Detonado Legacy of Kain: Soul Reaver Playstation 1 (PS1)

Detonado Legacy of Kain: Soul Reaver Playstation 1 (PS1)

Imagem: Crystal Dynamics

Legacy of Kain: Soul Reaver é um aclamado jogo de ação e aventura lançado pela Crystal Dynamics em 1999 para o PlayStation 1 (PS1).

Este clássico cult combina uma narrativa envolvente com jogabilidade desafiante, tornando-se um marco para os fãs de jogos de ação e aventura.

A história acompanha Raziel, um vampiro ressuscitado que se torna um ceifador de almas, em sua busca por vingança contra seu mestre, Kain. Ao longo da jornada, Raziel explora diferentes dimensões e enfrenta uma série de desafios e inimigos em um mundo sombrio, desvendando os segredos de sua existência.

DETALHES DO DETONADO EM ANDAMENTO

Este detonado de Soul Reaver servirá como um guia completo para ajudá-lo a navegar por todas as fases do jogo. Aqui, você encontrará dicas valiosas para derrotar os inimigos mais difíceis, resolver quebra-cabeças e utilizar ao máximo as habilidades únicas de Raziel. Com este guia de Soul Reaver (PS1), você poderá explorar cada detalhe do jogo e superar todos os obstáculos sem dificuldades.

Atenção: Ao final dessa série de vídeos, faremos um sorteio de key para o jogo Middle-earth: Shadow of Mordor - Game of the Year Edition! Não perca a chance de ganhar e fique atento às regras do sorteio que serão divulgadas nos vídeos do YouTube.

Soul Reaver é o segundo jogo da renomada série Legacy of Kain. Se você jogou o primeiro título da franquia, Blood Omen, sabe que a história foca em Kain, o nêmesis de Raziel. Se você ainda não completou Blood Omen, pode ter perdido algumas informações cruciais para entender melhor o contexto de Soul Reaver. Não se preocupe, vou atualizá-lo com os pontos mais importantes para você seguir sem perder o fio da meada.

Aviso: grandes spoilers do primeiro jogo a seguir. Se você não terminou Blood Omen, é altamente recomendado que conclua o primeiro jogo antes de continuar, seja aqui ou em Soul Reaver (PS1). Não vou comentar sobre os eventos de Soul Reaver 2 ou Blood Omen 2, então esses títulos ficam para sua própria experiência. Caso precise de ajuda ou queira continuar, estarei sempre à disposição para orientá-lo!

Nosgoth

Detonado Legacy of Kain: Soul Reaver Playstation 1

Nosgoth é o cenário central onde se desenrolam os eventos de todos os jogos da série Legacy of Kain. Embora o nome "Nosgoth" seja frequentemente citado, não há referência a outras terras ou regiões, sugerindo que o restante do mundo pode ser uma terra desolada, sem vida ou relevância. Esse cenário sombrio e desolado serve como pano de fundo para a trama complexa e cheia de reviravoltas da série.

Controles Gerais

  • Botão START: Pausar/retomar o jogo
  • Botões Direcionais: Selecionar item no menu
  • Botão X: Confirmar seleção no menu

Controles de Gameplay

  • D-Pad ou Analógico Esquerdo: Mover Raziel
  • Botão X: Pular / Nadar
  • Botão L1 + Botão X: Pulo alto / Aceleração na água
  • Pular + Segurar o Botão X: Planar
  • Botão Quadrado: Botão de Ação (usos múltiplos)
  • Botão Triângulo: Executar um movimento fatal / Disparar projéteis
  • Botão Círculo: Devorar alma
  • Botão L1: Agachar / Caminhar de joelhos
  • Botão R1: Esquivar / Orientação automática
  • Botão L2 + Botão R2: Modo de olhar ao redor
  • Botão L2 ou R2: Girar a câmera
  • Botão SELECT: Acessar o menu de Magias Glyph

Habilidades

Atravessar Portões

Obtido de: Melchia

Execução: Enquanto estiver no Plano Espectral, pressione contra um portão até que Raziel o atravesse.

Descrição: Esta habilidade permite que Raziel atravesse barreiras como portões, grades, cercas, entre outros. Objetos completamente sólidos não podem ser atravessados. Pode ser usada apenas no Plano Espectral.

Escalar Paredes

Obtido de: Zephon

Execução: Pressione X para saltar em uma superfície escalável, mova-se com o D-Pad e pressione X novamente para saltar para fora.

Descrição: No Plano Material, encontre uma parede escalável (com fendas onde Raziel pode se agarrar) e salte sobre ela. Durante a escalada, Raziel não pode combater.

Projéteis de Froça

Obtido de: Morlock

Execução: Mantenha TRIÂNGULO pressionado para formar o projétil. Pode-se mirar segurando L2 + R2 e usando o D-Pad. Solte TRIÂNGULO para lançar o projétil.

Descrição: Os projéteis de Força podem ser usados quando nenhuma arma está equipada. Eles empurram inimigos e objetos ou quebram itens, como janelas. O projétil em si causa pouco dano.

Nadar

Obtido de: Rahab

Execução: Mantenha X pressionado para nadar a uma velocidade constante. Toque repetidamente em X para nadar mais rápido. Enquanto nada, segure R1 para virar com mais precisão. Pressione L1 e depois X para saltar para fora da água.

Descrição: Nadar impede Raziel de entrar no Plano Espectral imediatamente quando imerso na água. As técnicas de combate são limitadas, e Raziel é mais facilmente ferido. A habilidade de nadar permite que Raziel alcance novas áreas que antes estavam inacessíveis.

Constrição

Obtido de: Dumah

Execução: Circule ao redor de um objeto ou inimigo. Após uma revolução, Raziel começará a formar uma faixa de energia. Após duas revoluções, o objeto ou inimigo será constrito.

Descrição: Esta habilidade é quase completamente inútil como arma contra inimigos, mas é essencial para resolver alguns quebra-cabeças. Não é possível constritar objetos no Plano Espectral.

Códigos e Segredos

Fazer humanos adorarem Raziel

Durante o capítulo da Necrópole, você encontrará um caçador de recompensas humano. Não o ataque de forma alguma; simplesmente salte sobre ele. De fato, nunca machuque nenhum humano. O próximo humano que você encontrar, e todos os seguintes, começarão a se ajoelhar e adorá-lo como seu salvador dos vampiros. Disseram-me que é possível matá-los com Glifos e eles ainda irão adorá-lo, mas você não pode atingi-los diretamente. Isso é muito útil ao visitar a Cidadela Humana, pois eles não oferecerão resistência.

Códigos

Todos esses códigos podem ser inseridos após pressionar Pause e enquanto segura L1 ou R1.

  1. Ter Saúde Máxima: Direita, Círculo, Baixo, Cima, Baixo, Cima
  2. Ter Energia Máxima: Triângulo, Direita, Baixo, Direita, Cima, Triângulo, Esquerda
  3. Recarregar Saúde e Energia: Baixo, Círculo, Cima, Esquerda, Cima, Esquerda (nota: Você deve entrar no menu de glifos e depois pausar)
  4. Ter Todas as Habilidades: Cima, Cima, Baixo, Direita, Direita, Esquerda, Círculo, Direita, Esquerda, Baixo
  5. Habilidade de Atravessar Portões: Baixo, Círculo, Círculo, Esquerda, Direita, Triângulo, Cima
  6. Habilidade de Escalar Paredes: Triângulo, Baixo, L2, Direita, Cima, Baixo
  7. Habilidade de Projétil de Força: Esquerda, Direita, Círculo, Esquerda, Direita, Esquerda
  8. Habilidade de Constrição: Baixo, Cima, Direita, Direita, Círculo, Cima, Cima, Baixo
  9. Glifo de Fogo: Cima, Cima, Direita, Cima, Triângulo, L2, Direita
  10. Glifo de Força: Baixo, Esquerda, Triângulo, Baixo, Cima
  11. Glifo de Pedra: Baixo, Círculo, Cima, Esquerda, Baixo, Direita, Direita
  12. Glifo de Som: Direita, Direita, Baixo, Círculo, Cima, Cima, Baixo
  13. Glifo de Luz Solar: Esquerda, Círculo, Esquerda, Direita, Direita, Cima, Cima, Esquerda
  14. Glifo de Água: Baixo, Círculo, Cima, Baixo, Direita
  15. Trocar de Plano a Qualquer Momento: Cima, Cima, Baixo, Direita, Direita, Esquerda, Círculo, Direita, Esquerda, Baixo
  16. Obter Soul Reaver: Baixo, Triângulo, L2, Direita, Direita, Baixo, Baixo, Esquerda, Triângulo, Baixo, Direita
  17. Obter Fire Reaver: Triângulo, Direita, Baixo, Círculo, Cima
  18. Obter Aerial Reaver: X, Direita, Cima, Cima, Triângulo, Esquerda, Esquerda, Direita, Cima
  19. Obter Kain Reaver: X, Círculo, Direita, Triângulo, Esquerda, Esquerda, Direita, Cim (nota: Este código pode não funcionar sempre)

Enredo

Aviso: Esta seção contém grandes spoilers de Soul Reaver. Se você ainda não jogou o jogo ou prefere não estragar a experiência, recomendamos que não continue lendo.

