Problemas no sistema de resistência em Elden Ring | Análise Técnica

Problemas no sistema de resistência em Elden Ring | Análise Técnica

Imagem: FROMSOFTWARE

Bem-vindo à nossa segunda análise técnica de Elden Ring na Overload Games. Continuaremos explorando o jogo a partir de uma perspectiva técnica, aproveitando a experiência em criação e produção de jogos digitais, tanto em 2D quanto em 3D.

As informações nesta análise são baseadas em estudos contínuos e em uma avaliação detalhada das mecânicas de jogo desenvolvidas ao longo do tempo.

Análise Técnica de Jogos Digitais

  • Jogo Analisado: Elden Ring
  • Parte Analisada:  Sistema de Resistência (Duração de Efeitos)
  • Ano de Lançamento: 25 de fevereiro de 2022
  • Plataforma: Multiplataforma
  • Empresa: FROMSOFTWARE

Sistema de Resistencia - Jogador

Em Elden Ring, assim como em Demon’s Souls e Dark Souls I, II, III, existe um sistema de resistência. Esse sistema funciona como uma proteção para o jogador, dificultando a aplicação de efeitos negativos como Sangramento, Congelamento, Morte, Veneno, Loucura, Podridão Escarlate, Sono e Sono Eterno.

No entanto, o sistema implementado pela FROMSOFTWARE apresenta falhas em seu funcionamento.

Como deveria ser o sistema de resistência

Vamos analisar como o sistema de resistência deveria operar em Elden Ring.

Resistência a Efeitos: Sangramento, Congelamento, Morte, Veneno, Loucura, Podridão Escarlate, Sono e Sono Eterno

Quanto menor for sua resistência a um efeito específico, mais vulnerável você estará, resultando em uma aquisição mais rápida do efeito e uma duração prolongada. Por outro lado, quanto maior for a resistência a um efeito, mais tempo levará para adquiri-lo, e sua duração será reduzida, refletindo a maior capacidade de resistência.

Como realmente funciona o sistema de resistência

Agora, vamos analisar como o sistema de resistência a efeitos realmente funciona em Elden Ring.

Em Elden Ring, o sistema opera de forma inversa ao que seria esperado. Quanto maior a sua resistência a um determinado efeito, mais tempo você leva para se livrar desse efeito sem o uso de itens, já que a barra de resistência é maior. Por exemplo:

Considere o escudo “Escudo Grande do Brasão de Eclipse”, que aumenta em +50 os atributos de Imunidade/Robustez/Foco, juntamente com o conjunto de armadura Azinhavre, proveniente da DLC.

Os status do conjunto Azinhavre em Imunidade/Robustez/Foco/Vitalidade/Equilíbrio são:

  • Capacete: 39/46/15/22/15
  • Armadura: 82/97/32/45/47
  • Luvas: 30/36/12/17/10
  • Botas: 56/66/22/31/28

Um personagem de nível 592 com 225 de resistência a veneno, sem o conjunto Azinhavre e o escudo do Brasão, precisa esperar cerca de 90 segundos para que o efeito de veneno desapareça, caso ele seja envenenado. Isso, claro, sem usar itens que removam o efeito.

Agora, um personagem de nível 592 usando o conjunto Azinhavre e o escudo do Brasão, com 482 de resistência a veneno, também precisa esperar cerca de 90 segundos para que o efeito desapareça, caso seja envenenado, sem utilizar itens.

Note que a resistência do jogador, ao usar o conjunto mencionado, é mais que o dobro, mas o tempo de duração do efeito é idêntico. Se o sistema funcionasse corretamente, a duração do envenenamento deveria ser reduzida pela metade, deixando o jogador envenenado por apenas 45 segundos.

Ou seja, se você acha que a sua resistência ajuda o Jogador nessa parte, está enganado. Por mais que você use um item para remover o efeito, não muda o fato de que o sistema é completamente errado.


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