Nintendo e The Pokémon Company processam oficialmente desenvolvedora de Palworld

Nintendo e The Pokémon Company processam oficialmente desenvolvedora de Palworld

Imagem: Pocket Pair, Inc.

Agora é oficial: a Nintendo e a The Pokémon Company estão tomando medidas legais contra a desenvolvedora Pocketpair, criadora do jogo Palworld.

As empresas entraram com uma ação judicial no dia 18 de setembro, pedindo uma liminar para impedir a violação de patentes e uma indenização por danos, alegando que Palworld infringe diversas patentes relacionadas aos direitos das duas empresas.

"A Nintendo continuará a tomar todas as ações necessárias para proteger suas propriedades intelectuais, incluindo a marca Nintendo, que foi construída com muito esforço ao longo dos anos", afirmou a empresa em um comunicado.

Esse processo ganhou grande atenção, principalmente após meses de especulações de que a Nintendo poderia tomar medidas legais contra o jogo indie de sobrevivência, descrito por muitos como um Pokémon com arma. Em janeiro, a Nintendo já havia soltado um comunicado mencionando que investigaria e tomaria as medidas necessárias contra qualquer violação de direitos. Além disso, um modder relatou que a Nintendo foi atrás de dele depois de publicar um vídeo de Ash Ketchum, personagem de Pokémon, dentro de Palworld.

No entanto, em junho, a Pocketpair ainda não havia recebido nenhuma notificação oficial. "A Nintendo e a The Pokémon Company não nos falaram nada até agora", comentou Takuro Mizobe, chefe da Pocketpair. Ele também ressaltou seu carinho por Pokémon, dizendo que cresceu com a franquia.

Palworld foi lançado em janeiro de 2024 em acesso antecipado para PC (via Steam) e Xbox, disponível desde o primeiro dia no Game Pass. O jogo rapidamente se tornou um sucesso, mas também gerou polêmica.

Fãs de Pokémon apontaram semelhanças entre os dois jogos, mas a Pocketpair defendeu que Palworld é mais parecido com jogos de sobrevivência como Ark Survival Evolved e Valheim do que com Pokémon. O gerente de comunidade da Pocketpair também revelou que a equipe chegou a receber ameaças de morte devido à reação negativa.

Na nossa análise do acesso antecipado, reconhecemos que Palworld pode se inspirar bastante no Pokémon, mas suas mecânicas de sobrevivência e o estilo divertido fazem com que seja difícil parar de jogar.


Acompanhe a Overload Games no Facebook, Instagram, TikTok, Twitter e inscreva-se no nosso canal do Youtube para ficar sempre por dentro das últimas novidades e mergulhar fundo no universo dos games. Não perca também nossas ofertas exclusivas, entrando nos nossos canais de ofertas no Whatsapp, Telegram e Instagram!