Introdução

A história de Soul Reaver começa nas ruínas dos Pilares de Nosgoth, onde Kain transformou o Pilar do Equilíbrio em seu trono. Os líderes dos clãs vampiros, conhecidos como os tenentes de Kain, estão reunidos ao redor dos pilares quando Raziel entra na cena. Ele se ajoelha diante de seu mestre, que está sentado em seu trono, e revela sua mais recente evolução: o dom das asas.

Kain, surpreso com essa evolução, se aproxima de Raziel para inspecioná-lo, mas logo percebe que Raziel superou Kain no processo de evolução dos vampiros. Tomado por raiva e ciúmes, Kain arranca as asas de Raziel, deixando-o arruinado. Em seguida, os irmãos de Raziel o arrastam até o Lago dos Mortos, um lugar infernal reservado para os fracos e traidores.

Sob as ordens de Kain, Raziel é jogado no lago, onde é morto pelo tormento das águas corrosivas, que se assemelham a ácido. Sem uma noção clara de tempo, Raziel desperta de sua morte, horrivelmente transformado pelas marcas das queimaduras, dando início à sua jornada de vingança.

Treinamento

Uma voz misteriosa, conhecida como O Ancião, se comunica com Raziel e revela a ele uma oportunidade de redenção – ou, se preferir, vingança. O Ancião instrui Raziel a matar Kain e pôr fim ao seu império, afirmando que o motivo para tal missão está relacionado ao ciclo natural de vida e morte de Nosgoth, interrompido por Kain. O Ancião, que é sustentado pelas almas de Nosgoth, não pode mais cumprir seus destinos, uma vez que Kain quebrou esse ciclo. Agora, Raziel é o devorador de almas, o "Soul Reaver" do Ancião.

O Ancião apresenta a Raziel os Portais de Distorção, que são únicos e que somente ele pode acessar. Esses portais permitem a Raziel viajar grandes distâncias e explorar diferentes dimensões. Embora Raziel ainda sinta fome, o desejo de sangue não o consome mais da mesma forma que antes. Em seu estado imortal, ele agora deve devorar almas para se sustentar e continuar sua jornada.

A jornada de Raziel segue de forma linear, com poucos desvios. Ele continua sua exploração pelo Plano Espectral, onde encontra o primeiro Portal Planar, permitindo-lhe se manifestar no Plano Material. À medida que avança, Raziel fica chocado ao perceber quanto tempo se passou e como tudo mudou. Os vampiros jovens, antes conhecidos por ele, agora o repulsam. Até mesmo o trono de Kain, o Santuário dos Clãs, está em ruínas.

Raziel segue em frente, retornando ao Lago dos Mortos, onde sente uma grande curiosidade sobre o destino de seu próprio clã durante sua longa ausência.

Necrópole

Raziel retorna ao seu antigo território e descobre que todo o seu clã foi destruído por Kain, provavelmente logo após sua própria morte. Ele segue em direção ao território do próximo clã, o de Melchia, seu irmão mais novo. Lá, Raziel encontra os vampiros Melchahim, uma raça debilitada que mal consegue conter a própria carne.

Primeiros Passos na Necrópole

Logo no início, você encontrará dois vampiros próximos a uma fogueira. Elimine-os e siga para a direita, em direção à porta de ferro. Ao subir o morrinho, haverá uma cena próxima a um cemitério. Continue subindo e elimine o inimigo, se necessário.

Após derrotá-lo, observe que há um bloco à direita. Arraste-o para o outro lado, ajustando a posição com L2 + R2 para garantir que o posicionamento esteja correto. Você precisará subir ali para prosseguir.

Explorando o Santuário de Melchia

Após subir, você encontrará uma cena reveladora sobre o irmão de Raziel, Melchia, e um painel de pedra à direita sendo venerado.

Suba a rampa ao lado do painel de pedra com a imagem de Melchia. Se seguir pelo lado esquerdo, encontrará um portão de ferro no topo da escada. Atravesse-o e desça para um checkpoint.

Saia pela porta e continue até o final, onde estará de frente para um lago. Você precisará atravessá-lo, mas tome cuidado para não cair, ou terá que recomeçar.

Após passar pelo portão de ferro depois da escada, elimine os dois inimigos ou siga direto para a porta à frente, se preferir.

No salão com um corpo carbonizado, vá para o mundo espectral e suba pela parede que aparecerá. Atravesse o salão e volte para o mundo material. Mova o bloco para abrir o portão. Pule na ponte pelo lado esquerdo para levantar o lado direito (isso será útil mais tarde).

Desafios no Caminho

Siga em frente e mova o bloco para o outro lado da câmara. Fique atento aos vampiros que surgem do chão. Encaixe o bloco corretamente para abrir a porta. Em seguida, vá novamente para o mundo espectral, suba pela parede e retorne à parte superior, agora indo pelo lado direito onde o lado foi levantado antes. Volte para o mundo material.

Na próxima saleta, você encontrará dois blocos empilhados no lado direito. Puxe o bloco superior até a abertura na parede. Desça o bloco inferior e gire-o até que o símbolo coincida com o primeiro. Use L1 e depois Quadrado para ajustá-lo corretamente. Isso abrirá o portão, permitindo que você siga adiante.

Avançando na Necrópole

Adiante, passe pela porta dupla e empurre o bloco avermelhado antes de descer. Após descer, puxe-o até o corredor e arraste outro bloco idêntico. Coloque-os um sobre o outro, utilizando L1 e Quadrado.

Suba e passe pelo corredor, eliminando o vampiro, e siga à direita até o portão de ferro. Entre e enfrente três inimigos no corredor. Continue até encontrar uma grande máquina, onde será necessário descer pelo elevador localizado em uma das extremidades.

A Grande Sala de Máquinas

Na bifurcação, tanto à direita quanto à esquerda levarão ao mesmo local. Mate os inimigos no caminho e siga até a grande sala de máquinas. Nessa sala, acione a alavanca em uma das extremidades. Em seguida, vá para o outro lado e ative a segunda alavanca para fazer a máquina funcionar.

Retorne pelo mesmo caminho até o elevador. Ao subir, puxe a alavanca à frente do elevador, para que o mecanismo no meio do saguão desça um pouco. Desça em direção ao mecanismo e siga para a esquerda, onde há uma passagem secreta. Continue até chegar a uma sala menor.

Desça em direção ao mecanismo e siga para a esquerda, onde há uma passagem escondida. Desça e continue pelo caminho até chegar a uma sala menor. Ignore o caminho bloqueado à frente e suba, movendo as tochas até as partes de madeira, o que fará a plataforma descer mais um pouco.

Quando descer até a plataforma novamente, posicione as tochas no centro da plataforma, seguindo as marcações no chão (não tem erro). Após posicionar as quatro tochas, a plataforma cairá definitivamente.

Siga em frente, descendo pelo corredor até que o portão de ossos se feche e um diálogo seja iniciado. Raziel continua sua jornada e, nas profundezas do clã Melchahim, encontra uma grande máquina. Ele avança até chegar à entrada do covil de seu irmão. Ao entrar numa sala circular com uma enorme lâmina no centro, Raziel encontra Melchia – um vampiro que outrora foi glorioso, mas agora se transformou em um monstro, com a carne deformada e mal contida.

Melchia já parece estar à espera de Raziel. Ele declara que Raziel deve morrer por ordem de Kain.

Estratégia de Luta Contra Melchia

A luta é simples: use a parte superior das celas de ossos para pular e acionar a alavanca. Quando Melchia passar por baixo, solte a alavanca para golpeá-lo. Repita o processo duas vezes. Após isso, Melchia ficará ensanguentado. Atraia-o para a grande jaula e, assim que ele estiver dentro, puxe a alavanca localizada no altar onde o vimos pela primeira vez.

Raziel então ativa a manivela que solta a lâmina. Antes de dar o golpe final, ele questiona Melchia sobre o paradeiro de Kain. Melchia responde que Kain só se revela quando deseja. Após sua morte, Melchia pronuncia uma última frase: "Estou liberto."

Consumindo a Alma de Melchia

Raziel consome a alma de Melchia e recebe do Ancião a habilidade de atravessar portões e barreiras. Usando esse novo poder, que funciona apenas no mundo espectral, Raziel sai das profundezas do covil de Melchia e retorna ao Santuário dos Clãs através do caminho que você já percorreu.

