o centro e fale com uma criatura peluda. Alimente-a até que ela esteja satisfeita. Ela tentará se comunicar, mas falará em uma língua desconhecida. No entanto, fica claro que sua aldeia está próxima. Saia da floresta pela saída oposta à que entrou, e você retornará ao mapa do jogo. De lá, siga para a próxima área, que será um pântano.
No pântano, só é possível avançar caminhando sobre as passarelas de madeira, pois o terreno lamacento ao redor impede o movimento. Mais à frente, use os troncos para cruzar o pântano e alcançar o outro lado, onde retornará ao mapa.
Siga para a nova área e chegue à aldeia dos Pabus Pabus. No entanto, ao entrar, você será recebido com flechas. Felizmente, o monstrinho que você alimentou anteriormente intercederá em seu favor.
Na aldeia, procure um tradutor, que explicará que o chefe dos Pabus Pabus está muito doente e precisa de uma cura. Descubra que o remédio necessário é a erva Mozu Grass, que cresce em uma ilha próxima. Volte para Rasgo e fale com Jigu para embarcar no navio.
Viagem de Navio
Agora, você terá que navegar até a ilha em busca da Mozu Grass, mas com um mini-jogo de navegação. A barra na parte inferior da tela indica o nível de energia dos marinheiros; se remar por muito tempo, eles se cansarão e precisarão descansar. No topo da tela, uma seta indica a direção do vento. Se o vento estiver a favor, aperte "X" para içar as velas e deixar o navio ser levado pelo vento, poupando a energia dos marinheiros.
No mapa, haverá bandeiras azuis e uma roxa. Dirija-se às bandeiras azuis para coletar itens e siga para a bandeira roxa para encontrar a Mozu Grass. Ao desembarcar, use a espada de Ryu para cortar a erva e retorne à aldeia dos Pabus Pabus.
Ao entregar a erva ao chefe, o grupo passará a noite na aldeia. Na manhã seguinte, o chefe se recuperará e revelará o caminho para o Continente Ocidental. Saia para o mapa e siga pela nova rota desbloqueada.
Ilha de sardim
A Ilha de Sardim é um conjunto de pequenas ilhas que ficam visíveis apenas durante a maré baixa, por isso, o grupo precisa se mover rapidamente para evitar a maré alta.
Primeira área: Aqui, Pabu se despede do grupo, que segue em frente sem maiores dificuldades.
Segunda área: O terreno é traiçoeiro e possui algumas áreas enganosas, então avance com cuidado. Pegue o cristal para que Ryu possa se transformar em Behemoth. Continue pelo caminho escondido atrás do cristal, onde encontrará uma descida oculta.
Terceira área: Aqui, uma breve cena mostrará o sol se pondo e o grupo decidindo descansar. Na manhã seguinte, com a maré alta, Ursula informará que o grupo está preso na ilha e precisará esperar a maré baixar.
A cena então muda para Fou-lu, que sobreviveu ao ataque do canhão e agora se encontra na capital Imperial.
Retorno a Ryu: De volta ao grupo de Ryu, eles começam a se preocupar com a falta de comida. Descanse e, pela manhã, saia da área com Ursula e Nina para uma zona de pesca próxima. Capture pelo menos três peixes e volte ao acampamento. No caminho, haverá uma cena em que Ursula e Nina decidem tomar banho, enquanto Ryu tenta espiar, mas é surpreendido por um disparo de advertência de Ursula.
A vingança de fou-lu
No controle de Fou-lu, avance pelo caminho, eliminando os guardas que tentam bloquear sua passagem. Em seguida, a cena volta a Ryu.
Com Ryu: A comida acabou mais uma vez, então dirija-se novamente à área de pesca para buscar mais suprimentos. Neste momento, o jogo volta para Fou-lu.
Com Fou-lu: Siga até a grande sala onde Yom está. Converse com ele, e ele enviará dois chefes para enfrentá-lo.
Chefes: Kapo e Kanyu
Transforme-se em Behemoth (dragão que exige 130 AP) e use a primeira magia do dragão, que não consome AP. Ataque Kapo duas vezes e Kanyu três vezes para derrotá-los rapidamente.
Após a batalha, Yom ficará indignado com a derrota e se autodestruirá em chamas. Depois disso, examine o pilar atrás dele para ativar um mecanismo que o transportará para o interior do castelo Imperial.