Santuário dos Clãs

Agora, com a habilidade de atravessar portões, Raziel invade a fortaleza do Santuário dos Clãs e adentra os Pilares de Nosgoth, o trono de Kain. Para isso, volte via portal, se possível, para um pouco antes do Lago do Sacrifício. Em vez de seguir à esquerda, vá para a direita e use o seu poder para atravessar a grade. Ali, pegue o primeiro artefato, que, quando completo, permite que você permaneça mais tempo no plano Material ao retornar do plano Espectral. Caso não tenha percebido, no mundo real você perde vida, enquanto no plano espectral você a recupera.

Enfrentando Espíritos e Desbloqueando o Caminho para Kain

Avance pelos portões até encontrar dois espíritos. Derrote-os e volte para o mundo Material. Após uma breve cena, enfrente os inimigos e, em seguida, lance-os no lago ao redor da ponte para imobilizá-los. Continue em frente e não se preocupe em derrotar todos os inimigos. Passe por duas grades e depois volte para o plano Material para entrar pela porta. Lá, Raziel encontra Kain e o acusa de destruir seu clã. Em resposta, Kain o amaldiçoa e reage com uma risada zombeteira.

Encontro com Kain e a Batalha Final

Kain explica que Raziel não tem o direito de falar sobre consciência, pois o destino de Nosgoth foi alterado por suas próprias decisões. Ele afirma que o outrora glorioso império está em ruínas, assim como o próprio Santuário dos Clãs, que já não possui utilidade — assim como Raziel.

Kain empunha a Soul Reaver e começa a se teleportar, atingindo Raziel com sua poderosa energia. Raziel é imediatamente enviado de volta ao plano Espectral, mas retorna repetidamente para enfrentá-lo. Após três golpes, Kain se cansa do confronto e desfere um golpe final em Raziel. No entanto, a lâmina da Soul Reaver se parte ao atingi-lo.

Sem demonstrar surpresa, Kain comenta que isso é apenas mais um passo em direção aos seus destinos e desaparece. No plano Espectral, Raziel adquire a Soul Reaver em sua verdadeira forma: uma lâmina espectral. O Ancião explica que, a partir de agora, Raziel e a Soul Reaver estarão unidos — a Lâmina de Almas e o Ceifador de Almas.

A Reunião com Ariel e a Revelação sobre Kain

Enquanto isso, Ariel, a antiga Guardiã do Pilar do Equilíbrio, revela-se a Raziel. Não mais presa eternamente aos Pilares como uma simples observadora, ela agora fala diretamente com ele. Ariel explica que Kain recusou o sacrifício necessário para restaurar Nosgoth e, em vez disso, condenou o mundo ao corromper o Pilar do Equilíbrio em sua essência. Ela oferece conselhos a Raziel, que segue em direção ao território de seu irmão Zephon.

Catedral Silenciada

Para iniciar sua jornada até a Catedral Silenciosa, volte para o ponto onde você primeiro alterou para o Plano Material, em um círculo de ruínas. Para facilitar, retorne ao Portal do Submundo e siga o caminho até o Portal Planar.

Não mude para o Plano Material; ao invés disso, atravesse o portão à sua frente. Siga o caminho até chegar à Catedral Silenciosa, que está rodeada por um fosso. Vá para a direita e ignore o caminho na rocha perto da ponte levadiça. Você encontrará um Portal Planar que pode ser usado para voltar ao Plano Material.

Explorando a Catedral Silenciosa

Agora, siga o caminho atrás da ponte levadiça e suba pelas saliências até chegar a outra sala com um Portal de Teletransporte. Esse portal será conhecido como "Portal de Teletransporte 4 - Catedral Silenciosa". (Sim, sabemos que o Portal de Teletransporte 3 ainda não está listado, mas você chegará a ele em breve). Ative o portal e retorne à ponte levadiça da Catedral Silenciosa para encontrar uma porta com o design da Soul Reaver e um buraco no centro, onde você deve inserir a espada.

Agora, você encontrará seu primeiro vampiro Zephonim, uma criatura mais parecida com uma aranha do que com um humano. Esses vampiros têm a habilidade de escalar paredes e tetos, então fique atento para não ser pego de surpresa. Mude para o Plano Espectral e atravesse o portão.

Uma vez dentro, siga para a direita, pule sobre o abismo e, em seguida, mude para o Plano Material através do Portal Planar. Pule novamente sobre o abismo (que está cheio de água) e derrote o vampiro Zephonim. Faça um Super Salto para o nível superior e elimine o próximo vampiro. Continue avançando e passe pelas portas duplas de madeira.

Chegada à Cidade e Entrada da Catedral

Agora, você estará em uma pequena cidade com torres, e verá uma cena mostrando a entrada para a Catedral Silenciosa. Olhe para a direita para ver várias saliências, que servem como escadas para o telhado de um dos prédios. Olhe para a direita novamente para ver um caminho esculpido nas paredes. Pule ou plane sobre ele e siga o caminho até outra parte da cidade.

Comece pulando para o telhado do prédio mais baixo à sua direita. Em seguida, realize um Super Salto para alcançar a saliência à esquerda do prédio. Suba até o telhado desse prédio e vire-se para observar outro edifício com uma varanda e grade. A entrada da Catedral Silenciosa estará à sua vista.

Pule para a rampa e siga em direção à entrada. Ao se aproximar, você verá um vampiro Zephonim enrolando uma vítima humana em um casulo. Pule para baixo e mate-o. Faça um Super Salto até a próxima saliência e continue subindo até um pequeno quarto com grandes portas — a entrada oficial da catedral. Você verá uma cena que revela a história da catedral.

Raziel explica que a Catedral Silenciosa foi originalmente uma arma sagrada criada pelos humanos durante o império de Kain. Seus enormes tubos foram projetados para emitir um hino mortal que destruía vampiros. No entanto, Zephon e sua prole silenciaram a catedral, impedindo que cumprisse sua função original.

Mude para o Plano Espectral para observar os tubos se retorcendo. O tubo à esquerda cria um caminho conveniente para Raziel. Pule nele e use-o para alcançar os níveis superiores. Use o Portal Planar no topo e pule para a saliência. Em seguida, salte sobre o abismo até a próxima saliência e continue até encontrar uma porta de madeira.

Siga o caminho até encontrar um interruptor próximo a uma chama. Ative-o e uma plataforma descerá para um pequeno nicho. Pule nela e ela descerá ainda mais, travando na posição. Vá até a segunda porta de madeira e desça a rampa até um portão.

Mate o vampiro Zephonim que guarda o portão e mude para o Plano Espectral para atravessar o portão para o outro lado. No canto superior direito, você encontrará um Portal Planar em uma pequena saliência. Use-o para voltar ao Plano Material.

Observe que os blocos têm figuras. Deve ser bastante óbvio que você precisa combinar as figuras com os buracos correspondentes. No entanto, isso deve ser feito com cuidado porque um dos blocos (do lado direito) deve ser levantado. Então, pegue um dos blocos, arraste-o e vire o bloco com o corpo e dois braços direitos sobre o outro bloco.

Ah, mas espere! Você precisa posicionar o bloco de maneira que, ao virá-lo, a figura fique na direção correta. Isso pode levar algum tempo se você não for muito bom em visualizar as coisas. Agora, quando a figura estiver correta e em cima do outro bloco, empurre-o para o buraco levantado.

Uma vez que esse bloco esteja seguro no nicho elevado, você pode simplesmente empurrar os outros 3 blocos para seus buracos correspondentes sem se preocupar mais com nichos elevados. Alguns vampiros Zephonim podem aparecer de tempos em tempos, então tome cuidado.

Após colocar todos os blocos no lugar, uma saliência sairá da parede com um interruptor. Mude para o Plano Espectral, atravesse o portão e retorne ao Plano Material. Volte pela porta de madeira e siga até a primeira porta de madeira que você encontrou anteriormente.

Pule na plataforma e ative o interruptor para baixar outra plataforma, como a primeira. Volte e pule nela para travá-la na posição. Os ventiladores abaixo começarão a funcionar, empurrando ar para cima dentro da catedral. Pule da saliência e caia nos ventiladores abaixo.

Agora, pule no ar e planando em um só lugar (não se mova em nenhuma direção). O ar irá carregá-lo mais para cima na catedral (você pode segurar R1 para desacelerar sua subida). Você verá uma curta cena onde Raziel pousa em uma saliência. Siga o caminho ao redor e você verá uma porta de madeira emoldurada em vidro.

Passe pela porta e entre na próxima porta de madeira à sua esquerda. Aqui você encontrará seu primeiro seguidor humano. Mate-o sem piedade (isso não afeta seu status de messias, caso esteja se perguntando; veja códigos e segredos para mais detalhes) e prossiga para uma grande área cercada por um portão.

Mude para o Plano Espectral e atravesse o portão. Do outro lado da sala, você encontrará um grande nicho com um Portal Planar para voltar ao Plano Material. Este quebra-cabeça de blocos é um pouco diferente do que você viu até agora.

Você notará que os blocos têm buracos. Dois deles têm buracos que os atravessam completamente, um tem um buraco curvado e outro tem 3 buracos formando um "T". Primeiro, separe a grande pilha de blocos arrastando-a até o nicho e empurrando cada bloco até que nenhum fique empilhado.

Agora, observe que os buracos na parede também têm canos no centro, como os blocos. Você precisa combinar um bloco com o buraco correto para conectar todos eles. Lembre-se de que pode ser necessário virar os blocos para posicioná-los corretamente. Você saberá que colocou o bloco corretamente ao ouvir um clique quando ele se encaixar no buraco.

Uma vez que todos os blocos estejam nos buracos corretos e todos os canos conectados, você verá uma das quatro coberturas de vidro se quebrar em alguns objetos com alças (chamados de pesos, por falta de um termo melhor). Mude para o Plano Espectral e atravesse o portão de volta para o corredor.

Continue subindo a rampa, ignorando o sino grande por enquanto, e entre em outra porta de madeira. Mate os dois adoradores e você encontrará um quebra-cabeça idêntico ao anterior. Você saberá que completou uma parte quando começar a ouvir música sendo tocada e não conseguir mais mover os blocos.

Uma vez que todos os blocos estejam no lugar, outra cobertura de vidro se quebrará, liberando mais um peso para ser girado (falaremos sobre isso em breve). Novamente, mude para o Plano Espectral, atravesse o portão, mude para o Plano Material e passe pela porta de madeira de volta para o corredor. Olhe para o lado direito da parede para ver uma manivela acima de um dos canos, você voltará aqui em breve.

Volte e toque o sino no nicho no caminho para baixo. Agora, nesta grande área aberta, olhe para a direita por um caminho lateral onde haverá outro sino. Toque esse sino e você verá o vidro se quebrar devido ao ruído. Volte para onde você viu a manivela no topo do caminho onde o vidro acabou de se quebrar.

Ao ativar a manivela, uma passagem será revelada, mas ela se fechará rapidamente, não dando tempo para Raziel alcançá-la. Para contornar isso, ative a manivela e mude rapidamente para o Plano Espectral. Lembre-se de que o tempo é congelado nesse plano. Agora, pule/plane pelo grande buraco que o vidro bloqueava. Vá para onde você tocou o segundo sino e siga para a direita pelo caminho lateral, onde ainda estará aberto.

Use a roda à direita para abrir permanentemente o caminho, depois suba à esquerda e use o Portal Planar para voltar ao Plano Material. Passe pela porta de madeira e pule sobre o abismo até outra porta do outro lado. Neste túnel, mate os Adoradores e siga para a próxima área, onde dois vampiros Zephonim aguardam. Mate-os e olhe para o Power-Up de Saúde preso dentro de uma prisão de vidro.

Olhe para a direita para ver um portão e mude para o Plano Espectral para atravessá-lo para o outro lado. Você estará em outra sala de quebra-cabeças com um pequeno nicho do outro lado com um Portal Planar para voltar ao Plano Material. Combine as figuras em todos os blocos e coloque-os nos buracos corretos. Mais uma vez, você saberá que colocou o bloco no lugar certo quando ouvir um clique.

Depois de posicionar corretamente os 4 blocos, outros 4 cairão no centro para completar o mural e abrir a prisão de vidro que contém o Power-Up de Saúde. Volte para onde a parede se abriu perto do 2º sino e você verá um pequeno caminho descendo para uma sala com um cano enrolado ao redor da sala. Esse cano serve como um caminho para cima, onde você chegará a um corredor com canos em ambos os lados.

Pegue a primeira à esquerda e você chegará a uma grande área com os pesos, dois dos quais ainda estão cobertos por vidro. Mude para o Plano Espectral e atravesse o portão à sua esquerda. Volte para o Plano Material no Portal Planar e siga pelo caminho à esquerda. Aqui, você verá três tampas de ar que criam uma nota.

Você precisa abrir a combinação certa das duas tampas. Abra a do meio e a da direita, e verá uma das coberturas de vidro se quebrar. Agora volte ao portão e escolha o caminho à direita, onde encontrará outro conjunto de três tampas. Abra também a do meio e a da direita para quebrar a última cobertura de vidro.

Volte aos 4 pesos e gire cada um usando o botão Quadrado. Você verá o enorme ventilador ativar, permitindo que Raziel viaje mais fundo na Catedral Silenciosa. Pule e plane como fez com o primeiro ventilador grande; no entanto, você não irá tão longe. Tente pousar em um dos canos na parede e empurre uma seção do cano para conectá-la com as outras partes.

Faça isso com dois dos canos e depois pouse no caminho com os dois canos em ambos os lados. Você chegará a uma sala onde verá uma cena que mostra o que você precisa fazer. Primeiro, elimine os dois vampiros Zephonim e, em seguida, gire os dois pesos para mover a parede. Agora, pule na plataforma à direita dos pesos (perto da entrada) e depois para a plataforma mais alta ao lado do conjunto de três canos conectados.

Esses canos serão importantes mais tarde, mas por agora, pule sobre eles e faça um super salto para a plataforma mais alta perto do caminho elevado, onde você pode planar com segurança até o caminho que abriu quando moveu a parede. Mude para o Plano Espectral e atravesse o portão. Pule para baixo e encontre o Portal Planar para voltar ao Plano Material.

Caminhe até o objeto que se parece com um órgão e você verá uma roda no centro. Gire-a, e um jato de ar sairá de um dos três pequenos canos conectados. Agora, suba pelos canos que servem como escadas à direita e verá outro caminho acima para continuar. Novamente, mude para o Plano Espectral e atravesse o portão. Em seguida, volte para o Plano Material do outro lado.

Você estará em uma sala com um sino onde pode subir pelo cano para outra sala com uma roda alta demais para alcançar. Caminhe até os escombros empilhados em cima de um bloco e mova-o. Isso fará com que tudo desmorone, revelando outro caminho. Ignore isso por enquanto e empurre o bloco para debaixo da roda, onde você pode pular em cima dele e girar a roda para liberar um segundo jato de ar.

Agora, simplesmente siga o caminho do meio para ativar o último fluxo de ar no cano. Volte para o cano e posicione-se no meio. Esta parte pode ser um pouco bugada no jogo e, às vezes, não funciona. Não sei como resolver isso, mas eventualmente funcionará. De qualquer forma, plane no lugar e o cano levará Raziel até a área final da Catedral Silenciosa.

Siga o caminho e vá para a direita para ativar o Portal de Teletransporte 5 - Covil de Zephon. Volte para fora e siga o caminho até seu repugnante irmão, Zephon. Zephon se dirige a Raziel, afirmando que a catedral agora faz parte de seu próprio corpo e mencionando como Raziel parece ter perdido muitas das mudanças que ocorreram nas terras de Nosgoth.

CHEFE: Zephon

Zephon tem 4 apêndices que tentarão esmagá-lo se você ficar parado por muito tempo. O objetivo aqui é fazer Zephon liberar um ovo da base de seu corpo. Isso é feito ao bater em um dos apêndices quando fica preso no chão ou ao ir até o saco de ovos na base de Zephon e acertá-lo.

A maneira mais segura é bater nos apêndices, pois Zephon tentará golpeá-lo com suas garras se você chegar muito perto. De qualquer forma, ele soltará um grito de dor e um ovo aparecerá. Corra rapidamente e pegue-o antes que Zephon continue a atacar, depois leve o ovo até a entrada bloqueada. Lá, você verá uma tocha no chão.

Leve o ovo até a tocha para incendiá-lo. Agora, alinhe sua mira com Zephon e jogue o ovo nele. Se feito corretamente, o ovo acertará Zephon e ele gritará novamente. Continue jogando um total de 3 ovos nele e Zephon morrerá. Raziel desvia com agilidade dos enormes apêndices de Zephon, que tentam esmagá-lo, e consegue cortar um deles ao meio. Zephon grita de dor, e um ovo é liberado de sua bolsa de ovos. Raziel pega o ovo e o leva até uma tocha, incendiando-o. Em seguida, ele lança o ovo em Zephon, que também é consumido pelas chamas.

Enquanto morre, Zephon grita "morra!" e tenta esmagar Raziel com seu corpo gigantesco, mas falha. Raziel consome sua alma, adquirindo a habilidade de escalar certas paredes. O Ancião informa Raziel que um "crime antigo" foi revelado além dos Pilares. Agora, com a alma de Zephon, Raziel pode seguir em direção a esse novo destino.

Túmulo dos Sarafan

Volte para os Pilares de Nosgoth (trono de Kain) e procure ao redor dos pilares de suporte (não os Pilares de Nosgoth reais) para ver um que possui uma superfície escalável. Suba nele para se encontrar dentro de um domo e caminhe pela passagem externa até encontrar um corredor que leva a uma porta de madeira.