Continue avançando pelo castelo, onde enfrentará mais dois guardas — uma batalha relativamente fácil. Em seguida, uma cena mostrará Sonile (o imperador que usurpou o trono de Fou-lu) e Yunna (um personagem já introduzido antes) preocupados com a chegada de Fou-lu. Yunna enviará quatro guardas para enfrentá-lo. Transforme-se em dragão novamente para eliminá-los rapidamente e continue em direção à sala do trono, onde encontrará Sonile.
Confronto com Sonile: Sonile fingirá arrependimento e tentará devolver o trono a Fou-lu, mas traiçoeiramente o apunhala com uma espada. No entanto, Fou-lu, impassível, usa a espada para decapitar Sonile, retomando, enfim, seu trono.
Continente ocidental
Voltando a Ryu, ele parece desanimado, pois não conseguiu pescar nada, e Nina não para de reclamar. Retorne ao acampamento para descansar. Na manhã seguinte, vá novamente até a área de pesca e, no caminho, observe que a maré já baixou. Reúna-se com o grupo e saia para o mapa.
Agora, há duas rotas disponíveis. Primeiro, siga para o norte e entre na área de interrogação para encontrar Kan, que lhe concederá uma nova habilidade. Volte para o mapa e siga para o sul em direção à aldeia de Coushia.
Aldeia de coushia e o rio shiyan
Na aldeia de Coushia, aproveite para descansar e comprar novas armas. Converse com os habitantes locais e siga para o mapa, escolhendo a área do Rio Shiyan.
Rio Shiyan: Nesta área, use os interruptores para chamar os bondes e atravessar até a área seguinte. Depois, retorne pela passagem lateral, ao lado da entrada. Para pegar itens nos baús, use os troncos, mas se preferir seguir direto, ignore-os e vá direto para a saída.
De volta ao mapa, siga para a próxima área, onde você chegará à aldeia de Chiuka.
Aldeia de chiuka
Na aldeia de Chiuka, fale com todos os moradores. Ao falar com um homem de pele azul, ele oferecerá uma pista para chegar à Capital Imperial, mas só se você cumprir um dos três pedidos a seguir:
Obtenha um tesouro nas ruínas de Coushia.
Encontre um item artesanal local em Coushia.
Pesque 3 lulas de Marte, 3 Jakes e 3 Gigantescos.
Após cumprir uma dessas tarefas, volte e fale com ele para que revele o caminho até a Capital Imperial.
Como cumprir cada tarefa?
Tesouro nas ruínas de Ju
Siga para as ruínas de Ju e localize o tesouro escondido.
Item artesanal em Coushia
Volte a Coushia e converse com o lojista. Peça a ele que faça um vaso, saia da cidade e durma. Ao retornar, o vaso estará pronto, mas ele cobrará 500 zens. (Note que o lojista às vezes pode se recusar a fazer o vaso).
Pescar as lulas e peixes
Esta é a tarefa mais fácil, mas pode ser lenta. Siga para a área de pesca no mapa e capture os peixes necessários.
Se precisar, você pode tentar cumprir as outras tarefas nas ruínas de Ju. Após completar uma das missões, volte a Coushia, fale com os moradores e saia para o mapa. Uma nova rota será desbloqueada, levando às ruínas.
As ruínas de ju
Dentro das ruínas, fale com o homem e suba as escadas. Use o Mestre para quebrar a parede e liberar a passagem. Desça todas as escadas até chegar à última área, onde encontrará o Gene de Erro, que permitirá que Ryu se transforme em Hena.
Ao voltar, siga pela raiz até as salas superiores, onde há alguns itens pendurados em cordas. Use a espada de Ryu para cortar apenas as cordas que prendem os baús. Retorne à primeira sala e vá para a sala à direita para pegar os baús que agora estão no chão. Em seguida, volte a Chiuka e fale com o homem azul para ele lhe mostrar o caminho pelo canal.
O canal
Saia para o mapa e siga o caminho ao sul, entrando no canal. Esta área é uma passagem longa e desafiadora. Use Cray para empurrar as caixas e acione os mecanismos para encher e esvaziar a água conforme necessário. Caminhe sobre as caixas que empurrar para avançar. No final, fale com o homem dormindo para obter informações sobre a cidade de Pauku. No mapa, siga a única rota disponível para chegar a Pauku.
Cidade de pauku
Pauku é uma cidade agrícola. Fale com o homem na casa principal para assistir a uma cena. Ele é o chefe da aldeia e pede ajuda ao grupo para capturar algumas galinhas e um galo. Saia da cidade e siga para a passagem a oeste no mapa.
Mini-jogo – capturando o galo
Neste mini-jogo, sua missão é cercar as galinhas, conduzindo-as até a armadilha no centro da tela. Quando estiverem dentro do cercado, elas não sairão mais. Continue até conseguir colocar o galo no cercado também, encerrando o jogo. Volte a Pauku, onde o homem agradece sua ajuda. (Agora o galo aparecerá na casa dele.) Ele indicará o caminho para a Capital Imperial. Volte ao mapa, onde verá duas novas rotas: uma leva a uma área de interrogação e outra à Tumba. Primeiro, vá à área de interrogação.
Na área de interrogação, você verá a área onde Yom incendiou tudo para tentar capturar Fou-lu. Procure no canto sudoeste, próximo à passagem que leva a uma ponte quebrada, para encontrar um novo cristal, que permitirá que Ryu se transforme no Dragão Guerreiro. Depois, retorne ao mapa e siga para a Tumba.
a tumba do imperador
Antes de entrar, salve o jogo. Esta área é familiar, pois foi onde o jogo começou com Fou-lu. Siga até o templo, onde encontrará Onku e deverá enfrentá-lo.
Chefe Onku
Transforme-se em dragão e use as habilidades de Cray e Nina para vencer a batalha. Se preferir, volte atrás para descansar e salvar o jogo após a luta ou continue em frente.
Na tumba, use o elevador para descer à próxima área. Avance até a sala com blocos e luzes azuis. O objetivo é alinhar os blocos da mesma cor com o bloco central, formando uma linha até o baú. Use os botões X e O (na versão japonesa) para mover os blocos. Após alcançar o baú e pegar o item, volte à sala do elevador para abrir uma nova área.
Continue até chegar a uma seção com blocos gigantes. Aqui, você precisará usá-los como plataformas para alcançar o baú, evitando que o ponto vermelho dos blocos passe por baixo do personagem (isso reduz 1 nível de HP máximo). Após pegar o item do baú, retorne à sala do elevador para abrir outra nova área.
Siga adiante e encontrará um novo quebra-cabeça, similar ao primeiro. Alinhe os blocos novamente para abrir uma passagem e prepare-se para enfrentar um novo chefe.
Chefes Shai e Tsu
Ataque primeiro o bloco da esquerda, que é o mais fraco, e depois o da direita. Ao vencer, você obterá um item essencial. Volte à sala do elevador, que abrirá mais uma nova área. Use o elevador para sair para a nova seção.
Nesta área final, colete os itens dos baús e siga pela passagem ao lado para retornar ao mapa mundial. Tenha cuidado nesta área, pois há um inimigo extremamente poderoso, com 40.000 HP e regeneração de 20.000 por turno.
No mapa, siga em direção à cidade de Astana, onde está localizado o canhão.
A procura da cidade imperial
Ao chegar em Astana, aproveite para comprar armas novas e, em seguida, saia da cidade. Siga para o sul até o último ponto de interrogação, onde encontrará uma área de rochas com duas passagens.
Passagem leste: Leva a uma nova área onde fica a cabana de Babadel, local onde Fou-Lu descansou. Converse com Babadel (o homem barbudo) para adquirir novas habilidades, desde que tenha pontos acumulados nos mini-jogos das fadas e de pesca.
Retorne à área anterior e siga pelo caminho ao sul para ativar automaticamente uma cena de acampamento. Após o evento, volte ao mapa mundial, onde uma nova rota será desbloqueada.
O destino de elina
O grupo chegará a uma rodovia bloqueada por guardas. Use Ursula para falar com eles e descobrir que a cidade Imperial foi invadida e está em ruínas, tornando a viagem para lá arriscada. Como não há mais nada a fazer neste local, volte a Astana.
De volta em Astana, use Ursula para convencer os guardas a liberarem a passagem pelas escadas. Desça e siga pelo caminho até sair do outro lado do canhão. Mais adiante, você encontrará um edifício grande. Entre e prepare-se para enfrentar alguns monstros.