Raziel encontra a entrada do Túmulo dos Sarafan e é tomado por lembranças da época de Vorador, quando os Sarafan massacraram vampiros recém-criados e antigos. Os lendários protetores dos Sarafan, heróis temidos e reverenciados, estavam enterrados nesse túmulo, que, antes, não possuía uma entrada visível. Agora, com a orientação do Ancião, Raziel podia finalmente vê-la.

Do lado de fora, desça e atravesse o túnel à esquerda do grande portão. Siga o caminho até chegar à Tumba dos Sarafan, onde verá uma cutscene. Antes de entrar na tumba, encontre as saliências à esquerda e suba por elas até um túnel que leva ao Portal 7 - "Tumba dos Sarafan".

Volte para a entrada da tumba e mude para o Plano Espectral para atravessar o portão e ouvir um aviso do Ancião. Ao entrar no túmulo, o Ancião alerta Raziel: "Conhece a ti mesmo, embora isso possa te destruir." Ignorando o aviso, Raziel avança pelas criptas, movendo um bloco que selava as sepulturas dos Santos Sarafan há séculos. Dentro do túmulo, ele se vê horrorizado ao descobrir que as criptas carregam os nomes de seus irmãos — e até o seu próprio nome!

Continue pelo túnel e volte ao Plano Material no Portal Planar. Passe pela porta de madeira no outro extremo do corredor e você chegará a uma parede. Puxe o bloco central e verá uma cutscene. O Ancião revela que Kain, o autoproclamado monarca de Nosgoth, profanou esses túmulos sagrados e concedeu o dom vampírico a cada um dos irmãos de Raziel, transformando-os em seus filhos e tenentes do Império. Esse ato de traição deixa Raziel enfurecido. Ele segue em direção à Abadia Afundada, determinado a enfrentar a verdade sobre seu passado e os terríveis segredos que Kain escondeu.

Depois de retomar o controle de Raziel, mude para o Plano Espectral e o chão cederá, levando você aos esgotos onde terá que atravessar um portão e voltar ao Plano Material em um Portal Planar em um nicho à esquerda da grande sala. Agora, você encontrará um quase-chefe.

CHEFE: Morlock

Morlock não é um dos seus irmãos, mas sim um vampiro Turelim (vampiro do clã de Turel). Ele disparará projéteis em você, então não fique parado. Você pode matá-lo de várias maneiras, como um vampiro normal. Se você não for atingido, pode simplesmente explodi-lo com a Soul Reaver ou pegá-lo e jogá-lo na água ao redor da área de combate.

Depois de matá-lo, você adquirirá a habilidade de disparar projéteis. Isso empurrará os inimigos, mas mal os machucará; é usado principalmente para resolver quebra-cabeças quebrando vidros e afins (a propósito, você pode tecnicamente obter o Glifo de Som agora se quiser, mas é muito desvio, então continue e obtenha-o depois de Rahab). Encontre um símbolo na parede que parece uma ondulação de água e dispare seu projétil nele usando o botão TRIÂNGULO.

Você também pode mirar seus projéteis segurando L2 + R2 e, em seguida, pressionando TRIÂNGULO. Acerte o símbolo duas vezes e ele cairá, revelando um caminho para continuar. Pule e caia na água para mudar automaticamente para o Plano Espectral. Siga o caminho e ignore o primeiro Portal Planar que encontrar.

Em vez disso, continue e mude para o Plano Material no segundo Portal Planar encontrado em uma coluna. Pule/Plane para o outro lado e escale a parede escalável até o topo. Vire-se e verá algumas colunas mais altas. Pule na coluna da direita primeiro, depois na da esquerda, e você notará 2 colunas. Uma é muito mais baixa com uma recarga de energia e a outra diretamente em frente tem um bloco nela.

Use sua nova habilidade para derrubar o bloco, permitindo que você pule para o outro lado. Suba as escadas e saia pela porta de madeira. Ignore as escadas, que levam apenas a uma recarga de energia. Em vez disso, vá para a direita e mude para o Plano Espectral para atravessar os portões. Volte ao Plano Material no Portal Planar mais à frente e você será instantaneamente atacado por 2 vampiros Turelim.

Mate os dois (há estacas na parede) e depois observe o bloco no centro da jaula. Bata nele contra a parede usando sua habilidade de projétil e mude para o Plano Espectral para atravessar a jaula, depois use o bloco para dar um salto alto até a saliência superior. Siga o caminho até chegar a um Portal Planar para voltar ao Plano Material.

Ignore o portão à direita por enquanto; continue até chegar a uma área aberta com um navio flutuando no meio de um lago. Pule/Plane para o navio e suba no lado direito, que possui uma lanterna na extremidade. Mude para o Plano Espectral e o navio se moverá, permitindo que você alcance a saliência do outro lado.

Continue por este túnel, mude no Portal Planar, e passe pela porta à direita para ativar o Portal 8 - "Abadia Afogada".

Abadia Afogada

Saia e continue pelo túnel até a porta de madeira. No final do túnel, dispare um projétil no centro da porta para abri-la. Após atravessar, haverá uma cena explicando a Abadia Afogada e seus habitantes. Ao chegar à Abadia Afundada, o Ancião explica que este lugar já foi um santuário para os humanos, até que Rahab e sua prole o infiltraram. Agora inundada, a abadia é infestada pelos vampiros serpentinos que habitam as águas. Embora sejam capazes de nadar, eles são vulneráveis à luz do sol, como os vampiros recém-criados. Olhe para a direita e pule/plane até um pilar que se eleva da água.

Continue pulando de pilar em pilar até a borda da catedral. Siga ao redor da borda (você deve ver dois pontos de recarga azul Eldritch para saber que está na área certa) e, no final, encontrará seu primeiro Vampiro Rahabim. Ele provavelmente começará a cuspir em você, então pule/plane rapidamente e acerte-o com sua Soul Reaver.

Continue pela porta de madeira e desça pelo corredor, matando mais Vampiros Rahabim. Você chegará a uma sala circular com uma espécie de broca no centro e 3 outras passagens. Siga em frente (é realmente a única passagem) e abra a porta de metal. Assim que entrar, desvie do projétil do Vampiro Rahabim e mate-o.

Continue seguindo o caminho e você chegará a uma grande área aberta com uma piscina de água e vários pilares. Pule de um para outro até o outro lado e mate o vampiro. Continue pelos corredores, matando mais Vampiros Rahabim ao longo do caminho (ou apenas correndo) até chegar a uma piscina de água no final.

Pule e você mudará para o Plano Espectral. Caminhe em frente para se encontrar na parte principal da abadia. Vá para a direita quando se encontrar em um chão xadrez e você verá uma grande porta fechada com duas colunas de cada lado que se projetam acima da porta. Dê um salto alto até a coluna da direita e, novamente, para outra grande coluna um pouco à direita. Aqui haverá um Portal Planar para voltar ao Plano Material.

Observe que a parede é escalável. Suba até um grande nicho que contém dois bastões com cabeças de serpente. Vire-se e verá uma série de grandes vigas de suporte. Essa parte pode ser frustrante. Pule/plane até a primeira e depois atravesse para a segunda e a terceira. É mais fácil pular para a esquerda do suporte vertical porque, eventualmente, você terá que pular para um corredor alto.

Uma vez do outro lado, mate os dois Vampiros Rahabim e dispare um projétil de força na janela de vitral. Agora, você realmente não quer cair nesta parte ou terá que fazer a maior parte desta seção novamente. Pule/plane para as grandes plataformas que canalizam água. Continue pulando de saliência em saliência (acho melhor pular direto no ar e depois planar no ponto mais alto do salto para pousar perfeitamente).

No final, você chegará a uma saliência que se projeta e poderá pular/planar com segurança até o topo da catedral principal. Vá ao redor até ver uma torre com uma recarga azul Eldritch. Pule/plane até a torre e verá uma corrente ensanguentada. Puxe-a com o botão QUADRADO e as grandes portas duplas se abrirão abaixo da torre.

Desça as escadas e você estará em uma sala circular com pilares ao redor. Encontre o mais baixo e, no sentido horário, pule de pilar em pilar até chegar a um Portal Planar no topo. Volte para o Plano Material e prepare-se para lutar contra Rahab.

CHEFE: Rahab

Ao encontrá-lo, Rahab menciona que Kain o alertou sobre Raziel, dizendo que ele o mataria. Raziel confirma, mas antes pergunta se Rahab sabe quem eles eram antes de se tornarem vampiros. Raziel revela que eles eram Sarafan, mas Rahab responde que isso não importa, apenas que Kain os salvou quando estavam perdidos. Rahab começará a cuspir projéteis azuis, como o resto de sua prole. Observe a série de janelas de vitral ao redor da sala. Mire e dispare seus projéteis de força nelas para quebrá-las.