Depois de derrotar os inimigos, explore o local, que se parece com a área onde Ryu foi capturado antes. Siga em frente até a cortina e entre pela porta à direita. Converse com os guardas caídos no caminho e use o elevador para acessar outra área.
Objetivo: Alcançar a ponte de madeira do outro lado. Use os interruptores para abrir e fechar os portões de madeira, liberando a passagem. No final, você encontrará um órgão gigante vivo. Utilize a espada de Ryu na artéria principal para ativar uma cena com Elina, que lhe dirá que apenas a espada Divine Metal, nas mãos de Yunna, pode destruir o órgão.
Volte para Astana e desça ao sul até o Posto de Fiscalização (o próximo local habitado antes da passagem da rodovia).
Encontrando yunna no posto de fiscalização
No posto de fiscalização, use Ursula para pedir aos guardas que abram o portão. Encontre Yunna e desafie-o; ele fugirá, mas deixará a Divine Metal. Equipe Ryu com a espada e retorne a Astana. No caminho de volta ao órgão vivo, os inimigos estarão mais fortes, então proceda com cautela.
Ao chegar ao órgão vivo, use a Divine Metal na artéria para destruí-la. Suba pelo órgão até uma passagem que leva a outra sala. Pegue o item no baú e avance até uma cabana onde Yunna estará. Ele dirá que Elina está dentro da cabana.
Revelações sobre elina
Ao entrar na cabana, você encontrará Elina deitada em uma cama. Ela pedirá que Ryu deixe a espada e saia, permitindo que Cray fique com ela. Após a saída de Ryu, uma cena entre Cray e Elina se desenrola.
Cena com Cray e Elina: Elina revela que era noiva do príncipe de Rudia, mas rompeu o noivado ao se apaixonar por Cray. Embora deseje ficar com ele, ela explica que isso é impossível. Neste momento, Yunna aparece e revela a verdadeira razão: Elina foi amaldiçoada e seu corpo foi fundido ao canhão de Astana. O órgão gigantesco que você encontrou anteriormente é, na verdade, parte dela. Yunna, então, levanta o lençol, revelando a horrível verdade a Cray.
Em um ato de desespero, Cray avança contra Yunna, mas ele foge. Pouco depois, Elina pede a Cray que a liberte de seu sofrimento usando a Divine Metal para matá-la. Inicialmente, Cray hesita, mas por fim aceita.
Do lado de fora, o grupo ouve um grito de dor e libertação, encerrando essa cena intensa.
Caminho para o final
Saia de Astana e assista ao evento no acampamento, onde Nina está triste e o grupo sente o impacto da perda de Elina para Cray. Na manhã seguinte, siga para a rodovia; o bloqueio não estará mais lá, e, ao atravessar, você terá acesso ao mapa mundial novamente. Agora, siga em direção à Capital Imperial.
Capital imperial
Ao chegar à Capital Imperial, você verá a cidade devastada pelo poder de Fou-Lou. Aproveite a área que ainda está intacta para comprar suas últimas armas e itens — compre o máximo que puder. Descanse na hospedaria e salve o jogo. Depois, siga para a parte destruída da cidade e passe pelas paredes em ruínas. Dirija-se ao lado leste, onde encontrará soldados sendo atacados por um cavalo. Prepare-se para uma batalha difícil.
Chefe Ata
Este é um dos chefes mais difíceis do jogo, então é recomendado que esteja no nível 40 ou 45 para aumentar suas chances de sobrevivência. Transforme Ryu em um dragão poderoso e use Nina para manter o grupo abastecido de energia. Após vencer o chefe, um soldado agradecido falará com Ursula, explicando que o Imperador (Fou-Lou) está destruindo a cidade e é imortal. Continue pelo caminho até a entrada do Castelo Imperial.
Castelo imperial
Assim que entrar no castelo, você encontrará o cavalo guardião, que o transportará diretamente ao 5º andar do palácio. Sua primeira missão é coletar as três etiquetas (azul, amarela e vermelha) que desbloqueiam as áreas lacradas pelo Imperador. Comece pela primeira etiqueta.
1ª Etiqueta
Vá até a sala de salvar e use o Mestre no guarda-roupa para derrubar a chave. Use essa chave para abrir o portão trancado e desça até o 4º andar. Siga para o leste e continue descendo as escadas para alcançar o 3º andar. Encontre a biblioteca e avance pelo caminho ao norte, depois ao sul, e novamente ao norte, descendo em direção ao 2º andar.
Continuação no 2º andar
Dirija-se à saída oriental e, no corredor a noroeste, você encontrará uma segunda biblioteca. Desça os degraus ao oeste e chegará ao 1º andar. A partir daqui, siga pelo corredor até encontrar o dragão guardião.
Dragão nyuto
Este chefe é extremamente difícil, especialmente por causa de seu ataque que causa morte instantânea. Para enfrentá-lo, transforme Ryu em dragão e use Nina para recarregar ou reviver personagens que forem derrotados (Scias também pode reviver). Use Ursula e Cray para combinar ataques em combos poderosos. Após a vitória, Nyuto deixará a etiqueta azul; pegue-a e salve o jogo na sala ao lado.
Em seguida, pegue o elevador para o 5º andar, onde encontrará alguns itens. Destranque a porta próxima à sala de save, suba as escadas até o 3º andar e destranque outra porta fechada. Depois, vá para o andar B1 usando o outro elevador.
2ª etiqueta
No andar B1, desça as escadas até o B2. Procure uma sala com escadas de mão e suba até retornar ao B1. Siga para o sul e acione o interruptor para abrir o caminho. Desça as escadas novamente e colete a etiqueta amarela. Continue em direção ao sul e saia pela passagem ao final.
3ª etiqueta
Retorne ao andar B1 e abra as portas opostas ao caminho que usou para pegar a 2ª etiqueta. Desça as escadas centrais e siga até uma passagem bloqueada por uma barreira. Use a etiqueta amarela para abrir a passagem e continue até o andar B3. Depois de explorar o andar, você encontrará a etiqueta vermelha.
Agora, volte ao 1º andar, salve o jogo e vá para o andar B3 usando o elevador central, desbloqueando-o com a 3ª etiqueta. Desça as escadas e siga em frente até encontrar o templo. Entre para o confronto final.
Confronto final
Ao entrar no templo, Fou-Lou estará esperando e atacará seus companheiros. Aproxime-se dele, e Ryu o atacará com sua espada. No entanto, é apenas uma ilusão de Fou-Lou, e logo seus companheiros se recuperam. Siga pelo caminho atrás do trono e prepare-se para a batalha real contra Fou-Lou.
Batalha contra Fou-Lou
Ryu enfrentará Fou-Lou sozinho. Mantenha o HP de Ryu acima de 1400, pois Fou-Lou aplicará um ataque muito poderoso após alguns turnos, encerrando a batalha.
Após a luta, Nina ajuda Ryu, e Fou-Lou começa a refletir sobre o passado do grupo e o ódio presente no mundo. Ele afirma que a destruição de todos seria a única forma de acabar com esse ódio. Durante a conversa, Fou-Lou faz algumas perguntas; responda “Concordar” para a primeira e “Discordar” para a segunda.
Nina, então, tenta mostrar a Fou-Lou que, apesar dos problemas, o mundo ainda é cheio de momentos felizes e de pessoas com bom coração. Nesse momento, Fou-Lou lembra da jovem que o socorreu e faz a pergunta final, que determinará o final de Breath of Fire IV.
Finais possíveis
Final ruim
Responda “Sim” (1ª opção). Você controlará o Dragão da Eternidade, que enfrentará seu próprio grupo. Este dragão é invencível, pois regenera 9999 HP por turno, resultando em um final triste.
Final bom
Para alcançar o final bom, responda “Não”. Isso irrita Fou-Lou, que envia contra você o Dragão Tirano.
Batalha contra o dragão tirano
HP: 60.000
Essa batalha é difícil, então mantenha Ryu, Cray e Nina na linha de frente. Use Ryu para ataques de dragão, Cray para lançar magias de proteção como Shield nos primeiros turnos, e Nina para recarregar o grupo. Quando os membros da linha de frente estiverem fracos, substitua-os por Ursula e o Mestre no ataque, e Scias para curar ou reviver.
Batalha contra o dragão espiritual
HP: 60.000
Este é o chefe mais difícil do jogo. Use a mesma estratégia, mas, toda vez que ele usar o ataque que reduz o HP do grupo para 1, troque a equipe da linha de frente pela reserva e use itens ou magias de cura total de Scias ou Nina para recuperar o grupo.
Ao final da batalha, Ryu obtém o poder de Fou-Lou, e uma cena mostra sua jornada pelo mundo de Breath of Fire