Se estiver tendo problemas, é melhor quebrar uma e esperar que Rahab cuspa um projétil, depois rapidamente quebrar outra (embora seja possível quebrar todas sem que ele cuspa novamente). Mais provavelmente, se você for atingido por um projétil, cairá e terá que subir os pilares novamente. Às vezes, e isso só aconteceu uma vez comigo, ele saltará e morderá Raziel, reduzindo a maior parte de sua vida se você tiver os Power-Ups de Saúde, ou matando-o completamente.

Raziel destrói as janelas, deixando a luz do sol entrar e atingir Rahab, matando-o. Ao absorver sua alma, Raziel adquire a habilidade de nadar. O Ancião confirma a nova habilidade e informa que Raziel agora pode acessar locais anteriormente inacessíveis.

Ruínas dos Dumahim

Vá para o Lago dos Mortos. Continue em frente pela ponte e pule quando houver um vão. Você estará em uma ponte quebrada com um caminho diretamente à sua frente. Pule na água e pressione R1 + X para pular para o outro lado.

Continue por este caminho, pule na piscina de água e pule para fora do outro lado, até chegar a um grande pátio com neve no chão. No meio do pátio, se olhar para a direita, verá uma superfície escalável. Antes de escalá-la, vá para a direita e desça um caminho até encontrar uma sala de Portal. Entre e ative o Portal 10 - "Os Dumahim". Agora você pode voltar e escalar a parede escalável e virar-se para ver duas grandes estátuas em outra parede.

Pule/plaine até essa parede e depois desça para encontrar a entrada das Ruínas dos Dumahim. Entre pelas grandes portas de madeira e assista à cutscene. Em seguida, mude para o Plano Espectral e atravesse o grande portão à frente. Continue em frente e atravesse outro portão para entrar em outro pátio.

Vá para o outro lado do pátio e volte ao Plano Material no Portal Planar. Olhe para o centro do pátio e observe o bloco no meio. Usando Projéteis de Força, empurre o bloco o máximo que puder em direção à entrada.

Depois de fazer isso, mude para o Plano Espectral e atravesse o portão para o centro do pátio. Agora, você pode usar o bloco para subir a uma área mais alta que também possui um Portal Planar para voltar ao Plano Material. Pule diretamente à sua frente e você estará de volta perto da entrada. Vá para a esquerda e, no final deste corredor, haverá um bloco.

Puxe-o e use-o para dar um salto alto até o topo de uma parede. Pule/plaine para o outro lado e siga este túnel até um infame quebra-cabeça de blocos. Primeiro, pule para o centro onde não há água e, à direita, haverá uma saliência com uma manivela. Use-a para baixar a água nas duas áreas.

O que você precisa fazer é empilhar blocos suficientes um sobre o outro na piscina mais distante de onde você entrou para que você possa pular até a saliência. Certifique-se de não cometer erros neste quebra-cabeça, pois ele é terrivelmente irritante (na verdade, salve agora antes de fazer qualquer coisa). Agora vá para a primeira piscina (se você estiver de frente para a manivela, é a piscina à direita) e empilhe os blocos para que formem escadas contra a faixa central.

Uma vez feito isso, você pode ficar no bloco A e virar o bloco B para a faixa central. Agora, antes de fazer mais alguma coisa, vá para a segunda piscina e vire os dois blocos um sobre o outro. Empurre-os para o lado da faixa central e agora você pode empurrar o outro bloco sobre esses dois para formar uma torre de 3 blocos de altura. Empurre isso para a parede. No entanto, você não pode alcançar essa torre de 3 blocos de altura.

Volte para a primeira piscina e forme outro conjunto de escadas com os blocos e repita o processo para levar um bloco final para a segunda piscina. Agora você pode empurrar este bloco para a torre de 3 blocos de altura e dar um salto alto para sair de lá para o outro lado.

Siga por este caminho e você entrará em uma grande sala de fornalha. Pule e você verá uma roda de um lado e uma alavanca do outro. Primeiro, gire a roda para liberar gás e depois puxe a alavanca para acender uma chama, que fará com que a maior parte da sala exploda e abra uma porta.

Vá diretamente atrás da alavanca por esse novo caminho e empurre o bloco para o pátio central. Empilhe-o em cima do outro e empurre-os para o lado oposto de onde você entrou para poder subir para outro caminho. Você estará em uma grande sala vertical com muitos nichos em ambos os lados.

Pule no nicho à direita e mude para o Plano Espectral. Você notará que ele se torce e sobe, permitindo que você pule para outro nicho. Continue subindo até chegar a um nicho com uma alavanca e uma engrenagem. Diretamente em frente, há um Portal Planar. Volte para o Plano Material e, em seguida, pule de volta para a alavanca. Use-a para abaixar a ponte levadiça.

Entre nesse novo caminho e vire à direita. Você verá um bloco na parede esquerda que pode puxar e arrastar para o feixe de luz para ver uma cena mostrando como entrar no centro deste pequeno pátio com o grande monólito (pilar). Pule para o pilar mais baixo na sala, depois mude para o Plano Espectral para alterar o outro pilar para que você possa pular nele.

Volte ao Plano Material quando estiver nele e, em seguida, pule para o terceiro pilar. Novamente, mude para o Plano Espectral para alcançar o quarto pilar e, em seguida, volte ao Plano Material. Agora, você pode pular para o monólito. Levante a extremidade do monólito para que ele incline e quebre um dos portões. Abra as grandes portas duplas e você estará na sala do trono de Dumah.

CHEFE: Dumah

Puxe as três lanças e ele voltará à vida. Após a cena, guie Dumah de volta pelo túnel até o pátio principal. Você deve fazer isso lentamente, mantendo Dumah à vista o tempo todo; caso contrário, ele simplesmente voltará para sua sala do trono. O objetivo é levá-lo para a sala da fornalha, que fica de volta ao grande pátio e do outro lado através de um túnel. Uma vez lá, você deve rapidamente ligar o gás e usar a alavanca para matá-lo. Cuidado com seus movimentos de atordoamento, pois ele quase certamente o matará em 2 golpes. Quando ele levantar o punho no ar, pule rapidamente e plane para evitar a onda de choque. No geral, ele é um chefe relativamente fácil.

Agora você pode obter todos os Power-Ups de Saúde e Power-Ups Eldritch no jogo, embora eles realmente não sejam necessários para derrotar o chefe final.

Cavernas do Oráculo e Cronoplast

Do Portal 10 saia e siga para a direita pelos desfiladeiros. Você eventualmente chegará a uma área aberta com um grande relógio de sol. Circule o relógio de sol (NÃO todo, apenas a parte central) e verá um rastro azul seguindo Raziel após dois círculos. O terceiro círculo fará com que ele se contraia e gire, abrindo as grandes portas duplas para as Cavernas do Oráculo.

Siga o caminho para baixo, passando por uma porta de metal e, em seguida, pegue o caminho à direita para ativar o Portal 11 - "Cavernas do Oráculo". Saia e continue pelo túnel. Você entrará em uma grande sala com vampiros Turelim. Lembre-se de tomar cuidado com esses caras, pois é irritante não ter sua Soul Reaver.

Mude para o Plano Espectral e você notará uma pequena rachadura à esquerda se alargando dramaticamente, permitindo que Raziel entre. Volte para o Plano Material usando o Portal Planar à frente e depois contraia o mostrador para entrar no túnel à direita. Mude para o Plano Espectral para atravessar o portão e depois volte ao Plano Material no Portal Planar.

Agora, puxe o bloco abaixo do símbolo 'Y' azul. Isso fará com que uma porta se feche. Empurre o bloco para o centro da sala e arraste-o para o outro lado onde a porta acabou de fechar (também terá o símbolo 'Y'). Agora volte para onde você o tirou do nicho e verá outro bloco em um nicho vermelho com o símbolo 'Z'. Puxe-o e coloque-o no nicho 'Y'.

Agora mude para o Plano Espectral e volte para o mostrador e desça o caminho à esquerda. Atravessar o portão novamente e volte ao Plano Material. Vire o bloco para a saliência com os nichos e empurre-o para o nicho preto 'Z' (não o vermelho). Volte para o lado direito e puxe o bloco do nicho 'Y' e empurre-o para o nicho preto 'O'. Isso fará com que todas as portas se abram. Passe pelas recém-abertas portas duplas grandes.

Vá para a direita (você pode apertar esse pilar para abrir uma porta e recarregar sua energia Eldritch) e suba a rampa à esquerda. Mude para o Plano Espectral e atravesse o portão, depois pule sobre o abismo no topo da rampa. Vire imediatamente à direita e observe um Portal Planar em um pequeno nicho. Volte para o Plano Material e continue em frente até uma grande sala com uma porta fechada.

Puxe ambos os blocos para os nichos, mas perceba que não pode colocá-los. O que você deve fazer é usar seus Projéteis de Força para encaixá-los, com o símbolo virado para fora. Isso fará com que a grande porta se abra. Continue em frente e, em uma sala com um símbolo dourado no chão, você precisa apertar os quatro pilares até que as partes douradas estejam voltadas para o símbolo.

Quando isso estiver feito, você verá a porta onde entrou pela grande rachadura no Plano Espectral se abrir. Volte para essa área e entre na Caverna do Oráculo. Após a cutscene, aperte o caldeirão para revelar a entrada secreta para o Cronoplast. Nesta grande sala, você encontrará uma estátua de Moebius. Após a cutscene, puxe as alavancas para que as mãos marquem 6:00 (em uma linha vertical).

Agora, você pode pular para o fundo, onde vários prismas mudarão a cor da luz. Você precisa apertar os mostradores até que a cor combine com o símbolo na parede. Por exemplo, para o símbolo roxo, você deve apertar o primeiro mostrador para ser um feixe azul e o segundo para ser um feixe vermelho, para formar o roxo. Depois, aperte o mostrador principal e faça isso para os outros dois símbolos.

Quando isso estiver feito, continue por esse caminho e entre por algumas portas duplas. Mate o vampiro Turelim, depois aperte o barril vermelho até ver o primeiro disco de pedra girar para que a abertura se alinhe com a entrada. Faça isso com o azul e o amarelo até que possa atravessar para o outro lado. Mate o vampiro, depois pule/plaine até o outro lado e desça para uma sala com engrenagens.

Você notará uma linha de três blocos. Empurre-os para fora do caminho para que as engrenagens possam girar e a plataforma suba, além de outra plataforma começar a balançar. Pule no topo da engrenagem para chegar à plataforma elevada. Em seguida, vá para a plataforma balançante para chegar ao outro lado. Desça e vá ao redor de uma sala circular. À direita, onde você encontrará outro vampiro Turelim, verá um bloco atrás de um portão.

Use sua habilidade de Projétil de Força para derrubá-lo na sala circular. Continue descendo e faça isso novamente quando vir um bloco à direita. Na parte inferior, você agora precisa arranjar os quatro blocos para corresponder à imagem no chão. Quando eles estiverem corretamente sobrepostos à imagem, uma porta se abrirá, permitindo que você prossiga. Caia nessa cova e mate os vampiros nessa área.

Você notará, ao entrar nesta área, que à direita havia três símbolos esculpidos na parede. Você precisa apertar os mostradores de madeira em cada seção para corresponder a esses símbolos. Uma vez feito isso, um pêndulo será liberado para Raziel pular. Suba nele e acione o interruptor no topo de cada área (total de 3). Depois que isso estiver feito, uma grande porta se abrirá, revelando um novo caminho para Raziel.

Desça por esse longo túnel e assista a cada cutscene conforme elas acontecem. Continue até notar uma mudança no túnel e, à esquerda, estará a porta do Portal 12 - "Cronoplast". Ative-o e continue descendo para enfrentar o chefe final.

CHEFE: Kain

Essa luta é muito semelhante à primeira vez que você enfrentou Kain, exceto que agora você deve pular para níveis mais altos. Na primeira vez, Kain aparecerá em algum lugar no nível do chão. Você deve acertá-lo rapidamente antes que ele o acerte. Não se preocupe, se você morrer, pode simplesmente voltar e continuar tentando. Depois de acertá-lo uma vez, ele aparecerá no segundo nível. Em seguida, ele aparecerá no terceiro. Depois de acertá-lo pela terceira vez, você terá vencido o jogo. No centro da sala há uma plataforma de cura, para que você possa ficar lá e os ataques elétricos de Kain não o afetarão. Aproveite o filme final e agradeça que Soul Reaver 2 já foi lançado. Antes, tínhamos que aceitar que esse final horrível era tudo que teríamos por um tempo.

Glifos e Fire Reaver

Glifo de Força

Requisitos: Habilidade de Atravesar Portões

Localização: Fora do Covil de Melchia

Volte para a entrada do Clã Melchahim (o mais fácil é pelo Portal 2), onde você teve que ligar a máquina de turbina gigante e abaixar o piso várias vezes. Logo antes de entrar no prédio, você terá que contornar uma piscina de água. Mude para o Plano Espectral e pule na água.

Lá embaixo, você pode pegar um Power-Up de Saúde atrás de um portão e, em seguida, atravesse o outro portão para subir uma rampa e voltar ao Plano Material. Nesta área, haverá 3 pilares. Empurre cada um para o centro e isso formará um desenho que desbloqueará o Glifo de Força para Raziel usar contra seus inimigos.

Glifo de Pedra

Requisitos: Habilidade de Escalar Paredes Localização: Fora do Covil de Melchia

Do Portal 2 saia pela porta (não suba as escadas) em direção ao grande lago. Pule na água e encontre o túnel do outro lado, à esquerda. Ele leva a um par de Slaugh e uma saliência que leva à superfície. Volte para o Plano Material se você não tiver a habilidade de Rahab e escale a superfície escalável em frente a Raziel.

Siga o caminho e você verá as ruínas do Castelo de Nupraptor (para aqueles que não jogaram Blood Omen: Legacy of Kain, vocês perderam essa parte da lore). Caminhe um pouco em direção às ruínas e vire-se para ver uma superfície escalável. Suba nela e você estará em uma estreita saliência. Pule para a próxima saliência e você verá uma porta que leva ao Portal 6 - "Castelo de Nupraptor". Ative-o e depois volte para fora.

Entre nas ruínas pelo olho esquerdo da caveira e siga o caminho, matando vampiros ao longo do caminho. No final, você terá que escalar 2 paredes até uma coluna que tem uma plataforma de madeira estreita conectada a ela. Pule nela e você verá, do outro lado da coluna circular, uma saliência. Pule nela e, em seguida, mude para o Plano Espectral. Aqui, você verá outra plataforma estreita se descer, ficando baixa o suficiente para Raziel pular.

Cuidadosamente (muito cuidadosamente) siga as plataformas de madeira até uma saliência com um Portal Planar para voltar ao Plano Material. Agora, pule de volta para a viga de suporte de madeira acima e verá outra acima dela. Dê um salto alto até esta e verá um pequeno conjunto de escadas ao redor da coluna central.

Use essas escadas para subir um pouco mais, depois pule para uma saliência do outro lado. Suba para uma saliência mais alta à sua direita e siga o túnel até a base da mandíbula, onde o crânio costumava estar.

Você verá um pequeno vão e, à distância, uma saliência com uma tocha. Alinhe Raziel e pule/plane até essa saliência. Se você errar, terá que fazer toda essa parte novamente. Siga o caminho até um túnel e, através do túnel, até uma estátua de um ferreiro.

Este quebra-cabeça pode ser muito enganador. Primeiro, observe que há um total de 6 buracos, 2 na parte inferior e 4 nos níveis superiores (2 de cada lado). No entanto, há apenas 1 bloco na parte inferior e não há como levar blocos do nível superior para o inferior.

Volte para a entrada desta sala e olhe para cima usando L2 + R2 para ver dois nichos de cada lado que são muito fáceis de perder. No nicho da direita estará o bloco que falta para a parte inferior (vai do lado direito). Agora, com ambos os blocos inferiores no lugar, vá para o nível superior e encontrará uma sala dos fundos com 5 blocos.

Um deles não é necessário, embora tenha uma figura nele. Empurre um dos blocos do nicho do meio e pegue o outro da saliência no canto, depois você pode começar a colocá-los na ordem correta. Lembre-se, você terá um bloco extra quando terminar.

Quando todos os blocos estiverem no lugar (você saberá pelo som de um clique), a estátua ganhará vida e esmagará a bigorna, revelando o Glifo de Pedra para Raziel absorver.

Glifo de Som

Requisitos: Habilidade de Projétil de Força Localização: Fora da Catedral Silenciosa

Do Portal 4 mude para o Plano Material e saia pela porta. Encontre o caminho de volta para a sala principal da Catedral Silenciosa (os grandes tubos torcidos onde você entrou pela primeira vez). Pule no poço com os ventiladores, mas não flutue até o nível superior. No fundo, você notará um caminho para seguir.

Você encontrará um vampiro Zephonim e uma janela de vidro no alto. Mate o vampiro e depois use sua habilidade de Projétil de Força (mire segurando R2 + L2) para quebrar a janela. Escale a parede e entre neste novo túnel. No final, mude para o Plano Espectral e atravesse o portão. Vá para o outro lado deste corredor e volte para o Plano Material no Portal Planar.

Você verá um malho dourado pendurado na parede à sua frente. Pegue-o e volte ao portão que você atravessou, onde agora você pode escalar as paredes. No topo, vire-se para o outro lado da sala e você notará 2 nichos à esquerda e à direita do primeiro pilar. Jogue o malho em um deles e, em seguida, mude para o Plano Espectral.

Pule para o primeiro pilar e volte para o Plano Material. Pegue o malho dourado e avance até o último pilar. Uma vez lá, largue o malho (L1 + QUADRADO) e destrua a janela com um Projétil de Força. Pegue o malho de volta e jogue-o no túnel. Agora mude para o Plano Espectral e pule no túnel também. Volte ao Plano Material e pegue o malho. Agora, simplesmente caminhe até o fim e bata no grande sino com o malho dourado para fazê-lo estilhaçar, liberando o Glifo de Som para Raziel absorver.

 

 

 

CONTINUAR DAQUI!

 

 

 

Ruínas dos Dumahim

Raziel encontra a entrada para a cidade vampírica do clã Dumahim. A cidade está em ruínas, com muitos dos vampiros Dumahim mortos, espalhados pela neve. Ele se pergunta se Kain destruiu o clã de Dumah, como fez com o dele. O Ancião informa que não foi Kain, mas os humanos que massacraram Dumah e sua prole. Apesar de serem o clã mais forte, sua arrogância os cegou para o ataque iminente.

Raziel faz o seu caminho até a sala do trono de Dumah, onde o encontra empalado por várias lanças humanas. Ele remove as lanças, revivendo Dumah. Dumah agradece, mas Raziel explica que está ali para matá-lo, relembrando quem o lançou no Abismo. Dumah responde que sua força supera a de qualquer vampiro, inclusive a de Kain.

Dumah persegue Raziel pelas ruínas, mas Raziel o atrai até uma fornalha do outro lado da cidade. Ele rapidamente ativa o gás e a chama, incendiando Dumah e matando-o de vez. Raziel absorve sua alma, e o Ancião explica que agora ele possui a habilidade de constrição, podendo manipular objetos tanto no Plano Espectral quanto no Material.

Cavernas do Oráculo e Chronoplast

Viajando até as Cavernas do Oráculo, Raziel explica que o Oráculo costumava fazer previsões enigmáticas. No entanto, o Oráculo também era conhecido como Moebius, o Controlador do Tempo, um feiticeiro do Círculo dos Nove. Moebius possuía o poder de viajar no tempo e era um manipulador implacável. Havia rumores de que este local era apenas uma fachada para abrigar uma estrutura muito mais importante e complexa.

Ao encontrar a entrada secreta deste dispositivo oculto, Raziel desce profundamente e encontra uma série de portais que mostram diferentes cenas de sua jornada. O primeiro portal revela Raziel despertando no fundo do Lago dos Mortos. Confuso, Raziel ouve o Ancião explicar que esses portais são vislumbres de momentos no tempo.

Descendo mais, Raziel vê Kain golpeá-lo com a Soul Reaver, destruindo-a e transformando-a na lâmina espectral. Isso o faz questionar se tudo já estava predito. Mais abaixo, ele vê a cena em que descobre que ele e seus irmãos eram parte dos Sarafan. Gritando de raiva, Raziel acusa essas visões de serem enganos de Kain. Outro portal o mostra enfrentando Kain no fundo do Chronoplast.

Raziel começa a se perguntar se Kain está aguardando esse confronto acontecer em breve. Um outro portal o exibe atacando Ariel para forjar uma nova Soul Reaver de coloração amarela — algo que ainda está por vir. Raziel acredita que tudo isso são mentiras. O portal final mostra Raziel com uma Soul Reaver vermelha como sangue. Ele pondera se isso pode ser verdade ou apenas "um eco da mente."

Enfrentando Kain no Chronoplast

Ao entrar na câmara do Chronoplast, Raziel encontra Kain. Este o provoca, perguntando se ele sentiu remorso ao matar seus irmãos. Raziel grita que tudo não passa de mentiras e que nada disso poderia ter sido previsto. Kain responde que os destinos de todos estão predestinados, e que o livre-arbítrio é uma ilusão. Furioso, Raziel salta para enfrentar Kain, que se teletransporta para uma plataforma superior.

Raziel ataca Kain repetidamente com a Soul Reaver, enquanto Kain continua ajustando a máquina Chronoplast. Finalmente, Kain se posiciona diante de um portal temporal e afirma que "este não é o momento ou o lugar para o fim." Kain então escapa pelo portal.

Raziel para diante do portal, e o Ancião avisa que, se ele entrar, não poderá garantir sua imortalidade. Mesmo assim, Raziel atravessa o portal. Após um momento de escuridão, Moebius aparece, dando boas-vindas a Raziel e dizendo que ele chegou ao seu destino.

Os créditos finais rolam enquanto Moebius recita:

"ONDE O TEMPO É APENAS UM CICLO,
UMA COSTURA FROUXA NO TECIDO UNIVERSAL,
UM VIAJANTE DO TEMPO PODE APROVEITAR UMA OPORTUNIDADE, UM DESLIZE FATAL —
E LANÇAR O DESTINO DOS PLANETAS NO CAOS..."

Terminologias do Jogo

Portal Planar

Círculos mágicos azuis encontrados apenas no Plano Espectral - Servem para permitir a transição do Plano Espectral para o Plano Material, desde que Raziel esteja com saúde plena.

Plano Material

O Plano Material representa tudo o que está vivo. Raziel perde saúde constantemente enquanto está nesse plano e deve consumir almas regularmente para restaurá-la. Caso contrário, ele será forçado a retornar ao Plano Espectral.

Atributos do Plano Material:

  1. Raziel pode pegar armas, abrir portas, ativar alavancas, entre outros.
  2. Raziel sofre dano em contato com água (posteriormente, ele poderá nadar nela).
  3. Raziel pode escalar paredes e utilizar a Soul Reaver.
  4. Raziel não pode atravessar barreiras, como cercas ou portões.
  5. Os inimigos mudam de comportamento conforme o plano.
  6. Raziel só pode voltar ao Plano Material em portais planares designados e com saúde plena.

Plano Espectral

O Plano Espectral representa tudo o que está morto. Se Raziel perder toda a sua energia neste plano, ele será transportado de volta ao Ancião, sem penalidades por "morrer". Ele pode restaurar sua energia ao derrotar demónios e consumir suas formas.

Atributos do Plano Espectral:

  1. O tempo está congelado (portas com temporizadores permanecem abertas e itens ficam parados no lugar, entre outros).
  2. Raziel pode atravessar barreiras, como cercas e portões.
  3. Raziel não pode escalar paredes.
  4. Raziel não pode usar a Soul Reaver.
  5. O ambiente se distorce e muda ao transitar do Plano Material para o Plano Espectral.
  6. A água é tão fina quanto o ar, sem oferecer resistência.
  7. Os inimigos mudam de comportamento conforme o plano.
  8. Raziel pode voltar ao Plano Espectral sempre que desejar.

Portais de Teletransporte

Em Soul Reaver, os portais servem como pontos de controle ao longo do jogo, funcionando como pontos de verificação e como uma maneira fácil de viajar pelas terras de Nosgoth. Apesar de ser possível salvar o progresso em qualquer lugar, os portais oferecem conveniência no deslocamento.

Cada portal tem um símbolo que representa a localização correspondente, mas os símbolos não serão descritos aqui. Para usar a listagem corretamente, comece no Portal do Ancião (o primeiro portal encontrado no jogo, que automaticamente leva Raziel ao Plano Espectral). Ao abrir o menu de portais, avance o número de vezes listado abaixo para alcançar o destino desejado. 

Importante: Esta contagem só funciona a partir do Portal do Ancião, porque o jogo ignora o portal onde Raziel está atualmente, complicando a numeração. Se estiver a usar um portal de outra localização. Ignore o portal onde está e ajuste a contagem manualmente, descartando o Portal do Ancião da equação.

Lista de Portais de Teletransporte

  1. Lago dos Mortos
  2. Clã de Raziel
  3. Clã Melchahim
  4. Cidadela Humana
  5. Catedral Silenciada
  6. Covil de Zephon
  7. Torre de Nupraptor
  8. Túmulo dos Sarafan
  9. Abadia Afundada
  10. Farol
  11. Clã Dumahim
  12. Cavernas do Oráculo
  13. Chronoplast

Energia Arcanista (Eldritch Energy)

A energia arcanista alimenta a magia dos glifos que Raziel utiliza. Pode ser recarregada ao derrotar determinados inimigos ou em locais específicos do jogo. Existem 5 melhorias de energia ao longo do jogo que aumentam a quantidade máxima de energia que Raziel pode armazenar.

Melhorias de Saúde (Health Power-Ups)

As melhorias de saúde aumentam a barra de saúde de Raziel tanto no Plano Espectral quanto no Plano Material. Diferente das melhorias de energia arcanista, Raziel precisa encontrar 5 melhorias de saúde para expandir sua barra de saúde. Existem 15 melhorias de saúde espalhadas pelo jogo.

Transição entre Planos (Shifting)

Transição refere-se à mudança de Raziel entre o Plano Material e o Plano Espectral (ou vice-versa). O processo de transição depende das condições de cada plano. 


Acompanhe a Overload Games no Facebook, Instagram, TikTok, Twitter e inscreva-se no nosso YouTube para as últimas novidades.

Fique por dentro e receba Ofertas Exclusivas e Novidades em nossos canais do WhatsApp, Telegram e Instagram